Agroecossistemas rurais sob o aspecto da sustentabilidade: Uma análise no Sul do Amazonas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2179460X70866

Palavras-chave:

Agroecossistema, Desenvolvimento sustentável, Agricultura familiar, Análise estatística, Amazonas

Resumo

O desenvolvimento sustentável, busca melhorar a vida das pessoas e associa desenvolvimento econômico e preservação ambiental, pelo manejo adequado dos recursos naturais. Este trabalho teve como objetivo avaliar a sustentabilidade dos agroecossistemas, a partir de alguns indicadores de sustentabilidade, abrangendo as dimensões econômica, social e ambiental, em propriedades rurais e rurais ribeirinhas, na região sul do Amazonas, predominante de agricultura familiar. A pesquisa foi fundamentada na proposta ISA – Indicadores de Sustentabilidade em Agroecossistema, executada de forma interdisciplinar e participativa; para isso, fez-se necessário contextualizar as bases das correntes teóricas do desenvolvimento sustentável, estabelecendo a inserção histórica e atual da agricultura familiar, abordando os atributos da sustentabilidade nas dimensões socioeconômica e ambiental. A proposta metodológica aplicada foi: Análise estatística multivariada, Análise de Componente Principal, a partir dos três sistemas produtivos, a fim de identificar as semelhanças subjacentes à totalidade das múltiplas relações existentes entre os indicadores, para a construção do Índice de Sustentabilidade (IS). Por meio do uso de gráficos e tabelas foi possível avaliar os sistemas produtivos de forma integrada e constatou-se que os sistemas são diferentes embora estejam inseridos numa mesma região e apresentarem índice de sustentabilidade regular.

Downloads

Biografia do Autor

Alzir Falcão Santos, Universidade Federal do Amazonas

Possui graduação em Administração - Faculdades Integradas Aparício Carvalho-FIMCA. Especialização em Gestão Pública Municipal-Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS. Mestrado em Ciências Ambientais - Universidade Federal do Amazonas - UFAM. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Administração. Atualmente trabalha na área administrativa no 54º BATALHÃO DE INFANTARIA DE SELVA. 

José Maurício da Cunha, Universidade Federal do Amazonas

Possui graduação em Bacharelado em Física pela Universidade Federal do Amazonas, mestrado em Física pela Universidade Federal do Amazonas e doutorado em Física Ambiental pela Universidade Federal de Mato Grosso. Atualmente é Professor Adjunto III do quadro permanente da Universidade Federal do Amazonas, do Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente (IEAA/ UFAM) e credenciado ao Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais da UFAM, conceito 3 da CAPES. É vice-líder do Grupo de Pesquisa Solos e Ambiente Amazônico. Está autuando na área de Engenharia Agrícola (com ênfase em Física do Solo e Manejo e Conservação do Solo) e Geociência (com ênfase em Sensoriamento Remoto), nas seguintes áreas de pesquisa: Manejo e Qualidade do solo; Atributos do solo; Análises Espaciais Aplicada a Ciência do Solo; Estimativas de parâmetros ambientais a partir do Sensoriamento Remoto.

Aldair Oliveira de Andrade, Universidade Federal do Amazonas

Doutorado em Ciências Sociais pela Unicamp. Mestrado em Sociedade e Cultura na Amazônia - UFAM. Bacharelado em Administração de Empresas, Licenciatura em Filosofia. Especialização em Ética -UFAM (2003); Especialização em Metodologia do Ensino Superior -UFAM. Professor da Universidade Federal do Amazonas, desde 2006, atuando na Área de Filosofia Geral e Filosofia da Educação. Coordenador do Programa de Mestrado em Filosofia - UFAM (2021...). Professor Associado II do Departamento de Filosofia do Instituto de Filosofia, Ciências Humanas e Sociais - IFCHS/UFAM.

