Construção de um sensor de condutividade elétrica do solo: uma proposta multidisciplinar

Autores

  • Fernando Siqueira Scherer Universidade Federal de Santa Maria - UFSM, Campus Cachoeira do Sul, Cachoeira do Sul, RS.
  • Silvana Maldaner Universidade Federal de Santa Maria - UFSM, Campus Cachoeira do Sul, Cachoeira do Sul, RS. https://orcid.org/0000-0001-9060-4614
  • Matheus Vinícius dos Santos Mello Universidade Federal de Santa Maria - UFSM, Campus Cachoeira do Sul, Cachoeira do Sul, RS.
  • Priscila Bernardeli Miranda Universidade Federal de Santa Maria - UFSM, Campus Cachoeira do Sul, Cachoeira do Sul, RS.
  • Andrei da Cunha Lima Universidade Federal de Santa Maria - UFSM, Campus Cachoeira do Sul, Cachoeira do Sul, RS.
  • Adriano Rodrigues Luz Universidade Federal de Santa Maria - UFSM, Campus Cachoeira do Sul, Cachoeira do Sul, RS.

DOI:

https://doi.org/10.5902/2179460X35507

Palavras-chave:

Condutividade, Sensor, Fertirrigação

Resumo

A condutividade elétrica do solo é uma variável importante na agricultura. O seu conhecimento é imprescindível na fertirrigação e pode auxiliar no manejo do solo. Assim, a proposta deste trabalho é o desenvolvimento de um sensor para determinar a condutividade elétrica do solo a baixo custo. Para determinar a condutividade elétrica emprega-se a segunda lei de Ohm (R = ρ(l / A )). A equação desta lei relaciona a resistência elétrica de um condutor, com o comprimento do fio,com a área de secção reta do fio e a resistividade (ou resistência específica do material). Fisicamente, a condutividade elétrica (σ) é o inverso da resistividade (ρ). Desta forma, com um microcontrolador, um Arduino, um resistor de controle e placas condutoras para os eletrodos constroem-se um circuito simples para medição da condutividade elétrica. A tensão de entrada é 5V, a resistência do resistor de controle é 500kohms, com estas informações calcula-se a corrente no circuito e determina-se a queda de tensão no circuito e consequentemente a condutividade elétrica do solo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

CASTRO CN. Definição de unidades de gerenciamento do solo por meio da sua condutividade elétrica e variáveis físico-químicas, em Piracicaba/SP [dissertation]. Piracicaba: Universidade de São Paulo; 2004.131p.

MOLIN JP, GIMENEZ LM, PAULETTI V, SCHMIDHALTER U, HAMMER J. Mensuração da condutividade elétrica do solo por indução e sua correlação com fatores de produção. Engenharia Agrícola. 2005; 25(2): 420-426.

NADAI HLL, NACHREINER ML, MENEGATTI LAA, MOLIN JP. Estudos preliminares de um sensor de condutividade elétrica do solo para aplicação em agricultura de precisão [Internet]. 2000. [cited 2018 mar 20]. Available from: http://www.ler.esalq.usp.br/download/gmap/iniciacao/EstudosPreliminaresdeumSensor2000.pdf.

PINCELLI ALS. Desenvolvimento e ensaios de um sistema de mensuração de condutividade elétrica do solo, em Piracicaba/SP [dissertation]. Piracicaba: Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz -Universidade de São Paulo; 2004. 87p.

ROQUE, W. Desenvolvimento de um multi-sensor eletronico para medida da umidade, temperatura e condutividade elétrica do solo, em Campinas/SP[dissertation]. Campinas: Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação; 2008. 42p.

Downloads

Publicado

2019-03-12

Como Citar

Scherer, F. S., Maldaner, S., Mello, M. V. dos S., Miranda, P. B., Lima, A. da C., & Luz, A. R. (2019). Construção de um sensor de condutividade elétrica do solo: uma proposta multidisciplinar. Ciência E Natura, 40, 107–110. https://doi.org/10.5902/2179460X35507

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 4 > >>