Aspectos da anatomia foliar de Stevia rebaudiana (Bert.) Bertoni (Compositae)
DOI:
https://doi.org/10.5902/2179460X25417Resumo
Foram estudadas folhas de plantas cultivadas, vivas ou fixadas, em cortes transversais e paradérmicos. Fez-se a determinação da área ocupada pelas células epidérmicas, estômatos e tricomas, segundo método estereológico. Para essa determinação e o estudo da venação, utilizaram-se folhas inteiras, clarificadas. A estrutura das folhas é dorsiventral. Os estômatos são anomocíticos. Os tricomas são dos tipos cônico, filiforme, glandular bisseriado. A venação é acródoma. Plexos de terminações de nervuras se dirigem para o ápice dos dentes da margem serreada, participando da formação de hidatódios. Os feixes vasculares são colaterais, ocorrendo diferenciação de fibras do floema. Os feixes vasculares das nervuras de ordem mais alta apresentam bainha parenquimática. Canais secretores esquizógenos, opostos ao protoxilema, acompanham as nervuras primárias.
Downloads
Referências
ESAU, K. Plant anatomy. 2 ed. New York, John Wiley & Sons, 1965, 767p.
FELIPPE, G.M. Stevia rebaudiana Bert.; uma revisão. Ciência e Cultura, 29(11): 1240-8, 1977.
FERREIRA, A.G. Contribuição ao estudo da nervação foliar das Compositae dos cerrados. IV: Tribo Eupatoriae. Archos Bot. Estado de São Paulo 4(3): 153-70, 1968.
FOSTER, A.S. Techniques for study of venation patterns in the leaves of Angiosperms. In: INTERNATIONAL CONGRESS, 7,Stockolm, 1950. Proceedings ... Stockolm, 1953. 586-7.
HICKEY, L.J. Classification of the architecture of dicotyledoneous leaves. American Journal. Botanic, 60(1): 17-33, 1973.
IFJU, G. Quantitative w,ood anatomy; a stereological approach. Blacksburg, VPI, IPT, 1977. 26 p.
JENSEN, W.A. BotanicaI histochemistry; principles and practice. San Francisco, W.H. Freeman, 1962. 408 p.
JOHANSEN, D.A. Plant: microtechnique, New York, McGraw-Hill Book, 1940. 523 p.
METCALFE, C.R. & CHALK, L. Anatomy of dicotyledone, Oxford, Clarendon, 1950. v.2.
NAPP-ZINN, K. Anatomie des Blattes. II Blattanatomie der Angiosperm. In Handbuch Pflanzenanatomie. Berlin, Gebr. Borntraeger, 1973/1974. V. 8, parte 1 e 2.
RAMAYYA, N. Studies on the trichomes of some Compositae. I - General structure. Bulletin Bot. Surv. India, 4 (1-4): 177-88,1962.
_____. Modes of development in the trichomes of Compositae. Current Science, India, 32 (1): 27-8, 1963.
SAKAGUCHI, M. & KAN, T. As pesquisas• japonesas com Stevia rebaudiana (Bert.) Bertoni e o esteviosídeo. Ciência e Cultura, 34: 235-48, 1982.
SASS, J.E. Botanical microtechnique, 2 ed. Iowa, The Iowa State College, 1951, 228 p.
SOLEREDER, H. Systematic anatomy of the dicotyledons. Oxford, Clarendon, 1980. 2v.
UPHOF, J.C. & HUMMEL, K. Plants hairs. In Handbuch Pflanzenanatomie, Berlin, Gebr. Borntraeger, 1962. 4 t.5.
WYLIE, R.B. The bundle sheat extension in leaves of dicotyledons. American Journal of Botanic, 39(9): 645-51, 1952.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Para acessar a DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E EXCLUSIVIDADE E CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS clique aqui.
Diretrizes Éticas para Publicação de Revistas
A revista Ciência e Natura está empenhada em garantir a ética na publicação e na qualidade dos artigos.
A conformidade com padrões de comportamento ético é, portanto, esperada de todas as partes envolvidas: Autores, Editores e Revisores.
Em particular,
Autores: Os Autores devem apresentar uma discussão objetiva sobre a importância do trabalho de pesquisa, bem como detalhes e referências suficientes para permitir que outros reproduzam as experiências. Declarações fraudulentas ou intencionalmente incorretas constituem comportamento antiético e são inaceitáveis. Artigos de Revisão também devem ser objetivos, abrangentes e relatos precisos do estado da arte. Os Autores devem assegurar que seu trabalho é uma obra totalmente original, e se o trabalho e / ou palavras de outros têm sido utilizadas, isso tem sido devidamente reconhecido. O plágio em todas as suas formas constitui um comportamento publicitário não ético e é inaceitável. Submeter o mesmo manuscrito a mais de um jornal simultaneamente constitui um comportamento publicitário não ético e é inaceitável. Os Autores não devem submeter artigos que descrevam essencialmente a mesma pesquisa a mais de uma revista. O Autor correspondente deve garantir que haja um consenso total de todos os Co-autores na aprovação da versão final do artigo e sua submissão para publicação.
Editores: Os Editores devem avaliar manuscritos exclusivamente com base no seu mérito acadêmico. Um Editor não deve usar informações não publicadas na própria pesquisa do Editor sem o consentimento expresso por escrito do Autor. Os Editores devem tomar medidas de resposta razoável quando tiverem sido apresentadas queixas éticas relativas a um manuscrito submetido ou publicado.
Revisores: Todos os manuscritos recebidos para revisão devem ser tratados como documentos confidenciais. As informações ou ideias privilegiadas obtidas através da análise por pares devem ser mantidas confidenciais e não utilizadas para vantagens pessoais. As revisões devem ser conduzidas objetivamente e as observações devem ser formuladas claramente com argumentos de apoio, de modo que os Autores possam usá-los para melhorar o artigo. Qualquer Revisor selecionado que se sinta desqualificado para rever a pesquisa relatada em um manuscrito ou sabe que sua rápida revisão será impossível deve notificar o Editor e desculpar-se do processo de revisão. Os Revisores não devem considerar manuscritos nos quais tenham conflitos de interesse resultantes de relacionamentos ou conexões competitivas, colaborativas ou outras conexões com qualquer dos autores, empresas ou instituições conectadas aos documentos.