Zoneamento agroclimático para o plantio do arroz na mesorregião central do Estado do Maranhão
DOI:
https://doi.org/10.5902/2179460X29556Palavras-chave:
Zoneamento de risco climático, Balanço hídrico, AgrometeorologiaResumo
O objetivo deste trabalho foi realizar um zoneamento de risco climático para definir as melhores épocas de plantio de arroz na região central do estado do Maranhão. Utilizou-se dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística; Série histórica de precipitação e temperatura obtidas da Agência Nacional de Águas e Instituto Nacional de Meteorologia. O zoneamento agroclimático de risco foi efetuado utilizando o programa SARRAZON. Definiu-se o risco climático para semeadura do arroz da seguinte forma: ISNA > 0,65 – Baixo risco climático, região favorável ao plantio; 0,55 < ISNA < 0,65 – região intermediária; ISNA < 0,55 – Alto risco climático, região desfavorável ao plantio. Para a Região R7 em solos com CAD de 30 mm, o período vai desde o primeiro decêndio de dezembro ao primeiro decêndio de fevereiro. E para solos com CAD de 40 mm, a melhor época de plantio vai desde o terceiro decêndio de novembro ao terceiro decêndio de fevereiro. Para a região homogênea R9 em solos com CAD de 20 e 30 mm vão desde o terceiro decêndio de novembro ao segundo decêndio de janeiro. Para solos com CAD de 40 mm, a semeadura vai desde o terceiro decêndio de novembro ao terceiro decêndio de janeiro.
Downloads
Referências
ANDRADE JÚNIOR AS, BASTOS EA. Precipitação pluviométrica provável em municípios do Cerrado Piauiense. Teresina: Embrapa-CPAMN, 1997. 22p.
ARAÚJO AES. Caracterização e uso de bactérias diazotróficas isoladas de diferentes cultivares de arroz originárias do estado do Maranhão. [Thesis]. Rio de Janeiro: UFRRJ; 2008. 99f.
ASSAD ED, EVANGELISTA BA, SANS LMA, FARIAS JR, SILVA SC. Zoneamento agroclimático para grãos na região do Meio-Norte Brasileiro. In: Simpósio Sobre Os Cerrados Do Meio-Norte. 1997. v. 1. pp. 20-38.
BARON C, PEREZ P, MARAUX F. Sarrazon - Bilan hidrique applique au zonage. Montpellier: Cirad.1996; 26p.
CARVALHO AL. Estação de cultivo baseada na precipitação pluvial diária e na ocorrência de períodos secos para a região de Rio Largo, Alagoas. [Dissertation]. Maceió: UFAL; 2010. 76f.
COMPANHIA NACIONAL DE ABASTECIMENTO (CONAB). [Internet], Brasília. Quarto levantamento. 2016. Disponível em: http://www.conab.gov.br/OlalaCMS/uploads/arquivos/ 16_01_12_09_00_46_boletim_graos_janeiro_2016.pdf>. Acesso em: 10 out. 2017.
DOORENBOS J, KASSAM AH Yield response to water. Rome: Food and Agriculture Organization of the United Nations. Paper 33; 1979. 193 p.
DOURADO NETO D, JONG VAN LIER Q. Programa para elaboração do Balanço hídrico para culturas anuais e perenes. Manual do Usuário. Piracicaba: ESALQ; 1991. 58 p.
EMPRESA BRASILEIRA DE PESQUISA AGROPECUÁRIA (EMBRAPA). [Internet]. Origem e História do Arroz. 2017. Disponível em: http://www.cnpaf.embrapa.br/arroz/historia.htm . Acesso em: 10 out. 2017.
LORENÇONI R, DOURADO NETO D, HEINEMANN AB. Calibração e avaliação do modelo ORYZA-APSIM para o arroz de terras altas no Brasil. Revista Ciência Agronômica, Fortaleza, 2010;41,4: 605-613.
MENEZES RHN. Caracterização agroclimática e análise do rendimento agrícola do estado do Maranhão. [thesis]. Campina Grande: UFCG; 2009. 181f.
MINISTÉRIO DA AGRICULTURA, PECUÁRIA E ABASTECIMENTO (MAPA). [Internet]. Zoneamento Agrícola de Risco Climático para a cultura de arroz de sequeiro no Estado do Maranhão, ano-safra 2017/2018. Disponível em: http://www.agricultura.gov.br/assuntos/riscos-seguro/risco-agropecuario/portarias/safra-vigente/maranhao. Acesso em: 10 out. 2017.
MINUZZI RB, SEDIYAMA GC, DA COSTA JMN, VIANELLO RL. Influência do El nino nas épocas de plantio e fenologia da cultura da soja na Região Sudeste do Brasil. Ceres, 2015;54, n. 313.
