A Educação Ambiental Através de Montagem e Simulação de Células Solares Sensibilizadas com Corante Orgânico

Authors

  • Samuel Gondim Sampaio Universidade Federal do Ceará - UFC
  • Alexandra de Vasconcelos Feitosa Universidade Federal do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.5902/2179460X23433

Keywords:

Educação Ambiental, Célula solar, Simulação.

Abstract

Este estudo mostrou como relacionar de forma prática a Educação Ambiental com a energia solar, que não gera resíduos danosos ao meio ambiente e por isso, é considerada limpa. As células solares sensibilizadas com corante são dispositivos que convertem energia solar em energia elétrica e tem atraído grande atenção nas últimas décadas. Essas células são de baixo custo, principalmente quando se utilizam corantes naturais. Com o uso de software livre Scilab 5.5.1 foi possível simular o comportamento elétrico de forma aceitável as células sensibilizadas com corante natural obtido a partir da planta Nerium oleander (oleander) com dois tipos de solventes do extrator. Os resultados das simulações mostraram que o software produziu resultados elétricas que estão de acordo com os resultados experimentais obtidos pelo simulador solar, proporcionando uma forma eficaz de promover a educação ambiental. 

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Samuel Gondim Sampaio, Universidade Federal do Ceará - UFC

Doutorando na Universidade Federal do Ceará no curso de Biotecnologia (RENORBIO / UFC)

Alexandra de Vasconcelos Feitosa, Universidade Federal do Ceará

Curso de Doutorado em Engenharia Civil

References

AGÊNCIA NACIONAL DE ENERGIA ELÉTRICA. Atlas de energia elétrica do Brasil. Brasília. ANEEL, 236 p. 2008.

AGNALDO, J. S.; CRESSONI, J. C. Células solares de TiO2 sensibilizado por corante. p. 77–84, 2006.

AMANTÉA, R. P. Algoritmos e lógica de programação práticas de laboratório 2014/2. Centro universitário UNA. Instituto politécnico. v.1, 2014.

BALRAJU, P. SERESH, M. KUMAR, M. S. ROY, G. D. SHARMA, J. Effect of counter electrode, thickness and sintering temperature of TiO2 electrode and TBP addition in electrolyte on photovoltaic performance of dye sensitized solar cell using pyronine G (PYR) dye Photochem. Photobio. A 206 (2009) 53-63.

BRASIL. Ministério da Educação (MEC), Secretaria de Educação Média e Tecnológica (Semtec). PCN + Ensino médio: orientações educacionais complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais - Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias. Brasília: MEC/Semtec, 2002.

CHANG, H.; WU, H. M.; CHEN, T. L.; HUANG, K. D.; JWO, C. S.; LO, Y. J. Dye-sensitized solar cell using natural dyes extracted from spinach and ipomoea. Journal of Alloys and Compounds, 2010.

COSTA, S. V. Construção de Células Solares Sensibilizadas por Corante a partir de Nanoestruturas de ZnO obtidas por Método Hidrotermal. 2011. 124f. Dissertação (Mestrado em energia) — Universidade Federal do ABC, Santo André, 2011.

DYE SOLAR CELL. Nanocristaline – Dye Solar Cell Lab. Disponível em: http://photonicswiki.org/index.php?title=Nanocrystalline_-_Dye_Solar_Cell_Lab. Acesso em: 19/06/2016.

EFFTING, T. R. Educação Ambiental nas Escolas Públicas: Realidade e Desafios. Marechal Cândido Rondon. 2007. Monografia (Especialização em Planejamento Para o Desenvolvimento Sustentável) – Centro de Ciências Agrárias, Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Rondon, 2007.

EDUCAÇÃO, Ministério da. Educação Ambiental: Aprendizes da Sustentabilidade. Caderno Secad 1. Brasília, 2007.

FARIAS, J. Simulação de células solares fotovoltaicas usando o software NI MULTISIM. Congresso brasileiro de educação em Engenharia. Gramado, RS. 2013.

FEITOSA, A. V.; Estudo de novos corantes naturais fotoexcitáveis como sensibilizadores em células solares. 2011. 113 f. Dissertação (Mestrado em ciências físicas aplicadas), Universidade Federal do Ceará. Fortaleza, 2011.

GOMES, D. V. Educação para o consumo ético e sustentável. Rev. eletrônica Mestr. Educ. Ambient., v.16, p. 18-31, jan/ jun, 2006.

GHENSEV, A. Materiais e processos de fabricação de células fotovoltaicas. 2006. 154 f. Monografia (Especialização em Fontes Alternativas de Energia) – Universidade Federal de Lavras, Minas Gerais, 2006.

GRÄTZEL, M. Conversion of sunlight to eletric power by nanocrystaline dye-sensitized solar cells. J. Photochem. Photobiol. A: Chem., v. 164, p.3, 2004.

GREIS, L. k.; REATEGUI, e. Um simulador educacional para disciplina de física. Novas tecnologias na educação, v. 8, n. 2, p. 38, 2010.

GREIS, L. Um simulador educacional para disciplina de física em um mundos virtuais. CINTED-UFRGS. Novas Tecnologias na Educação, v. 8, n. 2, julho, 2010.

HAO, S., WU, J., HUANG, Y., LIN, J. Natural dyes as photosensitizers for dye-sensitized solar cell. Solar Energy, v. 80, p. 209, 2005.

MARTINS, F. R.; ABREU, S. L.; RÜTHER, R. Atlas brasileiro de energia solar. São José Dos Campos: INPE, 2006, 60 p.

MEDICINAIS, As plantas. Espirradeira-Nerium oleander. Disponível em: http://www.asplantasmedicinais.com/espirradeira-nerium-oleander.html. Acesso em: 08/05/2016.

NOGUEIRA, A. F. Células solares de Grätzel com eletrólito polimérico. 2001. 171 f. Tese (Doutorado em Química) - Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2001.

O’REAGAN, B.; GRATZEL, M. A low-cost, high-efficiency solar cell based on dye-sensitized colloidal films. Nature, v. 353, p. 737-740, 1991.

PATROCÍNIO, A. O.; ILHA, M. N. Em busca da sustentabilidade: células solares sensibilizadas com extratos naturais. Quim. Nova, Vol. 33, No. 3, 574-578, 2010.

SAELIM, Ni-on.TiO2 modified natural clay semiconductor as a potencial electrode for natural dye-sensitized solar cell. Ceramics International 37 (2011) 659–663.

SANTOS, J.A.; MICHELS, R.N. Modelagem matemática de um painel fotovoltaico no software Scilab. Revista eletrônica de tecnologia e cultura – RETC, Edição 11ª, v. 3, p. 28, 2012.

SILVA, R. et al; Células solares “caseiras”. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 26, n. 4, p. 379 - 384, (2004).

SAMPAIO, S.G. Estudo e caracterização de novos corantes naturais para células solares sensibilizadas. 2013. 96 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Mecânica). Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2013.

YAMAZAKI, E.; MURAYAMA, M.; NISHIKAWA, N.; HASHIMOTO, N.; SHOYAMA, M.; KURITA, O. Utilization of natural carotenoids as photosensitizers for dye-sensitized solar cells. Solar Energy, v. 81, p. 512-516, 2007.

Published

2016-09-28

How to Cite

Sampaio, S. G., & Feitosa, A. de V. (2016). A Educação Ambiental Através de Montagem e Simulação de Células Solares Sensibilizadas com Corante Orgânico. Ciência E Natura, 38(3), 1626–1635. https://doi.org/10.5902/2179460X23433

Issue

Section

Environment