Usando o Geogebra para o Ensino de Sólidos de Revolução

Autores

  • Lucas Rodrigues Pereira Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri.
  • Mario Guimarães Gomes Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri.
  • Nicson Nongelle Gomes Pinheiro Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri.
  • Jaqueline Maria da Silva Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri.
  • Deborah Faragó Jardim Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri.
  • Alexandre Faissal Brito Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri.

DOI:

https://doi.org/10.5902/2179460X25400

Palavras-chave:

GeoGebra, Engenharia Didática, Ensino, Área, Volume, Sólidos de Revolução

Resumo

Este estudo foi desenvolvido baseado nos princípios da Engenharia Didática visando estudar e discutir as contribuições que o uso do GeoGebra pode oferecer para a compreensão de conceitos matemáticos frequentemente usados para o cálculo de áreas e volumes de sólidos de revolução.


Foi aplicada uma intervenção didática usando o GeoGebra a um grupo de estudantes visando propiciá-los conhecimento suficiente para trabalhar com a geometria dinâmica interativa de modo interligado aos conceitos empíricos e formais de Geometria Espacial, aperfeiçoando sua visão tridimensional e preparando-os para a prática docente de tal conteúdo.

Após análises e discussões sobre os resultados obtidos, constatou-se notável progresso dos estudantes no que se refere ao entendimento dos conceitos fundamentais dos tópicos trabalhados.

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Biografia do Autor

Lucas Rodrigues Pereira, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri.

Discente do PROFMAT da UFVJM

Mario Guimarães Gomes, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri.

Discente do PROFMAT da UFVJM

Nicson Nongelle Gomes Pinheiro, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri.

Discente do PROFMAT da UFVJM

Jaqueline Maria da Silva, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri.

Docente do Instituto de Ciência, Engenharia e Tecnologia

Deborah Faragó Jardim, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri.

Docente do Instituto de Ciência, Engenharia e Tecnologia

Alexandre Faissal Brito, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri.

Docente do Instituto de Ciência, Engenharia e Tecnologia

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Publicado

2017-11-18

Como Citar

Pereira, L. R., Gomes, M. G., Pinheiro, N. N. G., Silva, J. M. da, Jardim, D. F., & Brito, A. F. (2017). Usando o Geogebra para o Ensino de Sólidos de Revolução. Ciência E Natura, 39(3), 666–686. https://doi.org/10.5902/2179460X25400

Edição

Seção

Ensino

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