Estimação de nível de retorno da precipitação máxima diária na cidade de Jataí-GO
DOI:
https://doi.org/10.5902/2179460X35639Palavras-chave:
Chuvas Intensas, Distribuição GEV, Eventos ExtremosResumo
Considerando os riscos associados às precipitações máximas em diversas cidades brasileiras, este estudo teve como objetivo determinar estimativas dos níveis de retorno da precipitação máxima diária na cidade de Jataí, estado do Goiás, por meio da teoria dos valores extremos. Para isto foi considerado um conjunto de dados obtido a partir da estação meteorológica da cidade, compreendendo o período de 1979 a 2017. Os resultados descritivos indicaram que os meses do primeiro e quarto trimestre do ano apresentam os maiores índices da precipitação máxima diária. Por meio do teste da razão de verossimilhanças, notou-se que a distribuição Gumbel é preferível em relação a Generalizada de Valores Extremos para modelar os dados de precipitação. Além disso, observou-se que março é o mês que apresenta os maiores níveis de retorno da variável em questão, com valores entre 71,07 mm a 87,19 mm em um período médio de 5 anos. Outros valores informados para períodos de até 100 anos são estimados. Os resultados apresentados podem auxiliar os órgãos responsáveis pelo planejamento estratégico na região de Jataí buscando prevenir os danos causados por chuvas intensas em áreas urbanas e no setor da produção agrícola.Downloads
Referências
Andrade KM, Pinheiro HR, Dolif Neto G. Evento extremo de chuva no Rio de Janeiro: análise sinótica, previsão numérica e comparação com eventos anteriores. Ciência e Nat. 2015;37:175–180.
Beijo LA, Muniz JA, Castro Neto P. Tempo de retorno das precipitações máximas em lavras (MG) pela distribuição de valores extremos do tipo I. Ciênc agrotec. 2005;29:657–667.
Coelho Filho JAP, Melo DC de R, Araújo M de LM. Intense rainfall study of Goiânia/GO by modeling maximum annual events using Gumbel and Generalized Extreme Value distributions. Ambiência. 2017;13:75–88.
Evangelista JO, Novais K, Epifanio G. Distribution of hydrological probability of precipitation for sub-region hydrographic Tocantins 08 in the State of Pará. Rev GEONORTE. 2018;9:107–122.
Franco C, Marques RF de PV, Oliveira LFC de, Silva AM da. Aplicabilidade e ajuste da distribuição Log-Normal a 3 parãmetros em um estudo de precipitação máxima anual na bacia do Rio Verde. Rev Univ Val Rio Verde. 2018;16.
Gilleland E, Katz RW. extRemes 2.0: An Extreme Value Analysis Package in R. J Stat Softw. 2016;72.
IBGE. Censo Demográfico 2010: Características da População e dos Domicílios. Inst Bras Geogr e Estatística. 2010;
INMET. INMET [Internet]. Inst. Nac. Meteorol. 2018.
Kumar V, Ligges U. reliaR: Package for some probability distributions. 2011.
Mariano Z de F, Rocha JRR, Pinto AP. Intensidade das chuvas na bacia do corrégo Jataí-GO. Rev GEONORTE. 2012;1:1050–1059.
Marsaglia G, Tsang WW, Wang J. Evaluating Kolmogorov’s Distribution. J Stat Softw. 2003;8.
Marshall AW, Olkin I. Life Distributions: Structure of Nonparametric, Semiparametric, and Parametric Families [Internet]. New York: Springer New York; 2007.
Nascimento Y dos S, Jesus JB de. Relações intensidade-duração-frequência de precipitações para o município de Tucano, Bahia. Agropecuária Científica no Semiárido. 2017;13:302–306.
Pinto WDP, Lima GB, Monte EZ, Montebeller CA. Utilização de técnicas de regressão logística na avaliação de vazões máximas do Rio Doce, no Município de Colatina, ES, Brasil. Ciência e Nat. 2017;39:526–538.
Pohlert T. trend: Non-Parametric Trend Tests and Change-Point Detection. R-Package Version 0.2. 0, 2016. R Core Team (2018); 2018.
R Core Team. R: A language and environment for statistical computing [Internet]. R A Lang. Environ. Stat. Comput. 2018.
Rai RK, Upadhyay A, Ojha CSP, Lye LM. Statistical Analysis of Hydro-Climatic Variables. Clim Chang Model Mitigation, Adapt. Reston, VA: American Society of Civil Engineers; 2013. p. 387–418.
Santos RS dos, Vieira PD, Evangelista DHR, Oliveira LJC, Nonato D. Caracterização de extremos mensais de precipitação em Cacoal (RO). Rev Bras Climatol. 2018;22:267–280.
Santos W de O, Mesquita F de O, Batista BD de O, Batista RO, Alves A de S. Precipitações máximas para o município de mossoró de 1964 a 2011 pela distribuição de gumbel. Irriga. 2014;19:207–213.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Para acessar a DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E EXCLUSIVIDADE E CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS clique aqui.
Diretrizes Éticas para Publicação de Revistas
A revista Ciência e Natura está empenhada em garantir a ética na publicação e na qualidade dos artigos.
A conformidade com padrões de comportamento ético é, portanto, esperada de todas as partes envolvidas: Autores, Editores e Revisores.
Em particular,
Autores: Os Autores devem apresentar uma discussão objetiva sobre a importância do trabalho de pesquisa, bem como detalhes e referências suficientes para permitir que outros reproduzam as experiências. Declarações fraudulentas ou intencionalmente incorretas constituem comportamento antiético e são inaceitáveis. Artigos de Revisão também devem ser objetivos, abrangentes e relatos precisos do estado da arte. Os Autores devem assegurar que seu trabalho é uma obra totalmente original, e se o trabalho e / ou palavras de outros têm sido utilizadas, isso tem sido devidamente reconhecido. O plágio em todas as suas formas constitui um comportamento publicitário não ético e é inaceitável. Submeter o mesmo manuscrito a mais de um jornal simultaneamente constitui um comportamento publicitário não ético e é inaceitável. Os Autores não devem submeter artigos que descrevam essencialmente a mesma pesquisa a mais de uma revista. O Autor correspondente deve garantir que haja um consenso total de todos os Co-autores na aprovação da versão final do artigo e sua submissão para publicação.
Editores: Os Editores devem avaliar manuscritos exclusivamente com base no seu mérito acadêmico. Um Editor não deve usar informações não publicadas na própria pesquisa do Editor sem o consentimento expresso por escrito do Autor. Os Editores devem tomar medidas de resposta razoável quando tiverem sido apresentadas queixas éticas relativas a um manuscrito submetido ou publicado.
Revisores: Todos os manuscritos recebidos para revisão devem ser tratados como documentos confidenciais. As informações ou ideias privilegiadas obtidas através da análise por pares devem ser mantidas confidenciais e não utilizadas para vantagens pessoais. As revisões devem ser conduzidas objetivamente e as observações devem ser formuladas claramente com argumentos de apoio, de modo que os Autores possam usá-los para melhorar o artigo. Qualquer Revisor selecionado que se sinta desqualificado para rever a pesquisa relatada em um manuscrito ou sabe que sua rápida revisão será impossível deve notificar o Editor e desculpar-se do processo de revisão. Os Revisores não devem considerar manuscritos nos quais tenham conflitos de interesse resultantes de relacionamentos ou conexões competitivas, colaborativas ou outras conexões com qualquer dos autores, empresas ou instituições conectadas aos documentos.