Milton Cesar Costa Campos, Universidade Federal da Paraíba

Possui Graduação em Agronomia pela Universidade Federal da Paraíba, Mestrado em Agronomia (Ciências do Solo) pela Universidade Estadual Paulista, Doutorado em Agronomia (Ciências do Solo) pela Universidade Federal Rural de Pernambuco e Pós-Doutorado em Engenharia de Água e Solo pela Universidade Estadual de Campinas. É Professor Associado IV do Centro de Ciências Agrárias da Universidade Federal da Paraíba. Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 2 - CA AG - Agronomia. Orienta no Programa de Pós-Graduação em Ciências do Solo/UFPB e Ciências Ambientais/UFAM. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Ciência do Solo, atuando principalmente nos seguintes temas: Gênese e Morfologia do Solo; Mineralogia do Solo e Relação Solo-Paisagem.

Wildson Benedito Mendes Brito, Universidade Federal do Amazonas

Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal do Amazonas. Mestrado em Agronomia Tropical pela Universidade Federal do Amazonas. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Ciência e Manejo do Solo, atuando principalmente nos seguintes temas: Solos Amazônicos; Ambientes de Terra Preta de Índio; Erodibilidade do solo; Modelagem dos Atributos Físicos e Químicos do solo; Suscetibilidade Magnética dos Solos; Geoestatística; Funções de Pedotransferência.

Andreza Siqueira dos Santos, Universidade Federal do Amazonas

Mestra em Ciências Ambientais e Sustentabilidade da Amazônia-PPGCASA/UFAM, tenho graduação em Administração - Faculdades Integradas Aparício Carvalho (2009), e Pedagogia - Faculdade Facese (2021), especialização em MBA Gestão de Recursos Humanos pelo Centro Universitário Internacional -UNINTER. Atualmente sou Secretária Executiva da Assistência Social-SEMAS, e Articuladora Municipal do Selo Unicef de Humaitá-AM, possuo experiência na área de Educação, com ênfase em Administração. Docência na Universidade do Estado do Amazonas-UEA, no Núcleo de Ensino Superior de Humaitá/NES, nos cursos de Ciências Econômicas no período de 04/2014 a 07/2015; Tec. em Logística em 03/2015 a 07/2015. Tecnologia em Gestão Comercial no Centro de Estudos Superiores em Parintins-CESP/UEA e no Centro de Estudos Superiores em Lábrea-CESLA/UEA de 01 agosto de 2018 a de 31 de outubro de 2019. Curso de Pós-graduação em Gestão Pública no Centro de Estudos Superiores em Parintins-CESP/UEA e no Centro de Estudos Superiores em Lábrea-CESLA/UEA de 01 agosto de 2018 a de 31 de outubro de 2019. Professora do Centro Tecnológico do Estado do Amazonas- CETAM, em diversos cursos: Qualificação profissional pelo projeto Oportunidade e Renda nos anos de 2013, 2014, 2015, 2016 e 2018, Curso Téc. em nível médio nos anos de 2013-2017, Projeto Soldado Cidadão no ano de 2015 e Projeto PRONATEC no ano de 2017. Presidente da Associação do Clube de Mães Unidas e Criativas da Olaria, gestão 2015-2017, e 2018-2021. E possuo experiência também na área administrativa.

Raimundo Falcão dos Santos, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas

2002 - Curso de Formação Bombeiro Militar do Estado de Rondônia. 2008 - Curso de Formação Policial Militar do Estado do Amazonas. 2013 - Graduação em Administração pela Faculdade Latino Americana de Educação. 2014 - Atualmente, Docente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas - IFAM. 2014/2015 - Coordenador de Curso do Eixo Tecnológico de Gestão e Negócio-CETGEN do IFAM. 2014 - Especialização em Direito Público, pela Faculdade Santo André. Atualmente Cursando o Mestrado Profissional em Administração no Centro Universitário Alves Faria - UNIALFA.