PEREIRA JAR. A Cultura do arroz no Brasil: Subsídios para sua história. Brasília: Embrapa Meio Norte, 2002. 226 p.
SENTELHAS PC, MONTEIRO JEBA. Agrometeorologia dos Cultivos: Informações para uma Agricultura Sustentável. In: José Eduardo B. A. Monteiro. (Org.). Agrometeorologia dos Cultivos: O Fator Meteorológico na Produção Agrícola. Brasília: Instituto Nacional de Meteorologia, 2009;1: 3-12.
SILVA GB, AZEVEDO PV. Potencial edafoclimático da "Chapada Diamantina" no Estado da Bahia para o cultivo de citrus. Revista Brasileira de Agrometeorologia, 2000;8, 1, pp.133-139.
SOUZA RAR. Comportamento de cultivares de arroz de terras altas em função do preparo do solo e irrigação por aspersão, em Latossolo vermelho de cerrado, Brasil. [dissertation]. Ilha Solteira: Faculdade de Engenharia/UNESP;2003.69f.
STEINMETZ S, REYNIERS FN, FOREST F. Evaluation of the climatic risk on upland rice in Brazil. In: Colloque “resistence a la secheresse en millieu intertropicale: quelles recherches pour le moyen terme?” Paris: Cirad.1985. p. 43-54.
THORNTHWAITE CW. An Approach toward a Rational Classification of Climate. Geographical Review, 1948;38,1:55-94.
THORNTHWAITE CW, MATHER JR. The water balance: publications in climatology. New Jersey: Drexel Institute of Technology. 1955. 104p.
WANDER AE, CHAVES MO. [Internet]. Consumo aparente per capita de arroz no Brasil, 1991 a 2010. Congresso Brasileiro De Arroz Irrigado. 2001; Porto Alegre, 2001. Disponível em: https://www.alice.cnptia.embrapa.br/bitstream/doc/899182/1/se749.pdf. Acesso em: 5 out. 2015.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Para acessar a DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E EXCLUSIVIDADE E CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS clique aqui.
Diretrizes Éticas para Publicação de Revistas
A revista Ciência e Natura está empenhada em garantir a ética na publicação e na qualidade dos artigos.
A conformidade com padrões de comportamento ético é, portanto, esperada de todas as partes envolvidas: Autores, Editores e Revisores.
Em particular,
Autores: Os Autores devem apresentar uma discussão objetiva sobre a importância do trabalho de pesquisa, bem como detalhes e referências suficientes para permitir que outros reproduzam as experiências. Declarações fraudulentas ou intencionalmente incorretas constituem comportamento antiético e são inaceitáveis. Artigos de Revisão também devem ser objetivos, abrangentes e relatos precisos do estado da arte. Os Autores devem assegurar que seu trabalho é uma obra totalmente original, e se o trabalho e / ou palavras de outros têm sido utilizadas, isso tem sido devidamente reconhecido. O plágio em todas as suas formas constitui um comportamento publicitário não ético e é inaceitável. Submeter o mesmo manuscrito a mais de um jornal simultaneamente constitui um comportamento publicitário não ético e é inaceitável. Os Autores não devem submeter artigos que descrevam essencialmente a mesma pesquisa a mais de uma revista. O Autor correspondente deve garantir que haja um consenso total de todos os Co-autores na aprovação da versão final do artigo e sua submissão para publicação.
Editores: Os Editores devem avaliar manuscritos exclusivamente com base no seu mérito acadêmico. Um Editor não deve usar informações não publicadas na própria pesquisa do Editor sem o consentimento expresso por escrito do Autor. Os Editores devem tomar medidas de resposta razoável quando tiverem sido apresentadas queixas éticas relativas a um manuscrito submetido ou publicado.
Revisores: Todos os manuscritos recebidos para revisão devem ser tratados como documentos confidenciais. As informações ou ideias privilegiadas obtidas através da análise por pares devem ser mantidas confidenciais e não utilizadas para vantagens pessoais. As revisões devem ser conduzidas objetivamente e as observações devem ser formuladas claramente com argumentos de apoio, de modo que os Autores possam usá-los para melhorar o artigo. Qualquer Revisor selecionado que se sinta desqualificado para rever a pesquisa relatada em um manuscrito ou sabe que sua rápida revisão será impossível deve notificar o Editor e desculpar-se do processo de revisão. Os Revisores não devem considerar manuscritos nos quais tenham conflitos de interesse resultantes de relacionamentos ou conexões competitivas, colaborativas ou outras conexões com qualquer dos autores, empresas ou instituições conectadas aos documentos.