Inclusive education in science and chemistry teaching - a literature review on pedagogical proposals aimed at students with atypical development

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2179460X67178

Palavras-chave:

Educação Inclusiva, Ensino de Ciências, Educação de pessoas com desenvolvimento atípico

Resumo

O presente artigo objetiva analisar como a perspectiva da Educação Inclusiva está sendo abordada nas pesquisas da área de Ensino de Ciências e de Química, para identificar propostas pedagógicas para estudantes com desenvolvimento atípico na dimensão cognitiva, como aqueles com deficiência intelectual ou múltiplas, síndromes, transtornos globais do desenvolvimento, altas habilidades/superdotação ou outro transtorno de aprendizagem. Para tanto, realizou-se uma revisão bibliográfica, do tipo estado do conhecimento, em periódicos classificados em estratos A1, A2 e B1 do Qualis/CAPES de 2016 na área de Ensino de Ciências, no período de publicações entre 2006 e maio de 2019. A análise qualitativa realizada revelou que 73 artigos apresentam o foco de interesse desta pesquisa, sendo que a maioria versa sobre as concepções e formação de professores e boa parte dos artigos são teóricos e poucos descrevem pesquisas no contexto escolar e sobre estratégias didáticas. Os resultados produzidos por categorias de análise evidenciam que mais da metade dos autores e das pesquisas executadas estão relacionados às instituições de ensino superior das regiões Sul e Sudeste. Sobre os princípios pedagógicos das sequências didáticas, percebe-se que a maioria utiliza recursos audiovisuais e materiais de leitura. Destaca-se a escassez de pesquisas quanto ao âmbito das concepções dos estudantes e aspectos cognitivos acerca de sua aprendizagem a partir da perspectiva inclusiva nas principais revistas da área, principalmente analisando experiências didáticas no Ensino de Ciências e Química. Dessa forma, salienta-se a necessidade de mobilizar novas pesquisas dessa natureza na área.

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Biografia do Autor

Franciane Silva Cruz de Lima, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS, Brasil

Doutoranda em Ensino de Química pelo Programa de Pós-Graduação em Química da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Porto Alegre/Rio Grande do Sul/Brasil.

Denise Maria Bohn, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS, Brasil

Licencianda em Química pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Camila Greff Passos, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS, Brasil

Doutora em Educação Química. Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Programa de Pós-Graduação em Química do Instituto de Química da UFRGS.

Daniel das Chagas de Azevedo Ribeiro, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS, Brasil

Pós-Doutorando na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

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Publicado

2022-07-05

Como Citar

Lima, F. S. C. de, Bohn, D. M., Passos, C. G., & Ribeiro, D. das C. de A. (2022). Inclusive education in science and chemistry teaching - a literature review on pedagogical proposals aimed at students with atypical development. Ciência E Natura, 44, e32. https://doi.org/10.5902/2179460X67178

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