O Ensino de Ciências e Energias Renováveis: Proposta Metodológica do Forno e Fogão Solar

Autores

  • Endell Menezes Oliveira Centro de Ciências e Planetário do Estado do Pará, Universidade da Amazônia
  • Giovanni Sampaio Palheta Universidade da Amazônia
  • Lidia Brasil Seabra Universidade da Amazônia

DOI:

https://doi.org/10.5902/2179460X21449

Palavras-chave:

Ensino de Ciências. Energias Renováveis. Sustentabilidade.

Resumo

O presente trabalho discorre sobre o ensino de ciências e energias renováveis, com visão na sustentabilidade e na formação de sujeitos sociais, imbricados em meio ao contexto de relação homem-sociedade-natureza. Propõem-se a utilização de recursos didáticos em energia solar, com foco no forno e fogão solar.   Gradua a importância da energia solar, nos contextos atuais, formas de distribuição (demanda) e elenca a utilização dos fornos e fogões (método de construção). A construção de materiais alternativos sustentáveis de ensino como fornos e fogões solares, pode ser aproveitada no processo de ensino tanto em espaços formais, quanto não formais de educação, sendo uma forma de participação dos educandos no processo de construção do conhecimento, desde que, professores aproveitem estes materiais educacionais em tarefas de ensino-aprendizagem, de modo consciente e coerente com as atividades e dinâmicas já utilizadas em sala de aula. Conclui-se que, os modelos propostos interagem com os conhecimentos obtidos em aulas teóricas, resultando na consolidação do aprendizado e, portanto, no auxílio aos assuntos referentes de ensino das ciências naturais e energias renováveis, colaborando nas múltiplas formas de participação social, refletindo o ser, o estar e o viver, em meio ao diversos modos de manifestação da relação homem-natureza-sociedade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Endell Menezes Oliveira, Centro de Ciências e Planetário do Estado do Pará, Universidade da Amazônia

Giovanni Sampaio Palheta, Universidade da Amazônia

Lidia Brasil Seabra, Universidade da Amazônia

Referências

CARVALHO, Isabel Cristina de Moura. A questão ambiental e a emergência de um campo de ação político-pedagógica. Sociedade e meio ambiente: a educação ambiental em debate. São Paulo: Cortez, p. 53-65, 2000.

FIORENTINI, D.; MIORIM, M.A. Uma reflexão sobre o uso de materiais concretos e jogos no Ensino da Matemática. Boletim SBEM-SP. Ano 4°,n° 7. 1990. p. 1-4.

GONÇALVES, N. N.; SILVA, R. S.; ANDRADE, R. N.; SIQUEIRA, B. M. M.; RUY, R. B. Construção de fornos solares: uma atitude sustentável para erradicação da pobreza. Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológicas. 2013, v. 03. n° 1. 88-94.

GUIMARÃES, M. Sustentabilidade e Educação Ambiental. In: CUNHA, S. B; GUERRA, A. J. T. A questão ambiental: diferentes abordagens. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil; 2009. p. 81-105

LINDER, E. L. Refletindo sobre o ambiente. In: LISBOA, C. P; KINDEL, A. I. [et al.] (Org.). Educação Ambiental: da teoria à prática. Porto Alegre: Mediação, 2012. p. 13-20.

LOUREIRO, C.F.B.; LAYRAGUES, P. P. [et al.] (Org). Sociedade e Meio Ambiente: a educação ambiental em debate. São Paulo: Cortez, 2008. p. 53-65.

LOUREIRO, C.F.B.; Sustentabilidade: Em defesa da educação ambiental no brasil. In: SILVA, M.L. Org. Políticas e práticas de educação ambiental na Amazônia: Das unidades de conservação aos grandes empreendimentos econômicos. Belém: UFPA; GEAM, 2014. p.13-27.

OLIVEIRA, A. A. Construção de modelos didáticos para o ensino do desenvolvimento embrionário humano. Arquivos do Museu Dinâmico Interdisciplinar, v. 19, n. 1, p. 1-10, 2015.

PEREIRA, E. B.; MARTINS, F. R.; ABREU, S. L.; RUTHER, R. Atlas Brasileiro de Energia Solar. São José dos Campos: INPE, 2006.

REATEGUI, E.; BOFF, E.; FINCO, M. D. Proposta de Diretrizes para Avaliação de Objetos de Aprendizagem Considerando Aspectos Pedagógicos e Técnicos. Novas Tecnologias na Educação. v. 8. n° 3. 2010.

SANTOS, W.L.P.; GAUCHE, R.; MÓL, G. S.; SILVA, R. R.; BAPTISTA, J. A. Formação de professores: uma proposta de pesquisa a partir da reflexão sobre a prática docente. Ensaio: Pesquisa em Educação em Ciência, v. 8. n° 1. 2006. p. 1-14.

SARMENTO, J. S. Construção e análise de um forno solar como uma atividade prática não formal no ensino de física. 2015. 76 f. [dissertation] (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) – Universidade Federal do Ceará, Ceará. 2015.

STOLZE, V. Projeto multiplicadores solares- energia solar: guia prático. Rio de Janeiro: Greenpeace, 2015.

Downloads

Publicado

2016-12-29

Como Citar

Oliveira, E. M., Palheta, G. S., & Seabra, L. B. (2016). O Ensino de Ciências e Energias Renováveis: Proposta Metodológica do Forno e Fogão Solar. Ciência E Natura, 39(1), 99–107. https://doi.org/10.5902/2179460X21449

Edição

Seção

Ensino

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.