Monitoramento e controle de larvas de Culicidae em criadouros artificiais na área da Usina Hidrelétrica de Dona Francisca, Agudo, Rio Grande do Sul

Autores

  • Carolina Coelho Sokolowicz Aluna do Curso de Ciências Biológicas, Centro de Ciências Naturais e Exatas - CCNE Universidade Federal de Santa Maria - UFSM, Santa Maria, RS.
  • Luciane Ayres Peres Aluna do Curso de Ciências Biológicas, Centro de Ciências Naturais e Exatas - CCNE Universidade Federal de Santa Maria - UFSM, Santa Maria, RS.
  • Sandro Santos Departamento de Biologia, Centro de Ciências Naturais e Exatas - CCNE Universidade Federal de Santa Maria - UFSM, Santa Maria, RS.

DOI:

https://doi.org/10.5902/2179460X27237

Palavras-chave:

Culicidae, Monitoramento, Usina Hidrelétrica de Dona Francisca

Resumo

O objetivo desse trabalho foi realizar um monitoramento e controle das larvas de Culicidae na área da Usina Hidrelétrica de Dona Francisca (UHDF), Agudo, RS. Havia uma grande preocupação de se evitar a introdução de mosquitos vetores de doenças humanas nesta localidade, durante a construção da usina. Foram determinados seis pontos estratégicos na vila da UHDF, ao lado do canteiro de obras, onde foram realizadas as inspeções e capturas de larvas, trimestralmente, de junho/2000 a fevereiro/2001 (piscinas do hotel, clube dos funcionários, estação de tratamento de água, quadra administrativa, alojamento dos trabalhadores e borracharia). Além do monitoramento de larvas, foram proferidas palestras para cerca de três mil pessoas, em escolas próximas à UHDF. Durante o estudo não foram encontrados vetores da dengue e febre amarela, somente larvas de Culex, Limatus, Orthopodomyia e Aedes fluviatilis. O número de criadouros e de mosquitos amostrados foi decrescente durante o período. A correlação entre o número de larvas e os fatores ambientais (temperatura, precipitação e umidade relativa do ar) não foi significativa, provavelmente em função do controle e redução dos criadouros artificiais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

COELHO, R.M.P. Fundamentos em Ecologia, ArtMed Editora, Porto Alegre, 247 p, 2000.

CONSOLl, R.A.G.B. & OLIVEIRA, R.L. de. Principais Mosquitos de Importância Sanitária no Brasil, Editora FIOCRUZ 225 p, 1998.

DARSIE, R. F. Jr. Mosquitoes of Argentina. Part I, Keys for

Identification of Adult Females and Fourth Stage Larvae in English and Spanish (Diptera, Culicidae). Mosquito Systematics vol. 17 (3): 237-357,1985.

FORATTINI, O.P. Entomologia Médica. Volume 1, Faculdade de

Higiene e Saúde Pública, São Paulo, 662 p, 1962.

FORATTINI, O.P. Entomologia Médica. Volume 2, Universidade de São Paulo, 506 p, 1965.

LOPES, J. Ecologia de Mosquitos (Diptera, Culicidae) em Criadouros Naturais e Artificiais de Área Rural no Norte do Estado do Paraná, Brasil. VI. Coletas de Larvas no Peridomicílio. Revta. bras. Zool. 14 (3): 571-578,1997.

Downloads

Publicado

2003-12-09

Como Citar

Sokolowicz, C. C., Peres, L. A., & Santos, S. (2003). Monitoramento e controle de larvas de Culicidae em criadouros artificiais na área da Usina Hidrelétrica de Dona Francisca, Agudo, Rio Grande do Sul. Ciência E Natura, 25(25), 61–70. https://doi.org/10.5902/2179460X27237