Degradação do solo após o trânsito de um veículo de combate militar leopardo 1A5BR

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2179460X62685

Palavras-chave:

Tanque de guerra, Compactação do solo, Capacidade de carga, Degradação da terra, Exército

Resumo

O tráfego de veículos pesados, especialmente veículos de combate militar de grande porte, causa compactação do solo, o que reduz sua qualidade física e aumenta sua suscetibilidade à erosão. Um grande contingente do Exército Brasileiro realiza treinamento de veículos de combate no Campo de Instrução de Santa Maria (CISM), o que causou degradação do ecossistema. O objetivo deste estudo foi avaliar o efeito do tráfego de veículos de combate Leopard 1A5BR nas propriedades físicas de um Argissolo Vermelho-Amarelo com histórico de tráfego de veículos militares. Foram avaliados dois tipos de manobras: (i) tráfego em linha reta com 0, 1 e 3 passadas e (ii) manobra pivotante com 0, 1 e 2 pivotamentos. A morfologia do solo, a distribuição granulométrica e o teor de carbono orgânico foram analisados nas camadas de 0,00-0,10 e 0,20-0,30 m. Densidade aparente, porosidade total, macroporosidade, microporosidade, condutividade hidráulica do solo saturada, resistência à penetração e pressão de pré-consolidação foram avaliadas nas camadas de 0,00-0,04, 0,10-0,14 e 0,20-0,24 m. A pressão de pré-consolidação da camada superficial indicou que a camada superficial do solo é suscetível à compactação de tráfego do Leopard 1A5BR. Apenas uma passada (tráfego em linha reta) e uma manobra de pivotamento foram suficientes para aumentar a resistência à penetração e a densidade do solo e reduzir a porosidade total e a macroporosidade na camada superficial (0,00-0,04 m).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cândida Regina Müller, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS, Brasil

Graduação em Engenharia Geológica, mestrado em Ciência do Solo, doutorado em andamento em Ciência do Solo. Especialização em andamento em Curso de Formação de Professores para Educação Profissional.

Fabrício de Araújo Pedron, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS, Brasil

Engenheiro Agrônomo formado pela Universidade Federal de Santa Maria, com graduação sanduiche na Michigan State University. Possui mestrado em Ciência do Solo pela UFSM e Doutorado e Pós-Doutorado em Ciência do Solo pela mesma Instituição. Professor Adjunto do Departamento de Solos da UFSM. Atualmente é Coordenador do Programa de Educação em Solos da UFSM 

Beatriz Wardzinski Barbosa, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS, Brasil

Gestora Ambiental formada pela Universidade Federal do Pampa, com graduação sanduíche na Universidade do Porto e Mestra em Ciência do Solo. Atualmente é doutoranda e bolsista CAPES no Programa de Pós-Graduação de Ciência do Solo pela Universidade Federal de Santa Maria

Miriam Fernanda Rodrigues, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS, Brasil

Técnica Agrícola - Habilitação em Agropecuária, Engenheira Florestal e Mestre em Engenharia Florestal pela Universidade Federal de Santa Maria. Doutora em Engenharia Florestal pela Universidade Federal de Santa Maria com período sanduíche no Spatial Sciences Laboratory do Department of Ecosystem Science and Management da Texas A&M University. Pós-doutora em Engenharia Florestal e em Ciência do Solo, pela UFSM.

Paulo Ivonir Gubiani, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS, Brasil

Técnico Agrícola pela Escola Agrotécnica Federal de São Vicente do Sul-RS, graduado em Agronomia pela Universidade Federal de Santa Maria, mestre e doutor em Ciência do Solo pela UFSM. Atualmente é professor associado da UFSM, vinculado ao Departamento de Solos.

Ricardo Simão Diniz Dalmolin, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS, Brasil

Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal de Santa Maria, mestrado em Agronomia pela Universidade Federal de Santa Maria e doutorado em Ciências do Solo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul com estágio na Universidade Técnica de Munique, Alemanha. Atualmente é professor Titular da Universidade Federal de Santa Maria atuando nos cursos de graduação em Agronomia e Engenharia Florestal. É professor e orientador do programa de pós-graduação em Ciência do Solo e do programa pós-graduação em Educação Ambiental.

Ricardo Bergamo Schenato, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS, Brasil

Graduou-se em Agronomia pela Universidade Federal de Santa Maria, possui mestrado pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência do Solo dessa mesma instituição e doutorado pelo Programa de Pós-graduação em Ciência do Solo da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professor no Departamento de Solos da Universidade Federal de Santa Maria.

Referências

Aguiar, MI. Qualidade física do solo em sistemas agroflorestais. Dissertação (Mestrado em solos e Nutrição de Plantas) – Universidade Federal de Viçosa; 2008. p.79.

