Degradação do solo após o trânsito de um veículo de combate militar leopardo 1A5BR
DOI:
https://doi.org/10.5902/2179460X62685Palavras-chave:
Tanque de guerra, Compactação do solo, Capacidade de carga, Degradação da terra, ExércitoResumo
O tráfego de veículos pesados, especialmente veículos de combate militar de grande porte, causa compactação do solo, o que reduz sua qualidade física e aumenta sua suscetibilidade à erosão. Um grande contingente do Exército Brasileiro realiza treinamento de veículos de combate no Campo de Instrução de Santa Maria (CISM), o que causou degradação do ecossistema. O objetivo deste estudo foi avaliar o efeito do tráfego de veículos de combate Leopard 1A5BR nas propriedades físicas de um Argissolo Vermelho-Amarelo com histórico de tráfego de veículos militares. Foram avaliados dois tipos de manobras: (i) tráfego em linha reta com 0, 1 e 3 passadas e (ii) manobra pivotante com 0, 1 e 2 pivotamentos. A morfologia do solo, a distribuição granulométrica e o teor de carbono orgânico foram analisados nas camadas de 0,00-0,10 e 0,20-0,30 m. Densidade aparente, porosidade total, macroporosidade, microporosidade, condutividade hidráulica do solo saturada, resistência à penetração e pressão de pré-consolidação foram avaliadas nas camadas de 0,00-0,04, 0,10-0,14 e 0,20-0,24 m. A pressão de pré-consolidação da camada superficial indicou que a camada superficial do solo é suscetível à compactação de tráfego do Leopard 1A5BR. Apenas uma passada (tráfego em linha reta) e uma manobra de pivotamento foram suficientes para aumentar a resistência à penetração e a densidade do solo e reduzir a porosidade total e a macroporosidade na camada superficial (0,00-0,04 m).
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