Maquete como recurso didático para o ensino de energia eólica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2179460X84153

Palavras-chave:

Ensino, Física, Energia eólica

Resumo

O consumo desenfreado de energia na sociedade moderna tem motivado o crescimento e a busca por energias renováveis. Dentre as diversas formas de geração de energia limpa, uma delas tem ganhado destaque no cenário mundial: a energia eólica. O uso da energia proveniente dos ventos não é recente. Já na antiguidade, essa forma de energia era empregada nos moinhos de vento. Recentemente, com a busca pela substituição dos combustíveis fósseis, a energia eólica ganhou espaço no cenário mundial. Devido à importância dessa forma de geração de energia, alguns alunos dos cursos de Engenharia Mecânica e de Engenharia Elétrica, da Universidade Federal de Santa Maria – Campus Cachoeira do Sul (UFSM-CS), desenvolveram uma proposta de ensino de Física baseada na construção de uma maquete com um sistema de geração de energia eólica. Essa maquete foi apresentada na 1ª Feira de Ciências, Tecnologia e Inovação da UFSM-CS.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marianna Batista Teixeira, Universidade Federal de Santa Maria

Undergraduate student in the electrical engineering course at the Federal University of Santa Maria, Cachoeira do Sul campus.

Cleiton Anderson Trindade de Carvalho, Universidade Federal de Santa Maria

Undergraduate student in the electrical engineering course at the Federal University of Santa Maria, Cachoeira do Sul campus.

 

Barbara Garcia de Paiva Moraes, Universidade Federal de Santa Maria

Undergraduate student in the mechanical engineering course at the Federal University of Santa Maria, Cachoeira do Sul campus.

Silvana Maldaner, Universidade Federal de Santa Maria

PhD in Physics. She is a professor of physics at the Industrial Technical College (CTISM) of the Federal University of Santa Maria.

Jocenir Boita, Universidade Federal de Santa Maria

PhD in Physics. He is a professor of physics at the Federal University of Santa Maria, Cachoeira do Sul campus.

Lucinéia Fabris, Universidade Federal de Santa Maria

Doctor in Mathematics. She is a professor of mathematics at the Federal University of Santa Maria, Cachoeira do Sul campus.

Glauber Rodrigues de Quadros, Universidade Federal de Santa Maria


Doctor in Mathematics. He is a professor of mathematics at the Federal University of Santa Maria, Cachoeira do Sul campus.

Referências

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ENERGIA EÓLICA. ABEEÓLICA. Boletim Anual de Geração Eólica 2017. São Paulo: Associação Brasileira de Energia Eólica, 2018. Disponível em: https://www.abeeolica.org.br/wp-content/uploads/2018/04/Boletim-Anual-de-Geracao-2017.pdf. Acesso em: 22 fev. 2023.

BRASIL. Lei n° 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília, DF: Presidência da República, 1996. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L9394compilado.htm. Acesso em: 20 maio 2023.

CONSTANTIN JÚNIOR, B. F. A Física no Ensino Fundamental: onde estamos?. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Física) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2017. Disponível em: https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/26349/1/A%20Física%20no%20Ensino%20Fundamental_%20onde%20estamos.pdf. Acesso em: 22 fev, 2023.

SANTOS, F. J. O. dos; LINHARES, J. C. S. O uso de maquetes no estudo das ciências nas séries iniciais do ensino fundamental. In: VI CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO (CONEDU). Anais [...]. Campina Grande: Realize Editora, 2019. Disponível em: https://www.editorarealize.com.br/index.php/artigo/visualizar/61741. Acesso em: 10 jan. 2023.

SILVA, S. R. C.; VENITE, K. K. C.; SILVA, E. M. da; FONSECA FILHO, I. C. da. Transformação de energia e meio ambiente: interdisciplinaridade no ensino de física. In: V CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO (CONEDU). Anais [...]. Campina Grande: Realize Editora, 2018. Disponível em: https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/49130. Acesso em: 24 abr. 2023.

Downloads

Publicado

2023-10-02

Como Citar

Teixeira, M. B., Carvalho, C. A. T. de, Moraes, B. G. de P., Maldaner, S., Boita, J., Fabris, L., & Quadros, G. R. de. (2023). Maquete como recurso didático para o ensino de energia eólica. Ciência E Natura, 45(esp. 1), e84153. https://doi.org/10.5902/2179460X84153

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 4 > >>