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Introdução ao estudo do movimento e análise de gráficos mediada por um jogo virtual de tabuleiro

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2179460X69658

Palavras-chave:

Aprendizado baseado em jogos, Cinemática, Interpretação de gráficos

Resumo

Os avanços tecnológicos observado nas últimas décadas têm demandado novas formas de se praticar o ensino em seus diferentes níveis. Nessa linha, apresentamos, analisamos e discutimos as possibilidades de aplicação em sala de aula de uma proposta de material didático que desenvolvemos e que pode ser usado junto a estudantes dos anos finais do ensino fundamental II e do ensino médio. O material é composto por um jogo de tabuleiro virtual e um software desenvolvido em Python que permite a organização e análise dos dados obtidos à medida que o jogo acontece. O material, de cunho lúdico e tecnológico, permite que sejam explorados junto aos estudantes conceitos relacionados ao movimento de um corpo como, por exemplo, posição, classificação do movimento e velocidade média. Esse estudo é realizado através da análise dos dados relacionados ao desempenho de cada estudante no jogo de tabuleiro a partir de gráficos da posição e da velocidade média entre duas jogadas consecutivas, ambos versus o tempo. A plataforma proposta é intuitiva, de relativa simples utilização e tem potencial para contribuir para com o processo de ensino do tópico aqui explorado em um contexto de maior significação, permitindo aos estudantes maior engajamento e concretização acerca do tema.

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Biografia do Autor

Antonio Augusto Soares, Universidade Federal de São Carlos, Sorocaba, SP

Bacharel em Física pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). Mestre em Física e Doutor em Ciências pela UNICAMP. Professor da Universidade Federal de São Carlos UFSCar) no Departamento de Física, Química e Matemática. Docente e orientador no Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (MNPEF-SBF).

Michael de Oliveira Stavel, Universidade Federal de São Carlos, Sorocaba, SP

Licenciando em Física pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) campus Sorocaba. Professor de Física e Matemática do Ensino Básico.

Marco Antonio Centurion, Universidade Federal de São Carlos, Sorocaba, SP

Possui graduação em Tecnologia em Logística pela Faculdade de Tecnologia de Sorocaba (2012). Graduando pela Universidade Federal de São Carlos - Campus Sorocaba no curso de Licenciatura em Física.

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Publicado

2022-12-28 — Atualizado em 2023-01-06

Versões

Como Citar

Soares, A. A., Stavel, M. de O., & Centurion, M. A. (2023). Introdução ao estudo do movimento e análise de gráficos mediada por um jogo virtual de tabuleiro. Ciência E Natura, 44, e60. https://doi.org/10.5902/2179460X69658 (Original work published 28º de dezembro de 2022)