Cytogenetics Characterization of Conyza bonariensis (l.) Cronquist populations from brazil)
DOI:
https://doi.org/10.5902/2179460X9353Resumo
A espécie Conyza bonariensis (L.) Cronquist, conhecida por buva, pertence à família Asteraceae e é originária da América do Sul. Apresenta ciclo de desenvolvimento anual e é prolífica, podendo produzir até 200.000 sementes por planta, estabelece-se em diversas condições climáticas, apresenta boa adaptabilidade, sendo, geralmente, considerada planta daninha. Além disso, apresenta grande variação morfológica. Para auxiliar na identificação precisa desta espécie, este trabalho teve como objetivo realizar a caracterização citogenética, partindo de sementes coletadas em populações ocorrentes na região do Planalto do Rio Grande do Sul. Para determinação do número de cromossomos, as sementes foram colocadas para germinar em placas de Petri com papel filtro duplo no germinador a 20ºC. As radículas com 2 a 5 mm de comprimento foram coletadas e submetidas ao pré-tratamento a frio (4ºC) por 18h, fixação em etanol:ácido acético (3:1) por 24h a temperatura ambiente e conservação em álcool 70% sob refrigeração até o uso. Para o preparo das lâminas, as radículas foram hidrolisadas em HCl 2N por 5 min, lavadas em água destilada e coradas com orceína acética (2%) pela técnica de esmagamento. As lâminas foram analisadas em microscópio ótico com auxílio da objetiva de 40x e 100x. Os resultados obtidos para as populações oriundas de diferentes locais do RS foram: 2n= 36 cromossomos para as populações de Júlio de Castilhos, Tupanciretã, Cruz Alta, Victor Graeff; e 2n= 5x= 45 para a população de Não-Me-Toque, correspondendo morfologicamente a Conyza bonariensis var. microcephala (Cabrera) Cabrera, com exceção da população de Tupanciretã, a qual trata-se de Conyza bonariensis var. bonariensis.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Para acessar a DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E EXCLUSIVIDADE E CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS clique aqui.
Diretrizes Éticas para Publicação de Revistas
A revista Ciência e Natura está empenhada em garantir a ética na publicação e na qualidade dos artigos.
A conformidade com padrões de comportamento ético é, portanto, esperada de todas as partes envolvidas: Autores, Editores e Revisores.
Em particular,
Autores: Os Autores devem apresentar uma discussão objetiva sobre a importância do trabalho de pesquisa, bem como detalhes e referências suficientes para permitir que outros reproduzam as experiências. Declarações fraudulentas ou intencionalmente incorretas constituem comportamento antiético e são inaceitáveis. Artigos de Revisão também devem ser objetivos, abrangentes e relatos precisos do estado da arte. Os Autores devem assegurar que seu trabalho é uma obra totalmente original, e se o trabalho e / ou palavras de outros têm sido utilizadas, isso tem sido devidamente reconhecido. O plágio em todas as suas formas constitui um comportamento publicitário não ético e é inaceitável. Submeter o mesmo manuscrito a mais de um jornal simultaneamente constitui um comportamento publicitário não ético e é inaceitável. Os Autores não devem submeter artigos que descrevam essencialmente a mesma pesquisa a mais de uma revista. O Autor correspondente deve garantir que haja um consenso total de todos os Co-autores na aprovação da versão final do artigo e sua submissão para publicação.
Editores: Os Editores devem avaliar manuscritos exclusivamente com base no seu mérito acadêmico. Um Editor não deve usar informações não publicadas na própria pesquisa do Editor sem o consentimento expresso por escrito do Autor. Os Editores devem tomar medidas de resposta razoável quando tiverem sido apresentadas queixas éticas relativas a um manuscrito submetido ou publicado.
Revisores: Todos os manuscritos recebidos para revisão devem ser tratados como documentos confidenciais. As informações ou ideias privilegiadas obtidas através da análise por pares devem ser mantidas confidenciais e não utilizadas para vantagens pessoais. As revisões devem ser conduzidas objetivamente e as observações devem ser formuladas claramente com argumentos de apoio, de modo que os Autores possam usá-los para melhorar o artigo. Qualquer Revisor selecionado que se sinta desqualificado para rever a pesquisa relatada em um manuscrito ou sabe que sua rápida revisão será impossível deve notificar o Editor e desculpar-se do processo de revisão. Os Revisores não devem considerar manuscritos nos quais tenham conflitos de interesse resultantes de relacionamentos ou conexões competitivas, colaborativas ou outras conexões com qualquer dos autores, empresas ou instituições conectadas aos documentos.