Validação de modelo computacional do processo de calandragem de perfis laminados
DOI:
https://doi.org/10.5902/2179460X74455Palavras-chave:
Conformação mecânica, Simulação numérica, Método dos elementos finitosResumo
Este artigo apresenta a validação de modelo computacional para a simulação numérica do processo de calandragem de 3 rolos. Para isso, foi realizado um estudo de caso, considerando um perfil laminado de aço S235 em formato I submetido a esforços verticais impostos pelos rolos da calandra. Os resultados para a tensão residual, obtidos numericamente, foram comparados com resultados experimentais encontrados na literatura. O modelo computacional foi desenvolvido no software ANSYS®, que é baseado no Método dos Elementos Finitos (MEF), considerando quatro tipos diferentes de elementos finitos tridimensionais: SOLID185, SOLID186, SOLID187 e SOLID285. Os resultados indicaram que o modelo computacional com o SOLID186 obteve convergência de malha estável, com uma discrepância de -1,61% quando comparado com os resultados experimentais, validando o modelo computacional proposto.
Downloads
Referências
Ansys Inc. (2022), ANSYS User's Manual: Analysis Systems.
BME - Budapest University of Technology and Economics, 2017. Available from: https://www.mm.bme.hu/~gyebro/files/ans_help_v182/ans_elem/. Accessed on: 15 Apr. 2022.
Camotim, D.; Silvestre, N.; Dinis, P. B. Análise numérica de elementos estruturais de aço enformados a frio: desenvolvimentos recentes e perspectivas futuras. 2008. Revista Sul-Americana de Engenharia Estrutural.
David, D.L. Vigas mistas com laje treliçada e perfis formados a frio. Análise do comportamento estrutural. 2003. Dissertação de Mestrado, Universidade Federal de Goiás, Goiânia
González, P.C.S. Técnica não convencional para dobramento de tubos de parede fina usando elastômero. 2000. Dissertação de Mestrado, ITA, São José dos Campos.
King, C. e Brown, D. Design of Curved Steel. 2003. The Steel Construction Institute, Berkshire.
KtariAhmed, AK.; Zied, A.; Nader, H.; Khaled, E. Modeling and computation of the three-roller bending process of steel sheets. 2012. Journal of Mechanical Science and Technology, 26 (1), 123-128.
Pinho, F.O. Quando construir em aço?. 2008. Revista Engenharia, edição, 593.
Spoorenberg, R.C.; Snijder, H.H.; Hoenderkamp, J.C.D. Finite element simulations of residual stresses in roller bent wide flange sections. 2010. Journal of Constructional Steel Research, 67, 737 – 747.
Thanasoulas, I.D.; Gantes, C. J. Numerical investigation on the residual stresses of roller-bent circularhollow-sections. 2020. Journal of Constructional Steel Research, 164.
Yang, Ming, MY.; Shimausumu, S. Simulation of pyramid type three-roll bending process International. 1988. Journal of Mechanical Science, 30, 877 – 886.
Zienkiewicz, O.C. The finite Element Method. 1971. in Engineering Science, 2ª ed., McGraw- Hill, London
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Ciência e Natura
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Para acessar a DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E EXCLUSIVIDADE E CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS clique aqui.
Diretrizes Éticas para Publicação de Revistas
A revista Ciência e Natura está empenhada em garantir a ética na publicação e na qualidade dos artigos.
A conformidade com padrões de comportamento ético é, portanto, esperada de todas as partes envolvidas: Autores, Editores e Revisores.
Em particular,
Autores: Os Autores devem apresentar uma discussão objetiva sobre a importância do trabalho de pesquisa, bem como detalhes e referências suficientes para permitir que outros reproduzam as experiências. Declarações fraudulentas ou intencionalmente incorretas constituem comportamento antiético e são inaceitáveis. Artigos de Revisão também devem ser objetivos, abrangentes e relatos precisos do estado da arte. Os Autores devem assegurar que seu trabalho é uma obra totalmente original, e se o trabalho e / ou palavras de outros têm sido utilizadas, isso tem sido devidamente reconhecido. O plágio em todas as suas formas constitui um comportamento publicitário não ético e é inaceitável. Submeter o mesmo manuscrito a mais de um jornal simultaneamente constitui um comportamento publicitário não ético e é inaceitável. Os Autores não devem submeter artigos que descrevam essencialmente a mesma pesquisa a mais de uma revista. O Autor correspondente deve garantir que haja um consenso total de todos os Co-autores na aprovação da versão final do artigo e sua submissão para publicação.
Editores: Os Editores devem avaliar manuscritos exclusivamente com base no seu mérito acadêmico. Um Editor não deve usar informações não publicadas na própria pesquisa do Editor sem o consentimento expresso por escrito do Autor. Os Editores devem tomar medidas de resposta razoável quando tiverem sido apresentadas queixas éticas relativas a um manuscrito submetido ou publicado.
Revisores: Todos os manuscritos recebidos para revisão devem ser tratados como documentos confidenciais. As informações ou ideias privilegiadas obtidas através da análise por pares devem ser mantidas confidenciais e não utilizadas para vantagens pessoais. As revisões devem ser conduzidas objetivamente e as observações devem ser formuladas claramente com argumentos de apoio, de modo que os Autores possam usá-los para melhorar o artigo. Qualquer Revisor selecionado que se sinta desqualificado para rever a pesquisa relatada em um manuscrito ou sabe que sua rápida revisão será impossível deve notificar o Editor e desculpar-se do processo de revisão. Os Revisores não devem considerar manuscritos nos quais tenham conflitos de interesse resultantes de relacionamentos ou conexões competitivas, colaborativas ou outras conexões com qualquer dos autores, empresas ou instituições conectadas aos documentos.