Equilíbrio químico: tendências do ensino e aprendizagem em publicações científicas a partir da análise de periódicos nacionais e internacionais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2179460X69757

Palavras-chave:

Equilíbrio químico, Ensino de Química, Pesquisa em periódicos nacionais e internacionais

Resumo

O processo de ensinar e aprender conceitos relacionados ao Equilíbrio Químico (EQ) vem se mostrando desafiador em todos os níveis da educação. A presente investigação tem como objetivo identificar as tendências de ensino e aprendizagem relacionadas ao tema. Para isso, foi realizada uma pesquisa de caráter bibliográfico, empregando da análise de artigos publicados em periódicos nacionais e internacionais da área do ensino de Química e Ciências durante o período compreendido entre 2001-2021. Os resultados revelaram as principais concepções alternativas dos estudantes e algumas das tendências que marcaram os estudos nessa área, tais como predominância da abordagem cinética do EQ; emprego da base teórica construtivista nas abordagens; utilização estratégias didáticas do tipo analogias, resolução de problemas, estudo de caso, atividades experimentais e utilização das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC).

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Biografia do Autor

Ana Carolina Gomes Miranda, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, MG

Centro de Ciências Naturais e Exatas, programa de pós-graduação educação em Ciências Química da vida e Saúde.

Sandra de Oliveira Franco Patrocínio , Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, MG

Possui graduação em Química Licenciatura pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Mestrado e Doutorado em Química pela mesma instituição. Atualmente é Professora Adjunta no Departamento de Química da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), docente e pesquisadora na área de Ensino de Química do Mestrado Profissional em Ensino de Ciências da UFOP (MPEC UFOP). É coordenadora do Laboratório de Educação Especial e Inclusiva (LEEI-UFOP). Dedica-se à pesquisa em Educação inclusiva a deficientes visuais e surdos. Coordenou o curso de Licenciatura em Química de 2020 a 2021 e, atualmente é vice-coordenadora do Programa de Pós-Graduação - modalidade Mestrado Profissional em Ensino de Ciências da UFOP.

Daniel Lima Silva , Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, MG

Possui graduação em Química pela Universidade Federal de Ouro Preto(2021) e ensino-medio-segundo-graupela Escola Estadual Desembargador Horácio Andrade(2003). Atualmente é Assistente Técnico de Educação Básica - ATB da Escola Estadual Padre Afonso de Lemos.

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Publicado

2022-12-01

Como Citar

Miranda, A. C. G., Patrocínio , S. de O. F. ., & Silva , D. L. . (2022). Equilíbrio químico: tendências do ensino e aprendizagem em publicações científicas a partir da análise de periódicos nacionais e internacionais. Ciência E Natura, 44, e53. https://doi.org/10.5902/2179460X69757