Engenharia Didática no estudo do Teorema da Existência e Unicidade de Equações Diferenciais Ordinárias
DOI:
https://doi.org/10.5902/2179460X88519Palavras-chave:
Teorema da Existência e Unicidade de Equações Diferenciais Ordinárias, Engenharia Didática, Análises prévias, Análises a prioriResumo
O Teorema da Existência e Unicidade de Equações Diferenciais Ordinárias (EDOs) pode ser considerado um dos pilares fundamentais da teoria das equações diferenciais, pois estabelece condições sob as quais uma EDO possui uma solução única e determinada em um intervalo específico. A importância desse teorema em diversos campos da matemática e das ciências aplicadas decorre do fato de que ele assegura que as soluções de certas equações diferenciais sejam bem definidas e únicas. Esse teorema é essencial para garantir a consistência e aconfiabilidade dos modelos matemáticos utilizados para entender e prever o comportamento desistemas complexos. Este artigo descreve, duas etapas de investigação desse teorema previstas pela Engenharia Didática (ED): as fases de análise prévia e análise a priori. A fim de desenvolver atividades estruturadas com apoio da tecnologia, com o intuito de evitar determinados elementos que atuam como entraves a um entendimento amplo do teorema.
Downloads
Referências
ALMOULOUD, Saddo Ag. Didática e Concepção de dispositivos informáticos educacionais. Revista de Informática Aplicada, Santo André, v. 3, n. 1, p. 4-10, 2007.
ALMOULOUD, S. A.; COUTINHO, C. D. Q. E. S. Engenharia Didática: características e seus usos em trabalhos apresentados no GT-19/ANPEd. REVEMAT: Revista Eletrônica de Educação Matemática, Florianópolis/SC, v. 3, n. 6, p. 62-77, 2008. DOI: https://doi.org/10.5007/1981-1322.2008v3n1p62
ALMOULOUD, S. A.; SILVA, M. J. F. da. Engenharia didática: evolução e diversidade. REVEMAT: Revista Eletrônica de Educação Matemática, Florianópolis/SC, v. 7, n. 2, p. 22-52, 2012. DOI: https://doi.org/10.5007/1981-1322.2012v7n2p22
ALVES, Francisco Regis Vieira. Didática de matemática: seus pressupostos de ordem epistemológica, metodológica e cognitiva. Interfaces da educação, Paranaíba, v. 7, n. 21, p. 131-150, 2016. DOI: https://doi.org/10.26514/inter.v7i21.1259
ALVES, Francisco Régis Vieira.; CATARINO, Paula Maria Machado Cruz. Engenharia Didática de Formação (EDF): Repercussões para a formação do professor de matemática no Brasil. Educação Matemática em Revista - RS, [S.l.], v. 2, n. 18, p. 121-137, 2018.
ALVES, Francisco Regis Vieira. Engenharia Didática (ED): análises preliminares e a priori para a equação diferencial de Claireaut. Revista Eletrônica de Educação Matemática, Florianópolis, v. 15, n. 2, p. 1-33, 2020. DOI: https://doi.org/10.5007/1981-1322.2020.e73690
ARSLAN, Salahattin.; LABORDE, Colette. Un outil favorisant le jeu de cadres: Cabri. Une étudede cas dans l’apprentissage des Equations Différentielles. Actes du Colloque Européen ITEM, Reims, France, 2003. Disponível em: http://edutice.archivesouvertes.fr/docs/00/05/41/73/PDF/co26th1.pdf. Acesso em 03 de Junho de 2024.
ANDRADE, M. A. de; FERREIRA FILHO, L. G. Uma abordagem geométrica ao problema da braquistócrona. Revista Brasileira de Ensino de Física, [S.l.], v. 37, n. 2, p. 2309-2309, 2015. DOI: https://doi.org/10.1590/S1806-11173721786
ARTIGUE, Michelle. Ingénierie didactique. In: BRUN, J. Didactiques des Mathématique.Paris: Delachaux et Niestlé, 1996. p. 243-264.
BARATTO, G. Solução de equações diferenciais ordinárias usando métodos numéricos. Versão 0.1. 16f. 2007. Notas de aula.
BOYCE, William E.; DIPRIMA, Richard C. Equações diferenciais elementares e problemas de valores de contorno. Rio de Janeiro: LTC, 2010.
DOUADY, Régine. Nacimiento y desarrollo de la didáctica de las matemáticas en Francia. Ingeniería Didáctica en educación, [S.l.], p. 1–7, 1995.
DULLIUS, M. M.; ARAÚJO, I. S.; VEIT, E. A. Ensino e Aprendizagem de equações Diferenciais com Abordagem Gráfica, Numérica e Analítica: uma experiência em cursos de Engenharia. Bolema, Rio Claro, v. 24, n. 38, p. 17-42, 2011.