Alakukku L. Sustainable Agriculture. The Baltic University Programme: Uppsala University; Soil Compaction 2012;28:217-221.

Althoff PS, Thien SJ. Impact of M1A1 main battle tank disturbance on soil quality, invertebrates, and vegetation characteristics. Journal of

Terramechanics 2005;42:159–176. doi:10.1016/j.jterra.2004.10.014

Alvares CA, Stape JL, Sentelhas PC, Gonçalves JLM, Sparovek G. Köppen’s climate classification map for Brazil. Meteorol Z 2013;22:711–728. doi:10.1127/0941-2948/2013/0507

Anderson AB, Palazzo AJ, Ayers PD, Fehmi JS, Shoop S, Sullivan P. Assessing the impacts of military vehicle traffic on natural areas. Introduction to the special issue and review of the relevant military vehicle impact literature. Journal of Terramechanics 2005;42:143–158. doi:10.1016/j.jterra.2005.01.001

Ayers PD. Environmental damage from tracked vehicle operation. Journal of Terramechanics 1994:31:173–183. doi:10.1016/0022-4898(94)90014-0

Barbosa BW, Pedron FA, Müller CR, Rodrigues MF, Gubiani PI, Schenato RB, Dalmolin RSD. Physical properties of a Brazilian sandy loam soil after the traffic of a military vehicle M113BR. Revista Brasileira de Ciência do Solo, 2020; 44:1-25.

Barik K, Aksakal, EL, Islam KR, Sari S, Angin I. Spatial variability in soil compaction properties associated with field traffic operations. Catena 2014;120:122-133.

Beutler AN, Centurion JF, Mengatto LH, Mengatto LH, Alves JB, Wagner GPC. Impacto do tráfego de máquinas na qualidade física do solo e produtividade de milho em Argissolo. Acta Scientiarum Agronomy. Maringá 2009;31:359-364. doi: 10.4025/actasciagron.v31i2.7042

Blake GR, Hartge KH. Bulk density. In: Klute A (ed). Methods of soil analysis. I. Physical and Mineralogical Methods, 2nd edn. American Society of Agronomy Madison; 1986. p. 363-375.

Braida JA, Bayer C, Albuquerque JA, Reichert JM. Matéria orgânica e seu efeito na física do solo. In: Klauberg Filho O, Mafra Al, Gatiboni LC (Ed.) Tópicos em Ciência do Solo 2011;7:221-278. Viçosa: SBCS.

Braunack, MV, Williams BG. The effect of initial soil water contente and vegetative cover on surface soil disturbance by tracked vehicles. Journal of Terramechanics 1993;30:299-311. doi:10.1016/0022-4898(93)90017-R

Busscher WJ. Adjustment of flat-tipped penetrometer resistance data to a common water content. Trans. ASAE 1990;3:519–524. http://dx.doi.org/IND90052220

Cambi M, Certini G, Neri F, Marchi E. The impact of heavy traffic on forest soils: A review. Forest Ecology and Management 2015;338:124-138. doi:10.1016/j.foreco.2014.11.022

Carvalho LA, Meurer I, Silva Junior CA da, Cavalieri KMV, Santos CFB. Dependência espacial dos atributos físicos de três classes de solos cultivados com cana-de-açúcar sob colheita mecanizada. Revista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental 2011;15:940-949. doi:10.1590/S1415-43662011000900010

Casagrande A. Determination of the preconsolidation load and its practical significance. Proceedings of the International Conference on the Soil Mechanics and Foundation Engineering; 1936. p. 60-64.

Cordeiro WR. Método de avaliação e de previsão da trafegabilidade de viaturas militares em solos brasileiros. Tese (Doutorado em Ciências em Engenharia de Defesa) – Instituto Militar de engenharia, Rio de janeiro; 2018. 246 p.

Danielson RE, Sutherland PL. Porosity. In: Klute A (ed) Methods of soil analysis. I. Physical and Mineralogical Methods, 2nd edn. American Society of Agronomy Madison; 1986. p. 443-461.

Demarais S, Tazik DJ, Guertin PJ, Jorgensen EE. Disturbance associated with military exercises. In: Lawrence, R. W. (Ed.) Ecosystems of Disturbed ground. Las Vegas; 1999. p. 385-396.

Drewry JJ, Cameron KC, Buchan GD. Pasture yield and soil physical property responses to soil compaction from treading and grazing- a review. Australian Journal of Soil Research 2008;46:237- 256. doi: 10.1071/SR07125

Fernandes LP. Avaliação da erodibilidade de um perfil de solo típico da área do Campo de Instrução de Santa Maria – RS [dissertação de mestrado]. Santa Maria (RS): Universidade Federal de Santa Maria; 2015. 150p.

