Valoração Geoturística das quedas d’água do munícipio de Itaara - RS
DOI:
https://doi.org/10.5902/2179460X37846Palavras-chave:
Quedas d’água, Geodiversidade, Valoração GeoturísticaResumo
As quedas d’água são excelentes atrativos geoturísticos devido a sua beleza cênica e possibilidade de explicação da história geológica através de seu perfil litoestratigráfico e dos processos erosivos atuantes, assim como de sua gênese. Por isso, esse trabalho buscou definir o potencial geoturístico das quedas d’água de Itaara, a fim de objetivar sua interpretação e contribuir com seu uso sustentável por meio do desenvolvimento do geoturismo na região. A partir disso, buscou-se localizar e mapear as principais quedas d’água do município de Itaara; e desenvolver um sistema de valoração e classificação do potencial geoturístico das quedas d’água. De um modo geral, foi possível concluir que as quedas pesquisadas possuem maior valor estético do que geocientífico e cultural; e além disso, possuem de médio a alto valor de uso potencial. Em outras palavras, as quedas de Itaara possuem um caráter patrimonial, mesmo não possuindo relevante valor geocientífico, sendo fundamental o incremento imediato de estratégias de desenvolvimento que compreendam a exploração turística das quedas d´água de forma planejada, como propõe o geoturismo, evitando que o uso descontrolado continue causando impactos negativos tanto para o meio ambiente quanto para a economia local.Downloads
Referências
AYOADE, J. O. Introdução à Climatologia para os Trópicos. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2002.
BENTO, L. C. M.; RODRIGUES S.C. Geoturismo nas quedas d'água do município de Indianópolis. Mercator. 2011; 10: 147-160.
BORBA, A.W. Geodiversidade e geopatrimônio como bases para estratégias de geoconservação: conceitos, abordagens, métodos de avaliação e aplicabilidade no contexto do Estado do Rio Grande do Sul. Pesquisa em Geociências. 2011; (38): 03-14.
BORBA, A.W. et. al. Inventário e avaliação quantitativa de geossítios: exemplo de aplicação ao patrimônio geológico do município de Caçapava do Sul (RS, Brasil). Pesquisa em Geociências. 2013; 40: 275-294.
BORBA, A. W.; SELL, J. C. Uma reflexão crítica sobre os conceitos e práticas da geoconservação. Geographia Meridionalis. 2018; 4 (1): 02 – 28.
BRILHA, J. B. R. Patrimônio Geológico e Geoconservação. Braga: Palimage Editores, 2005.
BRENA, D. A.; LONGHI, S. J. Inventário florestal. In: ITAQUI, J. (Org.), Quarta Colônia: inventários técnicos. Santa Maria: CONDESUS Quarta Colônia, 2002. p. 34-136.
COMPANHIA DE PESQUISA DE RECURSOS MINERAIS - Mapa geológico do Estado do Rio Grande do Sul escala 1:750.000. 2009. . [Internet]. 2010 [cited 2017 feb 13]. Available from: http://geobank.sa.cprm.gov.br.
FASSOULAS, C., MOURIKI, D., DIMITRIOU-NIKOLAKIS, P. & ILIOPOULOS, G. Quantitative assessment of geotopes as an effective tool for geoheritage management. Geoheritage. 2012; 4 (3): 177-193.
FERRARESE M. D. Florística de uma Reserva Particular do Patrimônio Natural em Fragmento de Mata Atlântica (Itaara, RS, Brasil). [dissertation]. Santa Maria: Universidade Federal de Santa Maria/UFSM; 2016. 80 p.
INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Censo Demográfico 2010. [Internet]. 2010 [cited 2017 mai 20]. Available from: http://www.cidades.ibge.gov.br.
LUERCE, T. D. Geoturismo na bacia hidrográfica do rio Rolante/RS: Um estudo acerca das Quedas d’água. [dissertation]. Porto Alegre: Universidade Federal do Rio Grande do Sul/UFRGS; 2015. 172 p.
MARTINS, S. C. F. Reconhecimento e caracterizacao das paisagens cenicas do potencial tutistico de Itaara. [monography]. Santa Maria: Universidade Federal de Santa Maria/UFSM; 1997. 85 p.
OLIVEIRA, C.K.R.; SALGADO, A.A.R.; LOPES, F.W.A; Proposta de um Protocolo de Avaliação Rápida para Classificação de Quedas D’água In: III Simpósio Brasileiro de Patrimônio Geológico. [CD-ROM]; 2015; Lençóis, Brasil. p. 508-512.
PHUONG, T. H. et. al. Evaluation of the geological heritage of the Dray Nur and Dray Sap waterfalls in the Central Highlands of Vietnam. Geoheritage. 2017; 9 (9): 49–57.
RECHIA, A. Santa Maria: panorama histórico-cultural. Santa Maria: Associação Santamariense de Letras, 2006.
ZIEMANN, D. R. Estratégias de geoconservação para a proposta do Geoparque Quarta Colônia-RS. [dissertation]. Santa Maria: Universidade Federal de Santa Maria/UFSM; 2016. 241 p.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Para acessar a DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E EXCLUSIVIDADE E CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS clique aqui.
Diretrizes Éticas para Publicação de Revistas
A revista Ciência e Natura está empenhada em garantir a ética na publicação e na qualidade dos artigos.
A conformidade com padrões de comportamento ético é, portanto, esperada de todas as partes envolvidas: Autores, Editores e Revisores.
Em particular,
Autores: Os Autores devem apresentar uma discussão objetiva sobre a importância do trabalho de pesquisa, bem como detalhes e referências suficientes para permitir que outros reproduzam as experiências. Declarações fraudulentas ou intencionalmente incorretas constituem comportamento antiético e são inaceitáveis. Artigos de Revisão também devem ser objetivos, abrangentes e relatos precisos do estado da arte. Os Autores devem assegurar que seu trabalho é uma obra totalmente original, e se o trabalho e / ou palavras de outros têm sido utilizadas, isso tem sido devidamente reconhecido. O plágio em todas as suas formas constitui um comportamento publicitário não ético e é inaceitável. Submeter o mesmo manuscrito a mais de um jornal simultaneamente constitui um comportamento publicitário não ético e é inaceitável. Os Autores não devem submeter artigos que descrevam essencialmente a mesma pesquisa a mais de uma revista. O Autor correspondente deve garantir que haja um consenso total de todos os Co-autores na aprovação da versão final do artigo e sua submissão para publicação.
Editores: Os Editores devem avaliar manuscritos exclusivamente com base no seu mérito acadêmico. Um Editor não deve usar informações não publicadas na própria pesquisa do Editor sem o consentimento expresso por escrito do Autor. Os Editores devem tomar medidas de resposta razoável quando tiverem sido apresentadas queixas éticas relativas a um manuscrito submetido ou publicado.
Revisores: Todos os manuscritos recebidos para revisão devem ser tratados como documentos confidenciais. As informações ou ideias privilegiadas obtidas através da análise por pares devem ser mantidas confidenciais e não utilizadas para vantagens pessoais. As revisões devem ser conduzidas objetivamente e as observações devem ser formuladas claramente com argumentos de apoio, de modo que os Autores possam usá-los para melhorar o artigo. Qualquer Revisor selecionado que se sinta desqualificado para rever a pesquisa relatada em um manuscrito ou sabe que sua rápida revisão será impossível deve notificar o Editor e desculpar-se do processo de revisão. Os Revisores não devem considerar manuscritos nos quais tenham conflitos de interesse resultantes de relacionamentos ou conexões competitivas, colaborativas ou outras conexões com qualquer dos autores, empresas ou instituições conectadas aos documentos.