Inclusive education in science and chemistry teaching - a literature review on pedagogical proposals aimed at students with atypical development
DOI:
https://doi.org/10.5902/2179460X67178Palavras-chave:
Educação Inclusiva, Ensino de Ciências, Educação de pessoas com desenvolvimento atípicoResumo
O presente artigo objetiva analisar como a perspectiva da Educação Inclusiva está sendo abordada nas pesquisas da área de Ensino de Ciências e de Química, para identificar propostas pedagógicas para estudantes com desenvolvimento atípico na dimensão cognitiva, como aqueles com deficiência intelectual ou múltiplas, síndromes, transtornos globais do desenvolvimento, altas habilidades/superdotação ou outro transtorno de aprendizagem. Para tanto, realizou-se uma revisão bibliográfica, do tipo estado do conhecimento, em periódicos classificados em estratos A1, A2 e B1 do Qualis/CAPES de 2016 na área de Ensino de Ciências, no período de publicações entre 2006 e maio de 2019. A análise qualitativa realizada revelou que 73 artigos apresentam o foco de interesse desta pesquisa, sendo que a maioria versa sobre as concepções e formação de professores e boa parte dos artigos são teóricos e poucos descrevem pesquisas no contexto escolar e sobre estratégias didáticas. Os resultados produzidos por categorias de análise evidenciam que mais da metade dos autores e das pesquisas executadas estão relacionados às instituições de ensino superior das regiões Sul e Sudeste. Sobre os princípios pedagógicos das sequências didáticas, percebe-se que a maioria utiliza recursos audiovisuais e materiais de leitura. Destaca-se a escassez de pesquisas quanto ao âmbito das concepções dos estudantes e aspectos cognitivos acerca de sua aprendizagem a partir da perspectiva inclusiva nas principais revistas da área, principalmente analisando experiências didáticas no Ensino de Ciências e Química. Dessa forma, salienta-se a necessidade de mobilizar novas pesquisas dessa natureza na área.
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