Grafos e seu Polinômio Característico: Uma proposta didática para o Ensino Médio

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2179460X36967

Palavras-chave:

Grafos, Matrizes, Determinantes, Polinômio Característico

Resumo

Neste trabalho, um tema relacionado às redes sociais é usado como uma estratégia didática para conectar a matemática conceitual e teórica ao cotidiano dos alunos do Ensino Médio. A proposta foi elaborada para ser aplicada na forma de uma oficina na 15a Semana Acadêmica Integrada do Centro de Ciências Naturais e Exatas. A partir do problema motivador sobre o conteúdo de Grafos, foram geradas matrizes, calculados os determinantes pelo método de Laplace e por escalonamento e determinado o polinômio característico. Para finalizar, foi aplicado um questionário aos participantes da oficina com o intuito de obter respostas quanto ao trabalho realizado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gustavo Feltrin Rossini, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS

Mestrado Profissional em Matemática na Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS

Lidiane Buligon, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS

Professora da Universidade Federal de Santa Maria

Luciane Gobbi Tonet, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS

Professora na Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS

Referências

ADAMI, A. (2011). Redes sociais. , URL http://www.infoescola.com/sociedade/redes-sociais-2/, acessado em 28 de mar. 2017.

ANTON, H., RORRES, C. (2012). álgebra Linear com Aplicações. Ed. Bokman.

BRASIL (2000). Parâmetros Curriculares Nacionais (Ensino Médio). 2000, URL http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/blegais.pdf, acesso em 08 out. 2016.

FRITSCHER, E. (2011). Propriedades espectrais de um grafo. Dissertação de Mestrado, Dissertação de Mestrado, UFRGS. Kühlkamp, N. (2007). Matrizes e Sistemas de Equações Lineares. Ed. da UFSC.

MIGUEL, J. C. (2012). O ensino de matemática na perspectiva da formação de conceitos: Implicações teórico-metodológcias. ,URL: www.unesp.br/prograd/PDFNE2003/O%20ensino%20de%20matematica.pdf, acessado em 28 de mar. 2017. Polya, G. A. (1995). A arte de resolver problemas. 1995.

SANTANA, C. R., YARTEY, J. N. A. (2008). Álgebra Linear - Resumo da Teoria. Editus.

SANTOS, P. L. F. (2010). Teoria espectral de grafos aplicada ao problema de isomorfisamo de grafos. Dissertação de Mestrado, Dissertação de Mestrado, UFES.

Downloads

Publicado

2019-11-14

Como Citar

Rossini, G. F., Buligon, L., & Tonet, L. G. (2019). Grafos e seu Polinômio Característico: Uma proposta didática para o Ensino Médio. Ciência E Natura, 41, e46. https://doi.org/10.5902/2179460X36967

Edição

Seção

Ensino