Freddi OS, Centurion JF, Amauri NB, Aratani RG, Leonel CL. Compactação do solo no crescimento radicular e produtividade da cultura do milho. Revista Brasileira de Ciência do Solo 2007;31:627-636. doi:10.1590/S0100-06832007000400003

Gee GW, Bauder JW. Particle size analysis. In: Kluter A. (Ed.) Methods of soil analysis: Part 1 - Physical and mineralogical methods. 2nd ed. Madison: Soil Science Society of America; 1986. p. 383-411.

Gubiani PI, Reinert DJ, Reichert JM, Goulart RZ, Fontanela E. Excel Add-In To Model The Soil Compression Curve. Engenharia Agrícola 2017;37:603-610. doi:10.1590/1809-4430-eng.agric.v37n3p603-610/2017

INMET [Internet]. Brasília (DF): Instituto Nacional De Meteorologia. Estações automáticas – Santa Maria. 2019 [citado em 2019 Fev 03]. Available at: http://inmet.gov.br/.

IUSS Working Group WRB. World Reference Base for Soil Resources 2014, update 2015. International soil classification system for naming soils and creating legends for soil maps.

Kane JR, Ayers P, Howard H, Anderson A, Koch D. Multipass coefficients for terrain impacts based on military vehicle type, size and dynamic operating properties. Journal of Terramechanics 2013;50:175-183. doi:10.1016/j.jterra.2013.04.001

Klute A. Water Retention: Laboratory Methods, in: Klute, A. Methods of Soil Analysis. I. Physical and Mineralogical Methods. American Society of Agronomy, Madison; 1986. p. 635–662.

Knob MJ. Estudo da trafegabilidade aplicada a veículos de roda em transporte e tração. Tese (Doutorado em Engenharia Agrícola) – Centro de Ciências Rurais, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria; 2010. 153 p.

Lamandé M, Schjønning P. Transmission of vertical stress in a real soil profile. Part II: Effect of tyre size, inflation pressure and wheel load. Soil and Tillage Research 2011;114:71-77. doi:10.1016/j.still.2010.08.011

Lanzanova ME, Eltz FLF, Nicoloso RdaS, Amado TJC, Reinert DJ, Rocha MRda. Atributos físicos de um Argissolo em sistemas de culturas de longa duração sob semeadura direta. Revista Brasileira de Ciência do Solo 2010;34:1333-1342

Liu K, Ayers P, Howard H, Anderson A. Influence of soil and vehicle parameters on soil rut formation. Journal of Terramechanics 2010;47:143-150. doi:10.1016/j.jterra.2009.09.001

Nelson EW, Sommers LE. Total carbon, organic carbon, and organic matter, In: Page, A.L. (Ed.), Methods of Soil Analysis. Part 2. 2nd ed. Agronomy Monograph 9. ASA and SSSA, Madison; 1982. p. 539–579.

Nie ZN, Ward GN, Michael AT. Impact of pugging by dairy cows on pastures and indicators of pugging damage to pasture soil on south – western Victoria. Australian Journal Agricultural of Soil Research 2001;52:37-43. doi: 10.1071/AR00063

Palazzo AJ, Jensen KB, Waldron BL, Cary TJ. Effects of tank tracking on range grasses. Journal of Terramechanics 2005;42:177-191. doi:10.1016/j.jterra.2004.10.005

Pedron FA, Samuel-Rosa A. Dalmolin, RSD. Variation in pedological characteristics and the taxonomic classification of Argissolos (Ultisols and Alfisols) derived from sedimentary rocks. Revista Brasileira de Ciência do Solo 2012;36:1-9. doi: 10.1590/S0100-06832012000100001

Pittelkow GC. Erosão em estrada de terra no Campo de Instrução de Santa Maria (CISM). Dissertação (Mestrado em Geografia) – Centro de Ciências Naturais e Exatas, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria; 2013. 115 p.

Prosser CW, Sedivec KK, Barker WT. Tracked vehicle effects on vegetation and soil characteristics. Journal of Range Management 2000;53:666–670. doi:10.2307/4003164

Reichert JM, Reinert DJ, Braida JA. Qualidade dos solos e sustentabilidade de sistemas agrícolas. Ciência & Ambiente 2003;27:29–48.

