Determinação do Índice de Qualidade da Água do Arroio Esperança

Autores

  • Pedro Daniel da Cunha Kemerich UFSM/CESNORS
  • Rodrigo Ferreira da Silva UFSM/CESNORS
  • Patricia Tambosi Reque UNIFRA

DOI:

https://doi.org/10.5902/2179460X9343

Resumo

O Arroio Esperança, situado em Santa Maria – RS, encontra-se em uma microbacia com situações de urbanização tanto regular quanto irregular. Através das perturbações antrópicas, a qualidade dessa água tem sido alterada negativamente. Nesse aspecto, trabalhos que visam a melhorar sua qualidade são necessários para prever sua recuperação. Este trabalho teve como objetivo realizar o diagnóstico da qualidade da água de uma microbacia urbana com o uso do Índice de Qualidade de Água (IQA). O trabalho foi desenvolvido na microbacia urbana do Arroio Esperança, localizado no município de Santa Maria-RS. As coletas de amostras da água foram realizadas durante os meses de julho, agosto, setembro e outubro de 2007, nos pontos de mínima e máxima vazão do arroio. Os parâmetros analisados foram temperatura, pH, OD, DBO, turbidez, coliformes fecais, nitrato, fósforo e resíduos totais fixos. A água foi classificada pelo índice de qualidade como ruim, tendo como principal responsável pela sua degradação a presença de matéria orgânica, decorrente do lançamento de esgotos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Pedro Daniel da Cunha Kemerich, UFSM/CESNORS

Possui graduação em Engenharia Ambiental pelo Centro Universitário Franciscano -UNIFRA (2005). Possui mestrado pela Universidade Federal de Santa Maria - UFSM, em Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental (2008), Pós-Graduação em Engenharia de Segurança do Trabalho pelo Centro Universitário Franciscano - UNIFRA (2009) e é Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Ambiental da Universidade Federal de Santa Catarina. Tem experiência na área de Ciências Ambientais, com ênfase em Engenharia Ambiental, atuando principalmente nos seguintes temas: Gestão ambiental, avaliação de impactos ambientais, planejamento ambiental, água subterrânea, qualidade da água, saneamento ambiental, reúso de água e aproveitamento de água da chuva. Atuou como Professor do Centro Universitário Franciscano - UNIFRA em cursos de Graduação e Pós-Graduação, atualmente é Professor Assistente da Universidade Federal de Santa Maria/CESNORS, também é Consultor Ambiental e Perito Ambiental atuando em diversos municípios.

Rodrigo Ferreira da Silva, UFSM/CESNORS

Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal de Santa Maria (1999), mestrado em Agronomia pela Universidade Federal de Santa Maria (2002) e Doutorado em Ciência do Solo pela Universidade Federal de Santa Maria (2007). Atualmente é professor adjunto 1 da Universidade Federal de Santa Maria - Centro de Educação Superior Norte do Rio Grande do Sul - CESNORS - FW. Tem experiência na área de Agronomia e Meio Ambiente, com ênfase em Solos, Microbiologia e Recuperação de Áreas Degradadas atuando principalmente nos seguintes temas: vermicompostagem, fauna do solo, microrganismos fecais, fungos micorrízicos e áreas contaminadas por metais. Grupos de Pesquisa: Ciências Ambientais em Engenharia (UNIFRA); Solos e Produção Vegetal (UFSM).

Patricia Tambosi Reque, UNIFRA

Acadêmica do Curso de Engenharia Ambiental - UNIFRA

Downloads

Publicado

2013-03-13

Como Citar

Kemerich, P. D. da C., Silva, R. F. da, & Reque, P. T. (2013). Determinação do Índice de Qualidade da Água do Arroio Esperança. Ciência E Natura, 34(2), 83–98. https://doi.org/10.5902/2179460X9343

Edição

Seção

Geociências

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)