The development of skills in Primary Health Care nurses for coping with social inequalities in health
DOI:
https://doi.org/10.5902/2179460X43416Palavras-chave:
Nurses, Professional Training, Social Inequity, Primary Health Care.Resumo
The objective of this study was to identify and develop skills with Primary Health Care nurses to work the social inequalities in health. This is a qualitative research based on action-research, performed with six primary health care nurses in a municipality of Minas Gerais, who participated in educational workshops addressing coping strategies for social inequalities in health. The data collection occurred through a focal group and non-participant observation, from March to May 2018. The data were analyzed through the thematic content analysis technique. The identification and training of skills to cope with this was founded on knowledge, skills and attitudes. The participants stressed the importance of knowing their role in the scenario where they work, as well as the functioning of the Health Care Network and legislation to support them to coping with this problem, being the communicational skills essential in this process. The knowledge acquired in the workshop enabled participants to recognize attitudes in their professional routine, which enable them to act in the face of this reality. The present study indicates the importance of appreciating and strengthening the training of nurses for the development of competences to act on social inequalities.
Downloads
Referências
AITH F, SCALCO N. Direito à saúde de pessoas em condição de vulnerabilidade em centros urbanos. Rev. USP. [Internet]. 2015 [cited 2017 fev 10];(107):43-54. Available from: http://www.revistas.usp.br/revusp/article /view/115112/112817.
ARANTES LJ, SCHIMIZU HE, MERCHÁN-HERMANN E. Contribuições e desafios da Estratégia Saúde da Família na Atenção Primária à Saúde no Brasil: revisão da literatura. RC&SC [Internet]. 2016 [cited 2017 fev 10];21(5): 1499-1509. Available from: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1413-81232016000501499&script=sci_abstract&tlng=pt.
ARRUDA C et al. Redes de atenção à saúde sob a luz da teoria da complexidade. EEAN [Internet]. 2015 [cited 2017 jan 10];19(1):169-173. Available from:http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext &pid=S1414-81452015000100169.
BARDIN L. Análise de conteúdo. 70st ed. Lisboa 2016.
BARRETO ML. Desigualdades em Saúde: uma perspectiva global. RC&SC [Internet]. 2017 [cited 2020 fev 23];22(7):2097-2108. Available from:http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1413-81232017002702097&script=sci_abstract& tlng=pt.
BARROS FPC, SOUSA MF. Equidade: seus conceitos, significações e implicações para o SUS. Saúde Soc. [Internet]. 2016 [cited 2017 fev 10]; 25(1):9-18, 2016. Available from:http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0104-12902016000100009&script=sci_abstract& tlng=pt.
BORGES MAR, AMARAL AF. A desigualdade social e suas influências na subjetividade contemporânea. Rev. Psicol. Saúde em Debate [Internet]. 2015 [cited 2017 fev 10];1(2). Available from:http://psicodebate.dpgpsifpm.com.br/index.php/periodico/article/view/19/11.
BRASIL. Ministério da Educação; Conselho Nacional de Educação. Câmara da Educação Superior. Resolução nº 3/01- Institui Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Enfermagem. Brasília(Brasil): Ministério da Educação e Cultura; 2001. Resolução nº 3, de 07 de novembro de 2001. Institui Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Enfermagem. Distrito Federal (Brasil);2001.
BRASIL; Constituição da República Federativa do Brasil. Promulgada em 5/88- ; Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília (Brasil): Brasil; 1988.
BUCK-MCFADYEN E, MACDONNELL J. Contested practice: political activism in nursing and implications for nursing education. Int. J. Nurs. Educ. Scholarship [Internet]. 2017 [cited 2018 mai 15]. Available from:https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/28749781.
BUSS PM, PELLEGRINI FILHO A. A saúde e seus determinantes sociais. PHYSIS: Rev. de Saúde Coletiva [Internet]. 2007 [cited 2017 fev 10];17(1): 77-93. Available from:http://www.scielo.br/scielo.php?pid=s0103-73312007000100006&script=sci_abstract& tlng=pt.
COSTA CFS et al. A complexidade da rede de atenção à saúde. Cienc. Cuid. Saude [Internet]. 2015 [cited 2018 mai 15];];14(4): 1609-1615. Available from:http://periodicos.uem.br/ojs/index.php/CiencCuidSaude /article/view/27791/pdf.
DELORS J et al. Educação: um tesouro a descobrir [Internet]. Brasília: UNESCO [cited 2017 jan 20]. Relatório para a UNESCO da Comissão Internacional sobre Educação para o Século XXI 2010. Available from http://unesdoc.unesco.org/images/0010/001095/109590por.pdf.
FERNANDES JD. et al. Aderência de cursos de graduação em enfermagem às diretrizes curriculares nacionais na perspectiva do sistema único de saúde. EEAN [Internet]. 2013 [cited 2017 fev 10];17(1):82-89. Availablefrom:http://www.scielo.br/scielo.php? script=sci_arttext&pid=S1414-81452013000100012.
FERNANDES MC. et al. Identidade do enfermeiro na atenção básica: percepção do “faz de tudo”. Rev. Bras. Enferm. [Internet]. 2018 [cited 2018 mai 15];71(1):154-159. Available from: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0034-71672018000100142&script=sci_abstract& tlng=pt.
FERREIRA SRS, PÉRICO LAD, DIAS VRFG. A complexidade do trabalho do enfermeiro na atenção primária à saúde. Rev. Bras. Enferm. [Internet]. 2018 [cited 2018 mai 15];71(1):752-757. Available from:http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid= S0034-71672018000700704&lng= en&nrm =iso& tlng=pt.
