Crescimento de Araucaria angustifolia (Bert.) O. Ktze. em diferentes solos na Flora de Passo Fundo, RS
DOI:
https://doi.org/10.5902/2179460X25017Resumo
Foi estudado o crescimento de Araucaria angustifólia (Bert.) O. Ktze., na Floresta Nacional de Passo Fundo, RS, tendo como objetivo investigar a diferença na produtividade de povoamentos implantados em diferentes tipos de solo. Os dados foram obtidos através da amostragem de parcelas quadradas de 400 m2, escolhidas ao acaso, pelo método aleatório simples. A análise de interpretação dos resultados demonstram que os melhores crescimentos e, consequentemente, maior produtividade volumétrica de madeira com casca, foi em Latosol Roxo, onde Araucária angustifolia alcançou um incremento médio anual de 16,67 m3/ha. Este resultado difere, grandemente, do obtido em Solo Litólico Eutrófico com 6,26 m3/ha e no Gley Pouco Húmico com apenas 3,51 m3/ha. A variação do crescimento nestes solos, pode estar relacionada às características dos mesmos.
Downloads
Referências
BLAKE, G.R. - Buk density. In: BLACK, C.A. Methods of Soil Analysis. Madison, American Society of Agronomy, 1965. Part 1, Capo 30, p. 374-91. (Agronomy, 9).
DE HOOG, R.J. Site-nutrition - growth relationships of Araucaria angustifolia (Bert.) O. Ktze. in Southern Brasil. Freiburg. 161 p. Tese Ph.D. 1981.
____________. & DIETRICH, A.B. Avaliação de sitio para Araucaria angustifolia (Bert.) O. Ktze. em povoamentos artificiais. Brasil Florestal, Brasília, (37):19-71, 1979.
EMBRAPA. Manual de métodos de análise de solo. Rio de Janeiro, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária. Ministério da Agricultura. Serviço Nacional de Levantamento e Conservação de solos. 1979.
GOLFARI, L. Coníferas aptas para repoblaciones forestales en el Estado de São Paulo. Silvicultura em São Paulo, (6):7-62, 1967.
KEMPER, W.D. & CHEPIL, W.S. Size distribuition of agregation. In: BLACK, C.A. Methods of Soil Analysis. Madison, American Society of Agronomy, 1965. Part 1, Capo 39. p. 499-510. (Agronomy,9).
LASSERE, S.R.; VAIRETTI, M. & LASSERE, E.N.E. - Crecimiento de Araucaria angustifolia (Berto1.) O. Kuntze, en distintos tipos de suelos de Puerto Piray, Misiones. IDIA, (7):36-45, 1972.Suplemento Florestal.
MOTA, F.S.; BEIRSDORF, M.I.C. & GARCEZ, J.R.B.- Zoneamento agroclimático do Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Normais agroclimáticas. Pelotas, RS, v. I. Ministério da Agricultura. Departamento Nacional de Pesquisa Agropecuária. Instituto de Pesquisa Agropecuária do Sul. 1971. 80 p. + Anexos.
OLIVEIRA, L.B. - Determinação da macro e microporosidade pela mesa de tensão, em amostras de solo com estrutura indeformada. Pesquisa Agropecuária Brasileira. Rio de Janeiro, (3):197-200, 1968.
VAN GOOR, C.P. - Classificação da capacidade da terra em relação
ao reflorestamento com Pinus elliottii Eng. var. elliottii e Araucaria angustifolia (Bert.) O. Ktze., no Estado de São Paulo. Silvicultura em São Paulo, (4): 349-66, 1965/66.
VETTORI, L. - Métodos de análise de solo. Rio de Janeiro. Ministério da Agricultura. Divisão de Pedologia e Fertilidade do Solo. 1969. 24p. (Boletim técnico, 7).
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Para acessar a DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E EXCLUSIVIDADE E CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS clique aqui.
Diretrizes Éticas para Publicação de Revistas
A revista Ciência e Natura está empenhada em garantir a ética na publicação e na qualidade dos artigos.
A conformidade com padrões de comportamento ético é, portanto, esperada de todas as partes envolvidas: Autores, Editores e Revisores.
Em particular,
Autores: Os Autores devem apresentar uma discussão objetiva sobre a importância do trabalho de pesquisa, bem como detalhes e referências suficientes para permitir que outros reproduzam as experiências. Declarações fraudulentas ou intencionalmente incorretas constituem comportamento antiético e são inaceitáveis. Artigos de Revisão também devem ser objetivos, abrangentes e relatos precisos do estado da arte. Os Autores devem assegurar que seu trabalho é uma obra totalmente original, e se o trabalho e / ou palavras de outros têm sido utilizadas, isso tem sido devidamente reconhecido. O plágio em todas as suas formas constitui um comportamento publicitário não ético e é inaceitável. Submeter o mesmo manuscrito a mais de um jornal simultaneamente constitui um comportamento publicitário não ético e é inaceitável. Os Autores não devem submeter artigos que descrevam essencialmente a mesma pesquisa a mais de uma revista. O Autor correspondente deve garantir que haja um consenso total de todos os Co-autores na aprovação da versão final do artigo e sua submissão para publicação.
Editores: Os Editores devem avaliar manuscritos exclusivamente com base no seu mérito acadêmico. Um Editor não deve usar informações não publicadas na própria pesquisa do Editor sem o consentimento expresso por escrito do Autor. Os Editores devem tomar medidas de resposta razoável quando tiverem sido apresentadas queixas éticas relativas a um manuscrito submetido ou publicado.
Revisores: Todos os manuscritos recebidos para revisão devem ser tratados como documentos confidenciais. As informações ou ideias privilegiadas obtidas através da análise por pares devem ser mantidas confidenciais e não utilizadas para vantagens pessoais. As revisões devem ser conduzidas objetivamente e as observações devem ser formuladas claramente com argumentos de apoio, de modo que os Autores possam usá-los para melhorar o artigo. Qualquer Revisor selecionado que se sinta desqualificado para rever a pesquisa relatada em um manuscrito ou sabe que sua rápida revisão será impossível deve notificar o Editor e desculpar-se do processo de revisão. Os Revisores não devem considerar manuscritos nos quais tenham conflitos de interesse resultantes de relacionamentos ou conexões competitivas, colaborativas ou outras conexões com qualquer dos autores, empresas ou instituições conectadas aos documentos.