Elilson Gomes de Brito Filho, Universidade Federal de Lavras

Possui Técnico em Agropecuária pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas-IFAM (2013), Graduação em Agronomia pelo Centro de Ciências Agrárias da Universidade Federal da Paraíba - CCA/UFPB (2023) - CRA 8,62- com parte realizada na Universidade Federal do Amazonas (IEAA/UFAM-2016-2021), foi bolsista do Bolsa trabalho (UFAM) - setor administrativo, foi estagiário do laboratório de solos e nutrição de plantas da Universidade Federal do Amazonas - UFAM (2016-2020), ganhou 6 premiações em eventos regionais, nacionais e internacionais, Publicou um total de 53 artigos, foi voluntário em Programas de Ação e Extensão Curricular (PIBEX e PACE - UFAM), foi monitor para o curso de agronomia das disciplinas de Física do Solo; Gênese, morfologia e classificação do solo; Introdução a Ciência do Solo; Fertilidade do Solo e Nutrição de Planta; Introdução a Agronomia; Química Geral; Química Orgânica, foi participante do Grupo de Pesquisa Solos e Ambiente Amazônico (GPSAA), foi membro do Grupo de Pesquisa Solos e Paisagem (GPSP), foi membro do Diretório Acadêmico de Agronomia Jaime Coêlho de Morais (DAAJCM - CCA/UFPB), foi membro da Empresa Júnior de Assessoria Agropecuária (GEF- Empresa Júnior), foi voluntário em Projetos de Extensão - PROBEX-UFPB. Bolsista do programa de iniciação científica (8) (PIBIC/CNPq) na área de ciências agrárias (Ciência do solo), membro da Comissão Especializada de Levantamento e Classificação de Solos da Divisão Solos no Espaço e no Tempo - Sociedade Brasileira de Ciência do Solo, Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Ciência do Solo - UFLA. Trabalhando área de agronomia com ênfase em ciência do solo tendo interesse nas áreas de microbiologia, bioquímica e geoquímica do solo,. Tendo experiência em coletas, análises e interpretação de dados físicos, químicos e morfológicos do solo, bem como aplicação de estatísticas.

Referências

Altieri, M. & Toledo, V. (2011). The agroecological revolution in Latin America: rescuing nature, ensuring food sovereignty and empowering peasants. The Journal of Peasant Studies, 3, 587-612. DOI: http://dx.doi.org/10.1080/03066150.2011.582947 DOI: https://doi.org/10.1080/03066150.2011.582947

Andrade, E. M., Carneiro Neto, J. A., Freitas Rosa, M., Palácio, H. A. Q. & Rodrigues, J. O. (2009). Classificação da sustentabilidade das unidades de produção agrícola no perímetro irrigado Araras Norte, Ceará. Scientia Agraria, 10(2), 157-164. DOI: http://dx.doi.org/10.5380/rsa.v10i2.13592 DOI: https://doi.org/10.5380/rsa.v10i2.13592

Andrade, E. M.; Meireles, A. C. M.; Palácio, H. A. Q. (2010). Técnicas de estatística multivariada aplicadas a estudos de qualidade de água e solo. Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Salinidade. In: Manejo da salinidade na agricultura: Estudos básicos e aplicados. 2 ed. 115-126. ISBN 978-85-420-0948-4

Brasil. (1978). Projeto Radambrasil – folha SB. 20 Purus. Ministério das Minas e Energia. Rio de Janeiro, 561p.

Brasil. (2009). Desenvolvimento Sustentável: Responsabilidade e Compromisso de Todos. Disponível em: http://www.cop15.gov.br/pt-BR/index225c.html?page=noticias/acordo-de- copenhague. Acesso em:19/09/2019.

Carneiro Neto, J. A.; Andrade, E. M.; Rosa, M.F.; Bastos, F. S.; Lopes, J. F. B. (2008). Índice de sustentabilidade agroambiental para perímetro irrigado Ayres de Souza. Ciência Agrotécnia, 32(4), 1272-1279. DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-70542008000400036

EMBRAPA - Centro Nacional de pesquisas de solo. (1997). Avaliação da aptidão agrícola de áreas de cerrados em municípios do estado do Amazonas. Relatório Técnico, 91p.

Ferreira, J. M. L.; Viana, J. H. M.; Costa, A. D.; Sousa, D. D.; Fontes, A. A. Indicadores de Sustentabilidade em Agroecossistemas. Informe Agropecuário, 33 (271), 12-25, 2012.

