Política nacional de educação ambiental: análise de sua aplicação em projetos de pesquisa e extensão de instituições públicas de ensino

Autores

  • Lígia Viana Azevedo Universidade Federal de Itajubá - UNIFEI
  • Daniela Rocha Teixeira Riondet- Costa Universidade Federal de Itajubá - UNIFEI
  • Janaina Roberta dos Santos

DOI:

https://doi.org/10.5902/2179460X27105

Palavras-chave:

Política Nacional de Educação Ambiental, Escolas públicas federais, Políticas públicas.

Resumo

É indubitável a importância das práticas de educação ambiental, pois se destinam a promover a sadia qualidade de vida, consoante o art. 225 da Constituição Federal, privilegiando o princípio constitucional da dignidade da pessoa humana, além de incentivar o indivíduo e a coletividade construírem valores sociais, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências voltadas para a conservação ambiental. Este trabalho objetivou analisar os projetos de extensão e pesquisa tendo como foco a aplicação da Política Nacional de Educação Ambiental - PNEA por instituições de ensino públicas federais em duas cidades sul mineiras (Itajubá e Pouso Alegre), visando contribuir para as políticas públicas sustentáveis. Foi necessário também investigar como a PNEA vem sendo aplicada, se esta norma é efetivamente aplicável ou apenas letra vazia do ordenamento jurídico a ser seguida. Sendo assim, a investigação teve como questão norteadora: as instituições públicas de ensino vêm cumprindo com os objetivos da PNEA? Quanto à metodologia, trata-se de uma pesquisa exploratória, realizada mediante os instrumentos de análise dos documentos, onde os dados foram verificados qualitativamente, via análise de conteúdo, esperando-se, sem exaurir o tema em apreço, posto que em constante evolução, contribuir para fortalecer as formas de aplicação da PNEA nas instituições de ensino.

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Publicado

2017-11-18

Como Citar

Azevedo, L. V., Costa, D. R. T. R.-., & Santos, J. R. dos. (2017). Política nacional de educação ambiental: análise de sua aplicação em projetos de pesquisa e extensão de instituições públicas de ensino. Ciência E Natura, 39(3), 701–722. https://doi.org/10.5902/2179460X27105

Edição

Seção

Ensino