Reinert DJ, Reichert JM. Coluna de areia para medir a retenção de água no solo – protótipos e teste. Ciência Rural 2006;36:1931–1935. doi:10.1590/S0103- 84782006000600044

Reinert DJ, Albuquerque JA, Reichert JM, Aita C, Andrada MMC. Limites críticos de densidade do solo para o crescimento de raízes de plantas de cobertura em Argissolo Vermelho. Revista Brasileira de Ciência do Solo 2008;32:1805-1816. doi:10.1590/S0100-06832008000500002

Retta A, Wagner LE, Tatarko J, Todd TC. Evaluation of Bulk Density and Vegetation as Affected by Military Vehicle traffic at Fort Riley, Kansas. American Society of Agricultural and Biological Engineers 2013;52:653-665. ISSN 2151-0032.

Richart A, Filho JT, Brito OR, Llanillo RF, Ferreira R. Compactação do solo: causas e efeitos. In: Seminário de Ciências Agrárias, Londrina 2005;26:321-344. ISSN: 1676-546X

Rizzardi AS, Righes AA, Kemerich PDdaC, Silva RF, Santos SAdos, Borba WFde. Atributos físicos e fluxo de água em solos da bacia

hidrográfica do rio Vacacaí-Mirim – RS. REMOA 2014;13:3690-3701. Edição Especial LPMA/UFSM. doi:10.5902/2236130814260

Santos HG, Jacomine PKT, Anjos LHC, Oliveira VA, Lumbreras JF, Coelho MR, et al. Sistema Brasileiro de Classificação de Solos. 5 ed. Brasília (DF): EMBRAPA; 2018. 590 p.

Santos RD, Santos HG, Ker JC, Anjos LHC, Shimizu SH. Manual de descrição e coleta de solo no campo. 7 ed. Viçosa (MG): SBCS; 2015.

Sartori P. Geologia e geomorfologia de Santa Maria. Ciência & Ambiente 2009;39:19-42.

Silva VR, Reinert DJ, Reichert JM. Susceptibilidade à compactação de um Latossolo Vermelho-Escuro e de um Podzólico Vermelho-Amarelo. Revista Brasileira de Ciência do Solo 2000;4:239–249. doi:10.1590/S0100-06832000000200001

Silva AJN da, Cabeda MSV. Compactação e compressibilidade do solo sob sistemas de manejo e níveis de umidade. Revista Brasileira de Ciência do Solo 2006;30: 921-930. doi:10.1590/S0100-06832006000600001

Solgi A, Najafi A, Sadeghi SH. Effects of traffic frequency and skid trail slope on surface runoff and sediment yield. International Journal of Forest Engineering 2014;25:171-178. doi:10.1080/14942119.2014.955699

Soil Survey Staff. Keys to Soil Taxonomy. 12 ed. Washington (DC): USDA-Natural Resources Conservation Service; 2014. 372 p.

Suzuki LEAS, Reichert JM, Reinert DJ. Degree of compactness, soil physical properties and yield of soybean in six soils under no-tillage. Soil Research 2013;51:311–321. doi:10.1071/SR12306

Teixeira PC, Donagemma GK, Fontana A, Teixeira WG. Manual de métodos de análise de solo. 3 ed. Brasília (DF): EMBRAPA; 2017. 575 p.

Thurow TL, Warren SD, Carlson DH. Tracked vehicle traffic effects on the hydrologic characteristics of Central Texas Rangeland. Transactions of the ASAE 1993;36:1645-1650.

USDA. Soil Quality Resource Concerns: Compaction. Washington (DC): National Soil Survey Center; 1996.

Valicheski RR, Grossklaus F, Stürmer SLK, Tramontin AL, Baade ESAS. Desenvolvimento de plantas de cobertura e produtividade da soja conforme atributos físicos em solo compactado. Revista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental 2012;16:969-977. doi:10.1590/S1415-43662012000900007

Van Donk SJ, Huang X, Skidmore EL, Anderson AB, Gebhart DL, Prehoda VE, Kellogg EM. Wind erosion from military training lands in the Majove Desert, California, U.S.A. Journal of Arid Environments 2003;54:687-703. doi: 10.1006/jare.2002.1085

Vennik K, Kukk P, Krebstein K, Reintam E, Keller T. Measurements and simulations of rut depth due to single and multiple passes of a military vehicle on different soil types. Soil & Tillage Research 2019;189:120-127. doi:10.1016/j.still.2018.10.011

Webb RH. Recovery of Severely Compacted Soils in the Mojave Desert, California, USA, Arid Land Research and Management 2002;16:291-305. doi: 10.1080/153249802760284829

Publicado

2022-02-17

Como Citar

Müller, C. R., Pedron, F. de A., Barbosa, B. W., Rodrigues, M. F., Gubiani, P. I., Dalmolin, R. S. D., & Schenato, R. B. (2022). Degradação do solo após o trânsito de um veículo de combate militar leopardo 1A5BR. Ciência E Natura, 43, e87. https://doi.org/10.5902/2179460X62685

Edição

Seção

Geociências

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)