Plástico: a reciclagem como potencializador do Ensino de Ciências na Educação Básica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2179460X85715

Palavras-chave:

Aprendizagem, Reciclagem, Sustentabilidade

Resumo

O trabalho consiste em um relato de experiência referente à abordagem metodológica dos Três Momentos Pedagógicos aplicada em uma turma do 6º ano do Ensino Fundamental de uma escola da rede privada, do município de Santa Maria - RS. O objetivo foi incentivar a sustentabilidade, pela reciclagem de tampinhas de plástico, com ênfase na Ciência e Tecnologia, a fim de construir consciência ambiental na Educação Básica, nos moldes preconizados pelo Movimento Circular. A atividade foi desenvolvida no laboratório PlastiMaker da Universidade Franciscana de Santa Maria. Nos resultados percebeu-se que ao sistematizar as informações sobre a reciclagem de tampinhas de plástico, os estudantes foram inspirados a colaborar nas estratégias para minimizar o impacto ambiental causado pelo consumo de plástico. Outro aspecto relevante foi a capacidade dos estudantes de promover uma abordagem mais responsável, nos ambientes em que transitam, em relação aos resíduos, com foco na educação para a sustentabilidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sandra Cadore Peixoto, Universidade Franciscana - UFN

Graduação em Química Licenciatura Plena, Graduação em Pedagogia, Especialização em Supervisão e Orientação Escolar, Mestrado, Doutorado e Pós-doutorado em Química Analítica. Atualmente é professora da Graduação e Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Franciscana de Santa Maria.

Giana Weber de Oliveira, Colégio Franciscano Santanna

Graduação em Pedagogia e Letras Português Inglês, Especialização em Educação Ambiental e Psicopedagogia Clínica e Institucional, Mestrado em Engenharia de Produção, Doutoranda em Educação pela UFSM. Coordenadora Pedagógica do Colégio Franciscano Sant’Anna Santa Maria-RS.

Juliana Guarize Medeiros, Colégio Franciscano Santanna

Técnico em informática - IFFar-SVS

Graduação em Ciências Biológicas/Licenciatura – UFSM

Mestrado em Educação em Ciências – UFSM

Professora de Ciências do Colégio Franciscano Sant’Anna Santa Maria-RS.

Célia de Fátima Rosa da Veiga, Colégio Franciscano Santanna

Graduada em Letras-Português-Inglês-e Respectivas Literaturas-Licenciatura-Plena. Docente Especialista em Metodologia de Ensino, Língua Portuguesa e Língua Inglesa, em Cultura e Meios de Comunicação: Uma abordagem teórico-prática e, em Administração Escolar e Orientação Educacional. Mestre e Doutora em Educação pela Universidade La Salle - Canoas – RS. Coordenadora Pedagógica da Educação Bilíngue no Colégio Franciscano Sant´Anna, Santa Maria, RS.

Referências

Brasil. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Educação e a Base (2017). Retrieved from: http://basenacionalcomum.mec.gov.br.

Dave Hakkens. Precious Plastic Mission (2019). Retrieved from: https://preciousplastic.com/en/mission.html.

Delizoicov, D., Angotti, J. A. (1990). Metodologia do ensino de ciências. São Paulo: Cortez.

Delizoicov, D., AngottI, J. A., & Pernambuco, M. M. (2002). Ensino de ciências: fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez.

Freire, P. (1987). Pedagogia do Oprimido. 17 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra.

Geissdoerfer, M., Savaget, P., Bocken, N. M. P. & Hultink, E. J. (2017). The circular economy e a new sustainability paradigm? Journal of Cleaner Production, 143, 757-768. https://doi.org/10.1016/j.jclepro.2016.12.048.

Kalmykova, Y., Sadagopan, M., & Rosado, L. (2018). Circular economy – from review of theories and practices to development of implementation tools. Resources, Conservation and Recycling, v. 135, 190-201. https://doi.org/10.1016/j.resconrec.2017.10.034.

Movimento Circular. (2023). Retrieved from: https://movimentocircular.io/pt/noticias/o-plastico-na-era-circular-1.

Murray, A., Skene, K., & Haynes, K. (2017). The circular economy: an interdisciplinary exploration of the concept and application in a global context. Journal of Business Ethics, 3(140), 369-380. Retrieved from: https://link.springer.com/article/10.1007/s10551-015-2693-2

Piatti, T. M., & Ferreira, R. A. (2005). Plásticos: características, usos, produção e impactos ambientais. Universidade Federal de Alagoas.

Unesco. Organização das Nações Unidas. (2017). Educação para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável: objetivos de aprendizagem. Retrieved from: https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000252197/PDF/252197por.pdf.multi.

Downloads

Publicado

2024-09-27

Como Citar

Peixoto, S. C., Oliveira, G. W. de, Medeiros, J. G., & Veiga, C. de F. R. da. (2024). Plástico: a reciclagem como potencializador do Ensino de Ciências na Educação Básica. Ciência E Natura, 46, e85715. https://doi.org/10.5902/2179460X85715

Edição

Seção

Meio Ambiente

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.