Análise do Evento Extremo Chuvoso de 30 de Setembro de 2013 Ocorrido na Cidade de Manaus
DOI:
https://doi.org/10.5902/2179460X22693Palavras-chave:
Evento extremo chuvoso, Manaus, Amazônia, REMCLAMResumo
O objetivo do presente trabalho foi realizar análise de um evento extremo chuvoso ocorrido em Manaus-AM tendo-se como base dados provenientes de imagens de satélite, radar meteorológico e dados de estações meteorológicas de superfície. O evento estudado ocorreu no dia 30 de setembro de 2013 e causou dezenas de transtornos a sociedade manauára. As imagens de satélite mostram a formação de uma atividade convectiva intensa na fronteira dos estados do Amazonas e Pará que se propagou para oeste atingindo Manaus algumas horas após a sua formação. As imagens de radar mostram a propagação da atividade convectiva em forma de linha que se propaga em direção da cidade e provocam a formação de forte convecção sobre o setor oeste da área urbana. As chuvas registradas em uma das estações de superfície mostram que o volume chuvoso ocorrido em menos de duas horas superou o que se esperava para o mês todo de setembro. Os resultados também mostram que houve em media queda de temperatura da ordem de 8-9 graus Celsius em aproximadamente 50 minutos de duração do evento.
Downloads
Referências
ARANHA, A. F., VEIGA, J. A. P., BRITO, A. L. (2011). Simulação de um caso de evento extremo de chuva na cidade de Manaus-AM com o modelo wrf: O caso 30 de março de 2008. Em: , Anais do IV Encontro Sul-Brasileiro de Meteorologia, Pelotas - RS.
BENDER, F. D., DO SANTOS, J., YNOUE, R. Y. (2011). Análise da ocorrência de um evento de precipitação extrema em são Paulo com o modelo operacional wrf em três grades aninhadas. Em: , Anais do IV Simpósio Internacional de Climatologia, João Pessoa - PB.
BRITO, A. L., VEIGA, J. A. P. (2015). Um estudo observacional sobre a frequência, intensidade e climatologia de eventos extremos de chuva na amazônia. Ciência e Natura, Edição Especial SIC, 37(esp), 163–169.
BRITO, A. L., VEIGA, J. A. P., ARANHA, A. F. (2011a). Simulação de um caso de evento extremo de chuva na cidade de Manaus-AM com o modelo wrf: O caso 01 de abril de 2011. Em: , Anais do IV Simpósio Internacional de Climatologia, João Pessoa - PB.
BRITO, A. L., VEIGA, J. A. P., ARANHA, A. F. (2011b). Simulação de um caso de evento extremo de chuva na cidade de Manaus-AM com o modelo wrf: O caso 08 de março de 2008 (resultados preliminares). Em: , Anais do IV Encontro Sul-Brasileiro de Meteorologia, Pelotas - RS.
BRITO, A. L., VEIGA, J. A. P., ARANHA, A. F. (2011c). Simulação de um caso de evento extremo de chuva na cidade de Manaus-AM com o modelo wrf: O caso 17 de fevereiro de 2011. Em: , Anais do IV Simpósio Internacional de Climatologia, João Pessoa - PB.
CASARIN, D. P., KOUSKY, V. E. (1986). Anomalias de precipitação no sul do brasil e variações na circulação atmosférica. Revista Brasileira de Meteorologia, 1(2), 83–90.
COHEN, J. C. P., GANDU, A. W. (2002). Linha de instabilidade continental na amazônia. Em: Anais do XII Congresso Brasileiro de Meteorologia, Foz do Iguaçu - PR, pp. 3745–3751.
FERREIRA, N. J., CORREIA, A. A., RAMÍREZ, M. C. (2004). Synoptic scale features of the tropospheric circulation over tropical south America during the wetamc trmm/lba experiment. Atmósfera, 17(1), 13–30.
GOMES, A. M., HELD, G., LIMA, M. A., CALHEIROS, R. V. (2000). Estudo da evolução de tempestades severas na área central do estado de são Paulo por radar doppler. Em: Anais do XI Congresso Brasileiro de Meteorologia, Rio de Janeiro, pp. 1921–1929.
LAM, K. C., G., B. R., J., W. (2015). Application of spatial interpolation method for estimating the spatial variability of rainfall in semiarid new Mexico, usa. Mediterranean Journal of Social Sciences, 6(4), 1–9.
LEAL, D. C., NERY, J. T., HELD, G., GOMES, A. M. (2012). Análise de tempestade potencialmente severa utilizando dados de radar meteorológico. Revista Geonorte, Edição Especial 2, 1(5), 855–866.
LOUREIRO, R. S., SARAIVA, J. M., SARAIVA, I., SENNA, R. C., FREDÓ, A. S. (2014). Estudos dos eventos extremos de precipitação ocorridos em 2009 no estado do pará. Revista Brasileira de Meteorologia, Edição Especial, 29(esp), 83–94.
