Modelagem para recomendação de calagem e adubação para as principais regiões produtoras de grãos do Brasil na linguagem SQL
DOI:
https://doi.org/10.5902/2179460X35510Palavras-chave:
Modelagem conceitual, SQL, RecomendaçãoResumo
Diante da importância do agronegócio para a economia brasileira, são necessárias tecnologias que busquem aumentar a eficiência do sistema produtivo, mas existem poucas ferramentas tecnológicas que realizam interpretações de análises de solo e recomendações de fertilizantes de forma eficiente e abrangente. Neste contexto, o sistema AgroFert propõe-se a realizar recomendações de corretivos e fertilizantes com base em análises de solo para diversas regiões e culturas de grãos do Brasil, através de dois sistemas: web e móvel, que utilizam uma base de conhecimento em manuais de recomendação de calagem e adubação. Portanto, este trabalho tem como objetivo apresentar o processo de modelagem conceitual e lógica de um banco de dados que possui regras de gerenciamento das informações nele contidas para interpretar os resultados de laudos de análise de solo e recomendar corretivos de solo e fertilizantes. Foram criadas regras que utilizam comparações, filtragens, operações matemáticas e operações lógicas, modeladas na linguagem SQL, e que quando executadas, geram interpretações de análises de solo e recomendações de corretivos e fertilizantes. O AgroFert abrange os estados Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Minas Gerais e São Paulo e o bioma do Cerrado. Além da modelagem conceitual, foram criadas 22 operações, totalizando aproximadamente 400 linhas de código, sendo possível recomendar fertilizantes para 13 culturas de grãos. Os resultados dos testes realizados demonstraram que a informatização dos dados presentes nos manuais do RS/SC e do Paraná facilitaram a interpretação dos dados presentes em laudos de análise de solo, além de aumentar a precisão e agilidade nos processos de recomendação de corretivos e fertilizantes pelos produtores.
Downloads
Referências
BROCH L D, SIDNEI K R. Fertilidade do solo, adubação e nutrição da cultura do Milho. 2011-2012; Tecnologia e produção: Soja e Milho.
CAHN M, HARTZ T, SMITH R, NOEL B, JOHNSON L, MELTON F. [CropManage: an online decision support tool for irrigation and nutrient management]. Proceedings of the Western Nutrient Management Conference. Rev. Eletr. Enf. [Internet] 2015 March [cited 2018 feb 17]. Aviable from: http://www.ipni.net/ipniweb/conference/wnmc.nsf/e0f 085ed5f091b1b852579000057902e/4be3031d1d87927a85257e37004fa7a8/$FILE/WNMC2015%20Cahn%20pg9.pdf.
CARMONA F C, ANGHINONI I, MARTINS A P, BOENI M. ADUBARROZ: uma experiência brasileira em recomendações de adubação e calagem para o arroz irrigado via sistema computacional. Rev. Eletr. Enf. [Internet] 2016 [cited 2018 feb 03]; 46(11):1959-1962. Aviable from: http://revistas.bvs-vet.org.br/crural/article/view/33353.
COSTA M M. Recomendação de adubação em agricultura de precisão com base no modelo CERES-Maize. 2015.
DA SILVA S V, TUCCI C A F, SANTOS J Z L. Calagem e adubação com potássio, boro e cobre em laranjeira ‘pêra’ em Manaus-AM. 2015.
DE OLIVEIRA F H T, NOVAIS R F. Desenvolvimento de um sistema para recomendação de adubação para a cultura da bananeira. Revista Brasileira de Ciência do Solo. 2005;29(1):131-143.
FERREIRA JUNIOR L D, PINHEIRO M C. Desenvolvimento de software de gestão da produção cafeeira: módulo de prescrição e planejamento da adubação. 2015.
INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA [Internet]. Brasília: Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (BR) [cited 2018 aug 27]. Aviable from: http://www.agricultura.gov.br /noticias/agropecuaria-puxa-o-pib-de-2017.
LU J, WU D, MAO M, WANG W, ZHANG G. [Recommender system application developments: a survey]. Decision Support Systems. 2015;74:12-32.
