Espécie-especificidade das vespas de figo: um estudo com figueiras exóticas
DOI:
https://doi.org/10.5902/2179460X26306Resumo
As figuiras são dependentes de microhimenópteros da familía Agaonidade para a polinização de suas flores. Como existe uma controvérsia sobre a polinização espécie-específica do gênero Ficus, foi realizado um estudo com fiueiras exóticas. Ñão foram encontradas, nas espécies estudadas, vespas polinizadoras, exceto em Ficus microcarpa. Nesta espécie proveniente do sul da Ásia e Autrália, a vespa é a mesma que a poliniza na região asiática. Estes achados sugerem que realmente ocorre, pelo menos nas espécies estudadas, especificidade do polinizador para as espécies de figueiras.Downloads
Referências
WIEBES, J. T. Co-evolution of figs and their insect pollinators. Ann Rev Ecol Syst, 10: 1-12. 1979.
JANZEN, D. H. How to be a fig. Ann Rev Ecol Syst, 10: 13-51. 1979.
FIGUEIREDO, R. A. de. As figueiras e seus insetos polinizadores. Passaredo, São Carlos, 3: 29-30. 1986.
RAMÍREZ B., W. Host specifity of fig wasps (Agaonidae). Evolution, 24: 680-691. 1970.
BAKER, H. G. Ficus and Blastophaga. Evolution, 15: 378-379. 1961.
GALIL, J. & EISIKOWITCH, D. On the pollination ecology of Ficus sycomorus in East Africa. Ecology, 49: 259-269. 1968.
WIEBES, J. T. The genus Affonsiella Waterston (Hyrnenoptera, Chalcidoidea, Agaonidae). Zool Meded, 47: 321-330. 1972.
MICHALOUD, G.; MICHALOUD-PELLETIER, S.; WIEBES, J. T. & BERG, C. C. The co-occurrence of two pollinating species of fig wasp and one species of fig. Proc K Ned Akad Wet C, 88: 93-119. 1985.
BERG, C. C. Classification and distribution of Ficus. Experientia, 45: 605-611. 1989.
RAMIREZ B., W. A new classification of Ficus. Ann Missouri Bot Gard, 64: 296-310. 1977.
MELLO FILHO, L. E. & NEVES, L. J. Sobre a anatomia foliar de Ficus lyrata warb. Rev Brasil Biol, 38, 431-444.
MELLO FILHO, L.E.; NEVES, L. J. & FERNANDES, L. D. R. S. Contribuição ao estudo da anatomia foliar de Ficus auriculata Lour. Boletim do Museu Nacional, 66, 1-21. 1982.
NEVES, L. J. & MELLO FILHO, L. E. Anatomia foliar de Ficus benijamina L. Bradea, 4: 295 -303. 1986.
FIGUEIREDO, R. A. de; MOTTA JUNIOR, J. C. & VASCONCELLOS, L. A. S. Pollination, seed dispersal, seed germination, and seedlings establishment of Ficus microcarpa in southeastern Brazil. Rev Brasil Biol, (submetido).
FIGUEIREDO, R. A. de & MOTTA JUNIOR, J. C. Análise da relação entre Ficus microcarpa (Moraceae) e um microhimenóptero hospedeiro na região de São Carlos, SP. Anais da Sociedade Botânica de são Paulo, 6, 103-107. 1986.
FIGUEIREDO, R. A. de & MOTTA JUNIOR, J. C. Notas bionômicas de um microhimenóptero (Pteromalidae, Chalcidoidea), hospedeiro de uma figueira ornamental. Seminário Regional de Ecologia, 5: 59 (resumo), São Carlos, Brasil. 1986.
WIEBES, J. T. Fig wasps (Hymenoptera) of New Guinea. Monographiae Biologicae, 42, 735-755. 1982.
MCKEY, D. Population biolology of figs: Applications for conservation. Experientia, 45, 661-673. 1989.
WIEBES, J. T. Philippine fig wasps 1. Records and descriptions of Otitesellini (Hymenoptera Chalcidoidea, Torymidae). Zool Meded, 48, 145-161. 1974.
RAMÍREZ B., W. Evolution of blastophagy. Brenesia, 9, 1-13. 1976.
BRONSTEIN, J. L. Maintanance of species-specificity in a Neotropical fig-pollinator wasp mutualism. Oikos, 48: 39-46. 1987.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Para acessar a DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E EXCLUSIVIDADE E CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS clique aqui.
Diretrizes Éticas para Publicação de Revistas
A revista Ciência e Natura está empenhada em garantir a ética na publicação e na qualidade dos artigos.
A conformidade com padrões de comportamento ético é, portanto, esperada de todas as partes envolvidas: Autores, Editores e Revisores.
Em particular,
Autores: Os Autores devem apresentar uma discussão objetiva sobre a importância do trabalho de pesquisa, bem como detalhes e referências suficientes para permitir que outros reproduzam as experiências. Declarações fraudulentas ou intencionalmente incorretas constituem comportamento antiético e são inaceitáveis. Artigos de Revisão também devem ser objetivos, abrangentes e relatos precisos do estado da arte. Os Autores devem assegurar que seu trabalho é uma obra totalmente original, e se o trabalho e / ou palavras de outros têm sido utilizadas, isso tem sido devidamente reconhecido. O plágio em todas as suas formas constitui um comportamento publicitário não ético e é inaceitável. Submeter o mesmo manuscrito a mais de um jornal simultaneamente constitui um comportamento publicitário não ético e é inaceitável. Os Autores não devem submeter artigos que descrevam essencialmente a mesma pesquisa a mais de uma revista. O Autor correspondente deve garantir que haja um consenso total de todos os Co-autores na aprovação da versão final do artigo e sua submissão para publicação.
Editores: Os Editores devem avaliar manuscritos exclusivamente com base no seu mérito acadêmico. Um Editor não deve usar informações não publicadas na própria pesquisa do Editor sem o consentimento expresso por escrito do Autor. Os Editores devem tomar medidas de resposta razoável quando tiverem sido apresentadas queixas éticas relativas a um manuscrito submetido ou publicado.
Revisores: Todos os manuscritos recebidos para revisão devem ser tratados como documentos confidenciais. As informações ou ideias privilegiadas obtidas através da análise por pares devem ser mantidas confidenciais e não utilizadas para vantagens pessoais. As revisões devem ser conduzidas objetivamente e as observações devem ser formuladas claramente com argumentos de apoio, de modo que os Autores possam usá-los para melhorar o artigo. Qualquer Revisor selecionado que se sinta desqualificado para rever a pesquisa relatada em um manuscrito ou sabe que sua rápida revisão será impossível deve notificar o Editor e desculpar-se do processo de revisão. Os Revisores não devem considerar manuscritos nos quais tenham conflitos de interesse resultantes de relacionamentos ou conexões competitivas, colaborativas ou outras conexões com qualquer dos autores, empresas ou instituições conectadas aos documentos.