Evolução do SofEMN: prototipação de um módulo para o ensino de métodos numéricos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2179460X84090

Palavras-chave:

Métodos numéricos, Ensino, Tecnologia na educação, Ferramenta de apoio ao ensino

Resumo

Estratégias de ensino e aprendizagem que motivem os alunos são essenciais em sala de aula, principalmente com conteúdos matemáticos. O Software de Apoio ao Ensino de Métodos Numéricos, SofEMN, foi desenvolvido com o objetivo de auxiliar no aprendizado de Métodos Numéricos. Na primeira versão, a usabilidade, a facilidade de uso, a interface e a pretensão de uso foram avaliadas pelos alunos, e melhorias foram inseridas.  Este trabalho apresenta o protótipo para a terceira versão do SofEMN, que foi projetado a partir de requisitos funcionais elencados para a criação de um módulo de ensino, contendo explicação e exemplos dos conteúdos, além de atividades para avaliar o aprendizado. Assim, é possível que o aluno aprenda o conteúdo e verifique os resultados na mesma ferramenta.

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Biografia do Autor

Aline Brum Loreto, Universidade Federal de Santa Maria

Degree in Applied and Computational Mathematics from UNISC; Master in Applied Mathematics from PPGMAp/UFRGS and PhD in Computing from INF/UFRGS. Research areas: Complexity of algorithms, scientific computing, educational software. Currently, associate professor IV on the campus of the Federal University of Santa Maria in Cachoeira do Sul.

Arthur Cordeiro Andrade, Universidade Federal de Santa Maria

Discente do curso de Engenharia Elétrica da Universidade Federal de Santa Maria, campus Cachoeira do Sul.

 

Ana Luisa Soubhia, Universidade Federal de Santa Maria

Doutora em Engenharia Mecânica. Docente da Universidade Federal de Santa Maria, Campus Cachoeira do Sul.

Amanda Spolaor, Universidade Federal do Pampa

Discente do curso de Engenharia de Software da Universidade Federal do Pampa-UNIPAMPA, campus Alegrete.

Guilherme de Lima Menezes, Universidade Federal do Pampa

Discente do curso de Engenharia de Software da Universidade Federal do Pampa-UNIPAMPA, campus Alegrete.

Bruna de Abreu Dias, Universidade Federal do Pampa

Bacharel em Engenharia de Software pela Univeridade Federal do Pampa-UNIPAMPA, campus Alegrete.

Alice Fonseca Finger, Universidade Federal do Pampa

Doutora em Computação. Professora da Universidade Federal do Pampa-UNIPAMPA, campus Alegrete.

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Publicado

2023-10-02

Como Citar

Loreto, A. B., Andrade, A. C., Soubhia, A. L., Spolaor, A., Menezes, G. de L., Dias, B. de A., & Finger, A. F. (2023). Evolução do SofEMN: prototipação de um módulo para o ensino de métodos numéricos. Ciência E Natura, 45(esp. 1), e84090. https://doi.org/10.5902/2179460X84090