Introdução ao estudo do movimento e análise de gráficos mediada por um jogo virtual de tabuleiro
DOI:
https://doi.org/10.5902/2179460X69658Palavras-chave:
Aprendizado baseado em jogos, Cinemática, Interpretação de gráficosResumo
Os avanços tecnológicos observado nas últimas décadas têm demandado novas formas de se praticar o ensino em seus diferentes níveis. Nessa linha, apresentamos, analisamos e discutimos as possibilidades de aplicação em sala de aula de uma proposta de material didático que desenvolvemos e que pode ser usado junto a estudantes dos anos finais do ensino fundamental II e do ensino médio. O material é composto por um jogo de tabuleiro virtual e um software desenvolvido em Python que permite a organização e análise dos dados obtidos à medida que o jogo acontece. O material, de cunho lúdico e tecnológico, permite que sejam explorados junto aos estudantes conceitos relacionados ao movimento de um corpo como, por exemplo, posição, classificação do movimento e velocidade média. Esse estudo é realizado através da análise dos dados relacionados ao desempenho de cada estudante no jogo de tabuleiro a partir de gráficos da posição e da velocidade média entre duas jogadas consecutivas, ambos versus o tempo. A plataforma proposta é intuitiva, de relativa simples utilização e tem potencial para contribuir para com o processo de ensino do tópico aqui explorado em um contexto de maior significação, permitindo aos estudantes maior engajamento e concretização acerca do tema.
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- 2023-01-06 (3)
- 2023-01-06 (2)
- 2022-12-28 (1)
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