Estudo da variabilidade horária da temperatura e umidade do solo na área experimental do projeto Esecaflor-Caxiuanã-LBA

Autores

  • André Bezerra Oliveira Universidade Federal de Campina Grande, PB
  • Antônio Carlos Lôla da Costa Universidade Federal de Campina Grande, PB
  • Vicente de Paulo Rodrigues da Silva Universidade Federal de Campina Grande, PB
  • Jamilly Leite Dias Universidade Federal de Campina Grande, PB
  • Maria do Rosário Alves Patriota Universidade Federal de Campina Grande, PB
  • Celina Cândida Ferreira Rodrigues Universidade Federal de Campina Grande, PB

DOI:

https://doi.org/10.5902/2179460X30741

Palavras-chave:

Temperatura do solo, Umidade do solo, Caxiuanã

Resumo

O Projeto ESECAFLOR induz artificialmente um período de estiagem prolongada e estuda as consequências sobre os fluxos de água e dióxido de carbono em uma Floresta Tropical Amazônica, avaliando os impactos no ecossistema em resposta a esta exclusão de água no solo, fato parecido à influência de um evento de El Niño. O ESECAFLOR é localizado na Floresta Nacional de Caxiuanã, no município de Melgaço. O objetivo deste trabalho é estudar a variabilidade da temperatura e umidade do solo na Amazônia Brasileira. Os dados utilizados referem-se a um período de 3 anos. Os resultados indicaram maior variabilidade da umidade do solo na parcela de controle (A), quando comparada à parcela de exclusão (B), em razão de essa última ter sofrer estresse hídrico. Na parcela B, a umidade do solo se manteve praticamente constante durante o período estudado. Em relação à temperatura do solo, as variações foram pequenas em ambas as parcelas, porém com valores maiores na parcela B em relação à parcela A, pois grande parte da energia que alcança a superfície é utilizada como calor sensível, para seu aquecimento. Com a exclusão de água no solo da floresta, o ciclo de vida poderá sofrer alterações irreversíveis.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

COSTA, R.F. et al. Projeto LBA/ESECAFLOR em Caxiuanã: características, atividades e resultados. Estação Científica Ferreira Penna: dez anos de pesquisa na Amazônia, Caxiuanã. Museu Paraense Emilio Goeldi (MPEG), 2003. 1 CD-ROM.

GASPARIM, E. et al. Temperatura no perfil do solo utilizando duas densidades de cobertura e solo nu. Acta Scientiarum. Maringá, 27 v., n.1, p. 107-115, Jan/mar, 2005.

HOREL, J.D.; HAHMANN, A.N.; GEISLER, J.E., An investigation of the annual cycle of convective activity over the tropical Americas. Journal of Climate., v. 2, n. 11, p. 1388 – 1403. 1989.

SOUZA JUNIOR, J.A.; OLIVEIRA, M.C.F.; DANTAS, V.A.; COSTA, J.P.R.. Regime pluviométrico da reserva florestal de Caxiuanã, 1996- 2001. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE

METEOROLOGIA, 14., 2006, Florianópolis/SC. Anais... Florianópolis/SC: CBMET, 2006. 1 CD-ROM.

VIANA, R.S et. al. Perfil de temperatura do solo relacionado com a variabilidade de microorganismos em floresta tropical úmida. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE

METEOROLOGIA, 2010. Disponível em: <http://www.sbmet.org.br/cbmet2010/artigos/438_46382.pdf>. Acesso em 12/05/2015.

VIANELLO, R.L.; ALVES, A.R. Meteorologia básica e aplicações. Universidade Federal de Viçosa-UFV, Viçosa/MG, imprensa Universitária, 1991. 449 p.

Downloads

Publicado

2018-03-22

Como Citar

Oliveira, A. B., Costa, A. C. L. da, Silva, V. de P. R. da, Dias, J. L., Patriota, M. do R. A., & Rodrigues, C. C. F. (2018). Estudo da variabilidade horária da temperatura e umidade do solo na área experimental do projeto Esecaflor-Caxiuanã-LBA. Ciência E Natura, 40, 168–173. https://doi.org/10.5902/2179460X30741

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.