Cytogenetics Characterization of Conyza bonariensis (l.) Cronquist populations from brazil)

Autores

  • André Guareschi Universidade Federal de Santa Maria
  • Tamara Pastori UFSM
  • Nelson Dihel Kruse Universidade Federal de Santa Maria
  • Sergio Luiz de Oliveira Machado Universidade Federal de Santa Maria
  • Thais Scotti do Canto Dorow Universdidade Federal de Santa Maria
  • Solange Bosio Tedesco Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.5902/2179460X9353

Resumo

A espécie Conyza bonariensis (L.) Cronquist, conhecida por buva, pertence à família Asteraceae e é originária da América do Sul. Apresenta ciclo de desenvolvimento anual e é prolífica, podendo produzir até 200.000 sementes por planta, estabelece-se em diversas condições climáticas, apresenta boa adaptabilidade, sendo, geralmente, considerada planta daninha. Além disso, apresenta grande variação morfológica. Para auxiliar na identificação precisa desta espécie, este trabalho teve como objetivo realizar a caracterização citogenética, partindo de sementes coletadas em populações ocorrentes na região do Planalto do Rio Grande do Sul. Para determinação do número de cromossomos, as sementes foram colocadas para germinar em placas de Petri com papel filtro duplo no germinador a 20ºC. As radículas com 2 a 5 mm de comprimento foram coletadas e submetidas ao pré-tratamento a frio (4ºC) por 18h, fixação em etanol:ácido acético (3:1) por 24h a temperatura ambiente e conservação em álcool 70% sob refrigeração até o uso. Para o preparo das lâminas, as radículas foram hidrolisadas em HCl 2N por 5 min, lavadas em água destilada e coradas com orceína acética (2%) pela técnica de esmagamento. As lâminas foram analisadas em microscópio ótico com auxílio da objetiva de 40x e 100x. Os resultados obtidos para as populações oriundas de diferentes locais do RS foram: 2n= 36 cromossomos para as populações de Júlio de Castilhos, Tupanciretã, Cruz Alta, Victor Graeff; e 2n= 5x= 45 para a população de Não-Me-Toque, correspondendo morfologicamente a Conyza bonariensis var. microcephala (Cabrera) Cabrera, com exceção da população de Tupanciretã, a qual trata-se de Conyza bonariensis var. bonariensis.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

André Guareschi, Universidade Federal de Santa Maria

Mestre em Agronomia pela Universidade Federal de Santa Maria. Experiência na área de Defesa Fitossanitária com ênfase em Herbologia (Matologia), desenvolvendo trabalhos com manejo de plantas daninhas em culturas agrícolas.

Tamara Pastori, UFSM

Bacharelanda e Formanda do Curso de Ciências Biológicas da UFSM. Já atua na área de citogenética vegetal, possuindo 02 artigos internacionais publicados na área.

Nelson Dihel Kruse, Universidade Federal de Santa Maria

possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1980), mestrado em Fitotecnia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1983) e doutorado em Fitotecnia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2002). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal de Santa Maria. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Herbologia, atuando principalmente nos seguintes temas: manejo de plantas daninhas em culturas anuais, associação de herbicidas, mecanismo e modo de ação de herbicidas

Sergio Luiz de Oliveira Machado, Universidade Federal de Santa Maria

Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal de Santa Maria (1976), mestrado em Fitotecnia (Produção Vegetal) pela Universidade Federal de Viçosa (1985) e doutorado em Agronomia pela Universidade Federal de Santa Maria (2003). Desempenha atividades de ensino e pesquisa na UFSM, onde é professor titular desde 1989. Tem experiência em Agronomia com ênfase em Herbologia (Matologia). Atua nos Programas de Pós-Graduação em Agronomia e o PPG em Agrobiologia, cujos projetos estão concentrados nas seguintes linhas de pesquisas: bioecologia e manejo de plantas daninhas e comportamento de agroquímicos no ambiente e em organismos não alvo. Orientou sete dissertações de mestrado. Atualmente orienta três alunos de doutorado, quatro de mestrado, quatro de iniciação científica; co-orienta um de doutorado e seis de mestrado. Em seu currículo Lattes, os termos mais frequëntes são: planta daninha, controle, herbicidas, cromatografia, bioindicadores de massas de água e de impacto ambiental.

Thais Scotti do Canto Dorow, Universdidade Federal de Santa Maria

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Santa Maria (1983), mestrado em Botânica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1993) e doutorado em Botânica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2001). Atualmente é professor associado da Universidade Federal de Santa Maria. Tem experiência na área de Botânica, com ênfase em Taxonomia Vegetal, atuando principalmente nos seguintes temas: Poaceae, Digitaria, taxonomia de angiospermas.

Solange Bosio Tedesco, Universidade Federal de Santa Maria

Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Santa Maria (1988), Mestrado em Zootecnia pela Universidade Federal de Santa Maria (1995) e Doutorado em Zootecnia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2000). Atualmente é Professor Associado da Universidade Federal de Santa Maria. Possui experiência na área de Genética, com ênfase em Citogenética Vegetal, atuando principalmente nas seguintes linhas de pesquisa: Caracterização, Avaliação e Propagação de Recursos Genéticos Vegetais, Citogenética Vegetal e Genotoxicidade

Downloads

Publicado

2012-10-10

Como Citar

Guareschi, A., Pastori, T., Kruse, N. D., Machado, S. L. de O., Dorow, T. S. do C., & Tedesco, S. B. (2012). Cytogenetics Characterization of Conyza bonariensis (l.) Cronquist populations from brazil). Ciência E Natura, 34(1), 39–48. https://doi.org/10.5902/2179460X9353

Edição

Seção

Biologia

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)