Reflexões discentes: participação em um curso superior em Ciências - Biologia e Química no IEAA/UFAM

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2179460X66788

Palavras-chave:

Licenciatura, Formação de professor, Estabilidade financeira

Resumo

Este artigo faz parte de um módulo abordado em uma monografia de conclusão de curso e apresenta reflexões a partir das concepções dos discentes ao ingressar no curso de licenciatura plena em Ciências: Biologia e Química no IEAA/UFAM. Participaram da pesquisa 29 alunos, assumindo uma pesquisa qualitativa. Para análise dos dados, utilizou-se a técnica de análise de conteúdo. Os resultados sinalizam que ao pensar na formação acadêmica a partir da inserção em um curso de nível superior, seja ele ou não de licenciatura, faz toda a diferença, uma vez que os alunos consideram, a qualificação profissional como um diferencial na vida do indivíduo, proporcionando novas possibilidades para ingressar no mercado de trabalho. Além disso, a escolha do curso de Ciências: Biologia e Química seria uma boa opção por se tratar de uma área específica com poucos profissionais qualificados para atuar na região, possibilitando assim uma oportunidade de se estabilizarem financeiramente.

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Biografia do Autor

Felipe Augusto Marques Freitas, Universidade Federal do Amazonas, Manaus, AM, Brasil

Graduado em Ciências - Biologia e Química. Mestrando em Ensino pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino.

Renato Abreu Lima, Universidade Federal do Amazonas, Manaus, AM, Brasil

Biólogo, Especialista em Gestão Ambiental, Mestre em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente e Doutor em Biodiversidade e Biotecnologia. 

Maria Isabel Alonso Alves, Universidade Federal do Amazonas, Manaus, AM, Brasil

 Mestra em Educação. Doutora em Educação pelo Programa de Doutorado em Educação.

Felipe Sant’Anna Cavalcante, Universidade Federal do Amazonas, Manaus, AM, Brasil

É formado em Ciências Biológicas (Bacharelado e Licenciatura). Especialista em Metodologia do Ensino Superior. Mestre em Ciências Ambientais do Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente, Doutorando no Programa de Pós-graduação em Ciências do Ambiente e Sustentabilidade na Amazônia

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Publicado

2022-08-15 — Atualizado em 2022-09-23

Versões

Como Citar

Freitas, F. A. M., Lima, R. A., Alves, M. I. A., & Cavalcante, F. S. . (2022). Reflexões discentes: participação em um curso superior em Ciências - Biologia e Química no IEAA/UFAM. Ciência E Natura, 44, e41. https://doi.org/10.5902/2179460X66788 (Original work published 15º de agosto de 2022)

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