Trincas Pitagóricas: uma abordagem para auxiliar o ensino de Matemática

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2179460X68025

Palavras-chave:

Trincas Pitagóricas, Teorema de Pitágoras, Números primos

Resumo

O presente trabalho é fruto da exploração de metodologias de ensino que visam uma maior interação do aluno com o conceito abordado. Durante o texto apresentamos métodos de se obter as famosas trincas Pitagóricas a partir de conceitos de teoria dos números e álgebra. Nossa proposta consiste em fornecer ao professor (leitor) ferramentas matemáticas teóricas com as quais ele possa melhor desenvolver sua prática em diversos conteúdos de matemática. A busca por novas trincas Pitagóricas sempre foram alvo de fascínio e do estudo, tanto de matemáticos profissionais como de estudantes curiosos, sendo assim o tema aqui é desenvolvido e resultados já conhecidos da comunidade são apresentados e demonstrados de maneira inédita, isto é, com abordagens matemáticas que não foram encontradas em trabalhos anteriores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Saulo Portes dos Reis, Instituto Federal de São Paulo

Possui graduação em Física Licenciatura (2007) e graduação em Matemática Licenciatura - UNESP Faculdade de engenharia de Ilha Solteira (2014). Possui título de mestre profissional em matemática (PROFMAT) e doutor em Ciência dos Materiais pela UNESP Faculdade de engenharia de Ilha Solteira. Atualmente é professor do Instituto Federal de São Paulo (campus Votuporanga).

Marina da Silva Margiotti Machado, Instituto Federal de São Paulo

É graduada em Licenciatura em Letras com habilitação em Francês e Licenciatura em Pedagogia. Tem mestrado em Educação, na linha de pesquisa Políticas e Gestão de Organizações Educacionais. Atualmente trabalha como Professora de Educação Básica,Técnica e Tecnológica do IFSP na área de Educação/Pedagogia.

Dulcilene Aparecida Flores de Paula, Secretaria da Educação do Estado de São Paulo

Possui graduação em Física pelo Centro Universitário de Votuporanga (1999). Atualmente é professora de Educação Básica II da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo. Tem experiência na área de Física.

Rafael Pupim Vignoto, Instituto Federal de São Paulo

Discente no curso de graduação em Licenciatura em Física pelo Instituto Federal de São Paulo.

Referências

BENITO, M.; VARONA, J. L. Pytagorean triangles with legs less than n. Journal of computational and applied mathematics, [s.l.], v. 143 n. 1, p. 117-126, jun. 2002.

CREASE, R. P. As grandes equações: a história das fórmulas matemáticas mais importantes e os cientistas que as criaram. Rio de Janeiro: Zahar, 2011.

EVES, H. W. Introdução à história da matemática. 5ª ed. Campinas, SP: Unicamp, 2011.

FIRMIANO, A.; SANTOS, J. P. M.; ELOY, M. E.; CARDOSO, C. As infinitas trincas pitagóricas de Euclides. Revista eletrônica Paulista CQD, [s.l.], v. 17, p. 13-26, fev. 2020.

HEFEZ, A. Elementos de aritmética. 2ª ed. Rio de Janeiro: SBM, 2011.

JESUS, A. F.; SANTOS, J. P. M.; LINARES, J. L. Investigando fatores primos com trincas pitagóricas. Trilhas pedagógicas,. [s.l.], v. 10 n.12, p. 239-252, ago. 2020.

LOOMIS, E. S.; The Pythagorean proposition. 2ª ed. Washington DC: National council of teachers of mathematics, 1968.

ROQUE, T. História da matemática. Rio de Janeiro: Zahar, 2012.

SING , S. O último teorema de Fermat. 3ª ed. Rio de Janeiro: BestBolso, 2018.

STEWART, I. 17 Equações que mudaram o mundo. Rio de Janeiro: Zahar, 2013.

Downloads

Publicado

2023-06-22

Como Citar

Reis, S. P. dos, Machado, M. da S. M., Paula, D. A. F. de, & Vignoto, R. P. (2023). Trincas Pitagóricas: uma abordagem para auxiliar o ensino de Matemática. Ciência E Natura, 45, e10. https://doi.org/10.5902/2179460X68025

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)