EVES, Howard. Introdução à História da Matemática. Campinas: UNICAMP, 2004.
FIGUEIREDO, Djairo Guedes de; NEVES, Aloisio Freiria. Equações diferenciais aplicadas. Rio de Janeiro: Instituto de Matemática Pura e Aplicada, 2018.
LIMA, Elon Lages. Espaços métricos. Rio de Janeiro: Instituto de Matemática Pura e Aplicada; CNPq, 1983.
LIMA, Elon Lages. Curso de Análise. volume 1. Rio de Janeiro: IMPA, 2004
NAGLE, R. K. Equações diferenciais. 8. ed. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2012.NASCIMENTO, Anna Karla Silva de; MENDES, Iran Abreu. O DESENVOLVIMENTO DAS EQUAÇÕES DIFERENCIAIS, DESDE O FINAL DO SÉCULO XVII ATÉ MEADOS DO SÉCULO XVIII.In: XV Seminário Nacional de História da Matemática. Anais[...], Sociedade Brasileira de História da Matemática, Maceió, v. 15, p. 1-15, 2023.
OLIVEIRA, E. A. Uma engenharia didática para abordar o conceito de equação diferencial em cursos de engenharia. 2014. Tese (Doutorado em Educação Matemática) – Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2014.
SCÁRDUA, Bruno C. Azevedo. Tópicos de Equações Diferenciais Ordinárias. 22º Colóquio Brasileiro de Matemática. Rio de Janeiro: IMPA, 1999. Disponível em: https://impa.br/wp-content/uploads/2017/04/22_CBM_99_01.pdf. Acesso em: 5 jun. 2024.
SILVA, Alessandro Rosa. Uma proposta de ensino de equações diferenciais em cursos de Engenharia Civil à luz da teoria a matemática no contexto das ciências. 2022. Tese (Doutorado em Educação Matemática) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2022.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Ciência e Natura

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Para acessar a DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E EXCLUSIVIDADE E CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS clique aqui.
Diretrizes Éticas para Publicação de Revistas
A revista Ciência e Natura está empenhada em garantir a ética na publicação e na qualidade dos artigos.
A conformidade com padrões de comportamento ético é, portanto, esperada de todas as partes envolvidas: Autores, Editores e Revisores.
Em particular,
Autores: Os Autores devem apresentar uma discussão objetiva sobre a importância do trabalho de pesquisa, bem como detalhes e referências suficientes para permitir que outros reproduzam as experiências. Declarações fraudulentas ou intencionalmente incorretas constituem comportamento antiético e são inaceitáveis. Artigos de Revisão também devem ser objetivos, abrangentes e relatos precisos do estado da arte. Os Autores devem assegurar que seu trabalho é uma obra totalmente original, e se o trabalho e / ou palavras de outros têm sido utilizadas, isso tem sido devidamente reconhecido. O plágio em todas as suas formas constitui um comportamento publicitário não ético e é inaceitável. Submeter o mesmo manuscrito a mais de um jornal simultaneamente constitui um comportamento publicitário não ético e é inaceitável. Os Autores não devem submeter artigos que descrevam essencialmente a mesma pesquisa a mais de uma revista. O Autor correspondente deve garantir que haja um consenso total de todos os Co-autores na aprovação da versão final do artigo e sua submissão para publicação.
Editores: Os Editores devem avaliar manuscritos exclusivamente com base no seu mérito acadêmico. Um Editor não deve usar informações não publicadas na própria pesquisa do Editor sem o consentimento expresso por escrito do Autor. Os Editores devem tomar medidas de resposta razoável quando tiverem sido apresentadas queixas éticas relativas a um manuscrito submetido ou publicado.
Revisores: Todos os manuscritos recebidos para revisão devem ser tratados como documentos confidenciais. As informações ou ideias privilegiadas obtidas através da análise por pares devem ser mantidas confidenciais e não utilizadas para vantagens pessoais. As revisões devem ser conduzidas objetivamente e as observações devem ser formuladas claramente com argumentos de apoio, de modo que os Autores possam usá-los para melhorar o artigo. Qualquer Revisor selecionado que se sinta desqualificado para rever a pesquisa relatada em um manuscrito ou sabe que sua rápida revisão será impossível deve notificar o Editor e desculpar-se do processo de revisão. Os Revisores não devem considerar manuscritos nos quais tenham conflitos de interesse resultantes de relacionamentos ou conexões competitivas, colaborativas ou outras conexões com qualquer dos autores, empresas ou instituições conectadas aos documentos.