MINISTÉRIO DA AGRICULTURA, PECUÁRIA E ABASTECIMENTO. Ministro da agricultura fala sobre a forca do agronegócio em seminário em brasilia; 2017 Mai 08 [cited 2018 aug 27]. Aviable from: http://www.agricultura.gov.br/noticias/ministro-da-agricultura-fala-sobre-a-forca-do-agronegocio-em-seminario-em-brasilia.
OLEGO M A, Paz J M, Visconti F, Garzón J E. [Predictive modelling of soil aluminium saturation as a basis for liming recommendations in vineyard acid soils under Mediterranean conditions]. Soil science and plant nutrition. 2014;60(5):695-707.
PAIVA DA SILVA A, Alvarez V H V, Souza A P, Neves J C L, Novais R F, Dantas J P. Sistema para recomendação de fertilizantes e corretivos para a cultura do abacaxi – FERTICALC-ABACAXI. Revista Brasileira de Ciência do Solo. 2009;33:1269-1280.
SANTOS F C, NEVES J C L, NOVAIS R F, ALAREZ V H V, SEDIYAMA C S. Modelagem da recomendação de corretivos e fertilizantes para a cultura da soja. Revista Brasileira de Ciência do Solo. 2008;32:1661-1674.
SILVA T M D. Software for recommendation of liming and fertilization of tomato plants in the state of minas gerais. [dissertation]. Alfenas: Mestrado em Ciência Agrárias/Universidade Jose do Rosario Vellano; 2012.
WENDLING A, ELTS F L F, CUBILLA M M, AMADO T J C, MIELNICZUK J, LOVATO T. Recomendação de adubação nitrogenada para trigo em sucessão ao milho e soja sob sistema plantio direto no Paraguai. Revista Brasileira de Ciência do Solo. 2007;31(5): 985-994.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Para acessar a DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E EXCLUSIVIDADE E CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS clique aqui.
Diretrizes Éticas para Publicação de Revistas
A revista Ciência e Natura está empenhada em garantir a ética na publicação e na qualidade dos artigos.
A conformidade com padrões de comportamento ético é, portanto, esperada de todas as partes envolvidas: Autores, Editores e Revisores.
Em particular,
Autores: Os Autores devem apresentar uma discussão objetiva sobre a importância do trabalho de pesquisa, bem como detalhes e referências suficientes para permitir que outros reproduzam as experiências. Declarações fraudulentas ou intencionalmente incorretas constituem comportamento antiético e são inaceitáveis. Artigos de Revisão também devem ser objetivos, abrangentes e relatos precisos do estado da arte. Os Autores devem assegurar que seu trabalho é uma obra totalmente original, e se o trabalho e / ou palavras de outros têm sido utilizadas, isso tem sido devidamente reconhecido. O plágio em todas as suas formas constitui um comportamento publicitário não ético e é inaceitável. Submeter o mesmo manuscrito a mais de um jornal simultaneamente constitui um comportamento publicitário não ético e é inaceitável. Os Autores não devem submeter artigos que descrevam essencialmente a mesma pesquisa a mais de uma revista. O Autor correspondente deve garantir que haja um consenso total de todos os Co-autores na aprovação da versão final do artigo e sua submissão para publicação.
Editores: Os Editores devem avaliar manuscritos exclusivamente com base no seu mérito acadêmico. Um Editor não deve usar informações não publicadas na própria pesquisa do Editor sem o consentimento expresso por escrito do Autor. Os Editores devem tomar medidas de resposta razoável quando tiverem sido apresentadas queixas éticas relativas a um manuscrito submetido ou publicado.
Revisores: Todos os manuscritos recebidos para revisão devem ser tratados como documentos confidenciais. As informações ou ideias privilegiadas obtidas através da análise por pares devem ser mantidas confidenciais e não utilizadas para vantagens pessoais. As revisões devem ser conduzidas objetivamente e as observações devem ser formuladas claramente com argumentos de apoio, de modo que os Autores possam usá-los para melhorar o artigo. Qualquer Revisor selecionado que se sinta desqualificado para rever a pesquisa relatada em um manuscrito ou sabe que sua rápida revisão será impossível deve notificar o Editor e desculpar-se do processo de revisão. Os Revisores não devem considerar manuscritos nos quais tenham conflitos de interesse resultantes de relacionamentos ou conexões competitivas, colaborativas ou outras conexões com qualquer dos autores, empresas ou instituições conectadas aos documentos.