Análise de Fornecimento de Produtos da Agricultura Familiar para o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) no Município de São Gabriel-RS município de São Gabriel-RS ar de São Gabriel/RS
DOI:
https://doi.org/10.5902/2179460X21889Palavras-chave:
Políticas públicas. Programa de aquisição de alimentos. Produção. Distribuição de alimentos.Resumo
Através do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) o Estado busca implantar uma Política Pública com a finalidade de fomentar a agricultura familiar proporcionando oportunidades de distribuição aos agricultores atendendo às necessidades alimentares dos alunos das escolas públicas. O trabalho objetiva analisar o fornecimento de produtos da agricultura familiar em São Gabriel/RS para o PNAE e verificar a efetividade desta política na esfera municipal. A pesquisa foi exploratória e teve abordagem qualitativa. Elaborou-se um referencial teórico e realizou-se visitas in loco e entrevistas semi-estruturadas com gestores públicos e agricultores familiares. Os resultados obtidos revelaram que o processo de suprimento contempla poucos agricultores e não atinge a meta prevista em lei.
Downloads
Referências
ALCANTARA, R. L. C.; SOUZA, A. P. O. Alternativas de mercado para a agricultura: a realidade dos produtos hortículas orgânicos no Brasil In: Batalha, M. O. Gestão do Agronegócio. São Carlos: EDUFSCAR, 2009.
BOTELHO FILHO, F. B. As portas de saída da pobreza e as estratégias da agricultura familiar para os negócios rurais In: Agricultura Familiar e Desenvolvimento Territorial – Contribuições ao Debate. Brasília: Universidade de Brasília. Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares, Núcleo de Estudos Avançados. v.5. n. 17, 2005. p 131-140.
IBGE, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Censo Agropecuário 2006. Available from: http://www.ibge.gov.br/home/estatistica/economia/agropecuaria/censoagro/2006_segunda_apuracao/default_tab_xls.shtm.
GIL, Antonio Carlos. Como elaborar Projetos de Pesquisa. 4.ed. São Paulo: Atlas, 2007.
LEAL, A. E. M.; SOUZA, C. E. G. Construindo o Conhecimento pela Pesquisa: orientação básica para elaboração de trabalhos científicos. Santa Maria: Sociedade Vicente Pallotti, 2006.
MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO, Cartilha Orgânicos na Alimentação Escolar. Available from: http://www.fnde.gov.br/programas/alimentacao-escolar/alimentacao-escolar-material-de-divulgacao/alimentacao-manuais/item/5240-cartilha-orgânicos-na-alimentação-escolar.
MATTEI, L. Programa de aquisição de alimentos da agricultura familiar (PAA): antecedentes, concepção e composição geral do Programa. Avaliação de políticas de aquisição de alimentos, n. 27, 2007. p. 33-44.
PEIXINHO, A. M. L. A trajetória do Programa Nacional de Alimentação Escolar no período de 2003-2010: relato do gestor nacional. Ciência & Saúde Coletiva, 2013.18(4): p.909-916.
RUA, Maria das Graças. Políticas Públicas. Florianópolis: Departamento de Ciências da Administração/UFSC; [Brasília]: CAPES: UAB, 2009.
SECCHI, L. Políticas Públicas – Conceitos, esquemas de análise, casos práticos. 2. ed. Cengage Learning, 2013.168 p.
VEIGA, José Eli da. O Brasil rural precisa de uma estratégia de desenvolvimento. Brasília: Convênio FIPE – IICA (MDA/CNDRS/NEAD) 2001.
VILLA REAL, L. C.; SCHNEIDER, S. O uso de programas públicos de alimentação na reaproximação do pequeno agricultor com o consumidor: o caso do programa de alimentação escolar. ESTUDO & DEBATE, Lajeado, v. 18, n. 2, 2011. p. 57-79.
TRICHES, R. M.; SCHNEIDER, S. Alimentação Escolar e Agricultura Familiar: reconectando o consumo à produção. Saúde e Sociedade, São Paulo, v.19, n.4, 2010. p.933-945.
TURPIN, M. E. A Alimentação Escolar como Fator de Desenvolvimento Local por meio do Apoio aos Agricultores Familiares. Segurança Alimentar e Nutricional, Campinas, 16(2): 2009. p. 20-42.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Para acessar a DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E EXCLUSIVIDADE E CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS clique aqui.
Diretrizes Éticas para Publicação de Revistas
A revista Ciência e Natura está empenhada em garantir a ética na publicação e na qualidade dos artigos.
A conformidade com padrões de comportamento ético é, portanto, esperada de todas as partes envolvidas: Autores, Editores e Revisores.
Em particular,
Autores: Os Autores devem apresentar uma discussão objetiva sobre a importância do trabalho de pesquisa, bem como detalhes e referências suficientes para permitir que outros reproduzam as experiências. Declarações fraudulentas ou intencionalmente incorretas constituem comportamento antiético e são inaceitáveis. Artigos de Revisão também devem ser objetivos, abrangentes e relatos precisos do estado da arte. Os Autores devem assegurar que seu trabalho é uma obra totalmente original, e se o trabalho e / ou palavras de outros têm sido utilizadas, isso tem sido devidamente reconhecido. O plágio em todas as suas formas constitui um comportamento publicitário não ético e é inaceitável. Submeter o mesmo manuscrito a mais de um jornal simultaneamente constitui um comportamento publicitário não ético e é inaceitável. Os Autores não devem submeter artigos que descrevam essencialmente a mesma pesquisa a mais de uma revista. O Autor correspondente deve garantir que haja um consenso total de todos os Co-autores na aprovação da versão final do artigo e sua submissão para publicação.
Editores: Os Editores devem avaliar manuscritos exclusivamente com base no seu mérito acadêmico. Um Editor não deve usar informações não publicadas na própria pesquisa do Editor sem o consentimento expresso por escrito do Autor. Os Editores devem tomar medidas de resposta razoável quando tiverem sido apresentadas queixas éticas relativas a um manuscrito submetido ou publicado.
Revisores: Todos os manuscritos recebidos para revisão devem ser tratados como documentos confidenciais. As informações ou ideias privilegiadas obtidas através da análise por pares devem ser mantidas confidenciais e não utilizadas para vantagens pessoais. As revisões devem ser conduzidas objetivamente e as observações devem ser formuladas claramente com argumentos de apoio, de modo que os Autores possam usá-los para melhorar o artigo. Qualquer Revisor selecionado que se sinta desqualificado para rever a pesquisa relatada em um manuscrito ou sabe que sua rápida revisão será impossível deve notificar o Editor e desculpar-se do processo de revisão. Os Revisores não devem considerar manuscritos nos quais tenham conflitos de interesse resultantes de relacionamentos ou conexões competitivas, colaborativas ou outras conexões com qualquer dos autores, empresas ou instituições conectadas aos documentos.