Girão, E. G.; Andrande, E. M.; Rosa, M. D.; Araújo, L. D.; Meireles, A. C. (2007). Seleção de indicadores da qualidade de água no Rio Jaibaras pelo emprego da análise da componente principal. Revista Ciência Agronômica, 38 (1), 17-24.

Hair Juniror, J. F.; Anderson, R. E.; Tatham, R. L.; Black, W. C. (2005). Análise multivariada de dados. 5. ed. Porto Alegre: Bookman, 593p.

Hawkins, D. M. (1974). The detection of errors in multivariate data using principal components. Journal of the American Statistical Society, 69, 340-344, 1974. DOI: https://doi.org/10.1080/01621459.1974.10482950

IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. (2016). Censo Agropecuário 2016. Brasil Grandes Regiões e Unidades da Federação. Rio de Janeiro: IBGE, 777p.

Luiz, A. J. B.; Silveira, M. A. (2000). Diagnóstico rápido e dialogado em estudos de desenvolvimento rural sustentável. Revista Pesquisa Agropecuária Brasileira, 35(1), 83- 91. DOI: https://doi.org/10.1590/S0100-204X2000000100011 DOI: https://doi.org/10.1590/S0100-204X2000000100011

Monteiro, V. P., Pinheiro, J. C. V. (2004). Critério para implantação de tecnologias de suprimentos de água potável em municípios cearenses afetados pelo alto teor de sal. Revista de Economia e Sociologia Rural, 42(2), 365-387. DOI: https://doi.org/10.1590/S0103-20032004000200009 DOI: https://doi.org/10.1590/S0103-20032004000200009

Norusis, M. J. (1990). SPSS base system users guide. Chicago: SPSS, 520p.

Palácio, H. A. Q. (2004). Índice de qualidade das águas na parte baixa da bacia hidrográfica do rio Trussu Ceará. 96 p. Dissertação (Mestrado em Irrigação e Drenagem) – Curso de Pós-Graduação em Irrigação e Drenagem, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2004.

Reis, E. (2001). Estatística Multivariada Aplicada. Lisboa, Edições Sílabo, 343p.

Ribeiro, F. P. (2012). O paradigma ambiental na globalização neoliberal: da condição crítica ao protagonismo de mercado. Sociedade e Natureza, 24(2), 211-226. DOI: https://doi.org/10.1590/S1982-45132012000200004 DOI: https://doi.org/10.1590/S1982-45132012000200004

Rodrigues, G. S.; Campanhola, C. (2003). Sistema integrado de avaliação de impacto ambiental aplicado às atividades do novo rural. Pesquisa Agropecuária Brasileira, 38(4), 445-451. DOI: https://doi.org/10.1590/S0100-204X2003000400001 DOI: https://doi.org/10.1590/S0100-204X2003000400001

Sands, G. R.; Podmore, T. H. (2000). A generalized environmental sustainability index for agricultural systems. Agriculture, Ecosystems and Environment, 79(1), 29–41. DOI: https://doi.org/10.1016/S0167-8809(99)00147-4 DOI: https://doi.org/10.1016/S0167-8809(99)00147-4

Seramim, R. J.; Lago, S. M. S. (2016). Estudo das publicações sobre sustentabilidade em pequenas propriedades rurais no período de 2005 a 2015. Estudos Sociedade e Agricultura, 24(1), 113-141.

Silva, M. G. (2010). Questão Ambiental e o Desenvolvimento Sustentável: um desafio ético-político ao serviço social. São Paulo: Cortez, 120p.

Silveira, S. S.; Andrade, E. M. (2002). Análise de componente principal na investigação da estrutura multivariada da evapotranspiração. Engenharia Agrícola, 22(2), 171-177.

Downloads

Publicado

2023-10-20

Como Citar

Santos, A. F., Cunha, J. M. da, Andrade, A. O. de, Campos, M. C. C., Brito, W. B. M., Santos, A. S. dos, Santos, R. F. dos, & Brito Filho, E. G. de. (2023). Agroecossistemas rurais sob o aspecto da sustentabilidade: Uma análise no Sul do Amazonas. Ciência E Natura, 45, e22. https://doi.org/10.5902/2179460X70866

Edição

Seção

Meio Ambiente

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)