Plástico: a reciclagem como potencializador do Ensino de Ciências na Educação Básica
DOI:
https://doi.org/10.5902/2179460X85715Palavras-chave:
Aprendizagem, Reciclagem, SustentabilidadeResumo
O trabalho consiste em um relato de experiência referente à abordagem metodológica dos Três Momentos Pedagógicos aplicada em uma turma do 6º ano do Ensino Fundamental de uma escola da rede privada, do município de Santa Maria - RS. O objetivo foi incentivar a sustentabilidade, pela reciclagem de tampinhas de plástico, com ênfase na Ciência e Tecnologia, a fim de construir consciência ambiental na Educação Básica, nos moldes preconizados pelo Movimento Circular. A atividade foi desenvolvida no laboratório PlastiMaker da Universidade Franciscana de Santa Maria. Nos resultados percebeu-se que ao sistematizar as informações sobre a reciclagem de tampinhas de plástico, os estudantes foram inspirados a colaborar nas estratégias para minimizar o impacto ambiental causado pelo consumo de plástico. Outro aspecto relevante foi a capacidade dos estudantes de promover uma abordagem mais responsável, nos ambientes em que transitam, em relação aos resíduos, com foco na educação para a sustentabilidade.
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