FERTONANI HP et al. Modelo assistencial em saúde: conceitos e desafios para a atenção básica brasileira. RC&SC [Internet]. 2015 [cited 2017 fev 10];20(6):1869-1878. Available from: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-81232015000601869.
FRANCO TB, MERHY EE. Trabalho, produção do cuidado e subjetividade em saúde. 1st ed.São Paulo: Hucitec; 2013.
Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística [Internet]. Brasília: Ministerio do planejamento, Orgameto e Gestão (BR) [cited 2016 dez 31]. Estimativas da população residente no Brasil e unidades da federação com data de referência em 1º de julho de 2015. Available from:ftp://ftp.ibge.gov.br/Estimativas_de_Populacao/Estimativas_2015/estimativa_dou_201 5_20150915.pdf.
LEONELLO VM, OLIVEIRA MAC. Construindo competências para ação educativa da enfermeira na atenção básica. Rev. Esc. Enferm. USP [Internet]. 2008 [cited 2018 fev 23];41(Esp):847-52. Available from: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0080-62342007000500019&script=sci_abstract&tlng=pt.
PAIM J et al. O sistema de saúde brasileiro: história, avanços e desafios. Lancet (Serie Brasil) [Internet]. 2011 [cited 2017 fev 10]:11-31. Available from: https://www.thelancet.com/pb/assets/raw/Lancet//pdfs/brazil/brazilpor1.pdf.
PEITER CC. et al. Redes de atenção à saúde: tendências da produção de conhecimento no Brasil. EEAN [Internet]. 2019 [cited 2020 fev 23];23(1). Available from: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452019000100801&lng= en& nrm= iso&tlng=pt.
PINTO AGA. et al. Vivências na estratégia saúde da família: demandas e vulnerabilidades no território. Rev. Bras. Enferm. [Internet]. 2017 [cited 2018 mai 15];70(5):970-977. Available from: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672017000500920&lng=en&nrm=iso&tlng=pt.
SCHVINGEL C, GIONGO IM, MUNHOZ AV. Grupo focal: uma técnica de Investigação qualitativa. Rev. Debates Educ. [Internet]. 2017 [cited 2017 fev 10];9(19). Available from:http://www.seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/3455/pdf.
SILVA KL, MATOS JAV, FRANCA BD. A construção da educação permanente no processo de trabalho em saúde no estado de Minas Gerais, Brasil. EEAN [Internet]. 2017 [cited 2018 mai 15];21(4). Available from:http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1414-81452017000400204&script=sci_abstract&tlng=pt.
THIOLLENT M. Metodologia da pesquisa-ação. 7st ed. São Paulo: Cortez; 2008.
TRIPP D. Pesquisa-ação: uma introdução metodológica. Educação e Pesquisa [Internet]. 2005 [cited 2017 fev 23];31(3):443-466. Available from:http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1517-97022005000300009&script=sci_abstract& tlng=pt.
Downloads
Publicado
Versões
- 2022-04-06 (2)
- 2021-05-18 (1)
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Ciência e Natura
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Para acessar a DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E EXCLUSIVIDADE E CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS clique aqui.
Diretrizes Éticas para Publicação de Revistas
A revista Ciência e Natura está empenhada em garantir a ética na publicação e na qualidade dos artigos.
A conformidade com padrões de comportamento ético é, portanto, esperada de todas as partes envolvidas: Autores, Editores e Revisores.
Em particular,
Autores: Os Autores devem apresentar uma discussão objetiva sobre a importância do trabalho de pesquisa, bem como detalhes e referências suficientes para permitir que outros reproduzam as experiências. Declarações fraudulentas ou intencionalmente incorretas constituem comportamento antiético e são inaceitáveis. Artigos de Revisão também devem ser objetivos, abrangentes e relatos precisos do estado da arte. Os Autores devem assegurar que seu trabalho é uma obra totalmente original, e se o trabalho e / ou palavras de outros têm sido utilizadas, isso tem sido devidamente reconhecido. O plágio em todas as suas formas constitui um comportamento publicitário não ético e é inaceitável. Submeter o mesmo manuscrito a mais de um jornal simultaneamente constitui um comportamento publicitário não ético e é inaceitável. Os Autores não devem submeter artigos que descrevam essencialmente a mesma pesquisa a mais de uma revista. O Autor correspondente deve garantir que haja um consenso total de todos os Co-autores na aprovação da versão final do artigo e sua submissão para publicação.
Editores: Os Editores devem avaliar manuscritos exclusivamente com base no seu mérito acadêmico. Um Editor não deve usar informações não publicadas na própria pesquisa do Editor sem o consentimento expresso por escrito do Autor. Os Editores devem tomar medidas de resposta razoável quando tiverem sido apresentadas queixas éticas relativas a um manuscrito submetido ou publicado.
Revisores: Todos os manuscritos recebidos para revisão devem ser tratados como documentos confidenciais. As informações ou ideias privilegiadas obtidas através da análise por pares devem ser mantidas confidenciais e não utilizadas para vantagens pessoais. As revisões devem ser conduzidas objetivamente e as observações devem ser formuladas claramente com argumentos de apoio, de modo que os Autores possam usá-los para melhorar o artigo. Qualquer Revisor selecionado que se sinta desqualificado para rever a pesquisa relatada em um manuscrito ou sabe que sua rápida revisão será impossível deve notificar o Editor e desculpar-se do processo de revisão. Os Revisores não devem considerar manuscritos nos quais tenham conflitos de interesse resultantes de relacionamentos ou conexões competitivas, colaborativas ou outras conexões com qualquer dos autores, empresas ou instituições conectadas aos documentos.