Avançando no planejamento urbano e na integração de veículos autônomos através de modelos em escala

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2179460X86771

Palavras-chave:

Veículos autônomos, Planejamento urbano, Modelos em escala

Resumo

No cenário em constante evolução do planejamento urbano e dos transportes, a integração de veículos autônomos (AVs) no ambiente urbano apresenta uma oportunidade transformadora. Este artigo explora o potencial de modelos em escala no avanço do planejamento urbano e na integração dos AVs, destacando a intrincada interdependência dos sistemas de transporte, planejamento urbano e fatores socioeconômicos. O surgimento dos AVs promete eficiência, segurança e sustentabilidade ambiental sem paralelos na mobilidade urbana. No entanto, a integração bem-sucedida deles necessita de um planejamento meticuloso e de um entendimento abrangente da paisagem urbana. Modelos em escala oferecem uma plataforma dinâmica para planejadores urbanos e formuladores de políticas simularem, avaliarem e criarem estratégias para a incorporação dos AVs nas cidades, possibilitando a visualização de mudanças potenciais e a formulação de estratégias de desenvolvimento sustentáveis e equitativas. Apesar das perspectivas promissoras dos modelos em escala, desafios como a precisão e a simplificação de dinâmicas urbanas complexas persistem. Abordar esses desafios é crucial para superar a lacuna entre experimentos com modelos em escala e as complexidades urbanas do mundo real. Ao aproveitar o poder dos modelos em escala, este artigo visa aprofundar nosso entendimento da interação entre AVs e ambientes urbanos e as estratégias de sua integração, marcando um passo significativo em direção a cidades mais inteligentes, seguras e sustentáveis.

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Biografia do Autor

Felipe Caleffi, Universidade Federal de Santa Maria - Campus Cachoeira do Sul

Mestre em Engenharia de Sistemas de Transportes pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2013). Doutor em Engenharia de Sistemas de Transportes pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2018). Pós-doutorado em Engenharia de Sistemas de Transportes pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2019).

Lauren da Silva Rodrigues, Universidade Federal de Santa Maria

Lauren da Silva Rodrigues atualmente cursa bacharelado em arquitetura pela Universidade de Santa Maria – Campus de Cachoeira do Sul, Brasil. É membro do Laboratório de Veículos Autônomos da Universidade Federal de Santa Maria, Campus de Cachoeira do Sul, RS.

Joice da Silva Stamboroski, Universidade Federal de Santa Maria

Joice da Silva Stamboroski atualmente cursa bacharelado em arquitetura pela Universidade de Santa Maria – Campus de Cachoeira do Sul, Brasil. É membro do Laboratório de Veículos Autônomos da Universidade Federal de Santa Maria, Campus de Cachoeira do Sul, RS.

Braian Vargas Rorig, Universidade Federal de Santa Maria

Braian Vargas Rorig atualmente cursa bacharelado em Engenharia Elétrica pela Universidade de Santa Maria – Campus de Cachoeira do Sul, Brasil. É membro do Laboratório de Veículos Autônomos da Universidade Federal de Santa Maria, Campus de Cachoeira do Sul, RS.

Vanessa Zuchetto, Universidade Federal de Santa Maria

Vanessa Zuchetto atualmente cursa bacharelado em Engenharia de Logística e Transportes pela Universidade de Santa Maria – Campus de Cachoeira do Sul, Brasil. É membro do Laboratório de Veículos Autônomos da Universidade Federal de Santa Maria, Campus de Cachoeira do Sul, RS.

Ítalo Brum Raguzzoni, Universidade Federal de Santa Maria

Ítalo Brum Raguzzoni atualmente cursa bacharelado em Engenharia Logística e de Transportes pela Universidade de Santa Maria – Campus de Cachoeira do Sul, Brasil. É membro do Laboratório de Veículos Autônomos da Universidade Federal de Santa Maria, Campus de Cachoeira do Sul, RS.

Roberto Vidal dos Santos, Universidade Federal de Santa Maria

Roberto Vidal dos Santos cursa atualmente bacharelado em Engenharia de Logística e Transportes pela Universidade de Santa Maria – Campus de Cachoeira do Sul, Brasil. É membro do Laboratório de Veículos Autônomos da Universidade Federal de Santa Maria, Campus de Cachoeira do Sul, RS.

Julia Brettas da Silva, Universidade Federal de Santa Maria

Julia Brettas da Silva atualmente cursa bacharelado em Engenharia de Logística e Transportes pela Universidade de Santa Maria – Campus de Cachoeira do Sul, Brasil. É membro do Laboratório de Veículos Autônomos da Universidade Federal de Santa Maria, Campus de Cachoeira do Sul, RS.

Vinicius da Rosa, Universidade Federal de Santa Maria

Vinicius da Rosa atualmente cursa bacharelado em Engenharia de Logística e Transportes pela Universidade de Santa Maria – Campus de Cachoeira do Sul, Brasil. É membro do Laboratório de Veículos Autônomos da Universidade Federal de Santa Maria, Campus de Cachoeira do Sul, RS.

Fernando Machado, Universidade Federal de Santa Maria

Fernando Machado atualmente cursa bacharelado em Engenharia Elétrica pela Universidade de Santa Maria – Campus de Cachoeira do Sul, Brasil. É membro do Laboratório de Veículos Autônomos da Universidade Federal de Santa Maria, Campus de Cachoeira do Sul, RS.

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Publicado

2024-11-08

Como Citar

Caleffi, F., Rodrigues, L. da S., Stamboroski, J. da S., Rorig, B. V., Zuchetto, V., Raguzzoni, Ítalo B., Santos, R. V. dos, Silva, J. B. da, Rosa, V. da, & Machado, F. (2024). Avançando no planejamento urbano e na integração de veículos autônomos através de modelos em escala. Ciência E Natura, 46(esp. 3), e86771. https://doi.org/10.5902/2179460X86771

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