MAPES, B. E., WARNER, T. T., XU, M. (2003). Diurnal patterns of rainfall in northwestern south america. part iii: Diurnal gravity waves and nocturnal convection offshore. Monthly weather review, 131(5), 830–844.
MOLION, L. C. B., BERNARDO, S. D. O. (2000). Dinâmica das chuvas no nordeste brasileiro. Em: Anais do Congresso Brasileiro de Meteorologia, Rio de Janeiro, pp. 1334–1342.
MOLION, L. C. B., DALLAROSA, R. L. G. (1990). Pluviometria da amazônia: são os dados confiáveis. Climanálise–Boletim de Monitoramento e análise climática, 5(3), 40–42.
PINGALE, S. M., KHARE, D., JAT, M. K., ADAMOWSKI, J. (2014). Spatial and temporal trends of mean and extreme rainfall and temperature for the 33 urban centres of the arid and semi-arid state of rajasthan, india. Atmospheric Research, 138(5), 73–90
RIBEIRO, G. G., LEIVAS, J. F., SARAIVA, I., DE SOUZA, M. B., FILHO, J. R. (2010). Estudo de um caso de tempo severo ocorrido na cidade de Manaus-AM no dia 10 de fevereiro de 2010. Em: , Anais do XVI Congresso Brasileiro de Meteorologia, Belém - PA.
SANTO, A. R. S. D. E., DE SOUSA, J. M., CANDIDO, L. A., DA SILVA, J. T., MANZI, A. O., DA SILVA SOUSA, A. J. (2010). Avaliação da influência da convecção de meso-escala no prognóstico de precipitação do modelo wrf em alta resolução: Um estudo de caso. Em: , Anais do XVI Congresso Brasileiro de Meteorologia, Belém - PA.
SILVA, M. V., VEIGA, J. A. P. (2012). Simulação de um caso de evento extremo de chuva ocorrido na cidade de Manaus-AM: O caso 02 de janeiro de 2012 (parte i). Em: , Anais do XVII Congresso Brasileiro de Meteorologia, Gramado - RS.
UVO, C. R. B. (1989). A zona de convergência intertropical (zcit) e sua relação com a precipitação da região norte do nordeste brasileiro.
VARGAS, F. F. D., VEIGA, J. A. P. (2012). Determinação da frequência e intensidade de eventos extremos de chuva baseados em dados de estação meteorológica. Em: , Anais do XVII Congresso Brasileiro de Meteorologia, Gramado - RS
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Para acessar a DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E EXCLUSIVIDADE E CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS clique aqui.
Diretrizes Éticas para Publicação de Revistas
A revista Ciência e Natura está empenhada em garantir a ética na publicação e na qualidade dos artigos.
A conformidade com padrões de comportamento ético é, portanto, esperada de todas as partes envolvidas: Autores, Editores e Revisores.
Em particular,
Autores: Os Autores devem apresentar uma discussão objetiva sobre a importância do trabalho de pesquisa, bem como detalhes e referências suficientes para permitir que outros reproduzam as experiências. Declarações fraudulentas ou intencionalmente incorretas constituem comportamento antiético e são inaceitáveis. Artigos de Revisão também devem ser objetivos, abrangentes e relatos precisos do estado da arte. Os Autores devem assegurar que seu trabalho é uma obra totalmente original, e se o trabalho e / ou palavras de outros têm sido utilizadas, isso tem sido devidamente reconhecido. O plágio em todas as suas formas constitui um comportamento publicitário não ético e é inaceitável. Submeter o mesmo manuscrito a mais de um jornal simultaneamente constitui um comportamento publicitário não ético e é inaceitável. Os Autores não devem submeter artigos que descrevam essencialmente a mesma pesquisa a mais de uma revista. O Autor correspondente deve garantir que haja um consenso total de todos os Co-autores na aprovação da versão final do artigo e sua submissão para publicação.
Editores: Os Editores devem avaliar manuscritos exclusivamente com base no seu mérito acadêmico. Um Editor não deve usar informações não publicadas na própria pesquisa do Editor sem o consentimento expresso por escrito do Autor. Os Editores devem tomar medidas de resposta razoável quando tiverem sido apresentadas queixas éticas relativas a um manuscrito submetido ou publicado.
Revisores: Todos os manuscritos recebidos para revisão devem ser tratados como documentos confidenciais. As informações ou ideias privilegiadas obtidas através da análise por pares devem ser mantidas confidenciais e não utilizadas para vantagens pessoais. As revisões devem ser conduzidas objetivamente e as observações devem ser formuladas claramente com argumentos de apoio, de modo que os Autores possam usá-los para melhorar o artigo. Qualquer Revisor selecionado que se sinta desqualificado para rever a pesquisa relatada em um manuscrito ou sabe que sua rápida revisão será impossível deve notificar o Editor e desculpar-se do processo de revisão. Os Revisores não devem considerar manuscritos nos quais tenham conflitos de interesse resultantes de relacionamentos ou conexões competitivas, colaborativas ou outras conexões com qualquer dos autores, empresas ou instituições conectadas aos documentos.