Calibração de Equações Clássicas para Radiação de Onda Longa na Região de Pampa em Dias de Céu Claro
DOI:
https://doi.org/10.5902/2179460X20268Palavras-chave:
Radiação de onda longa. Pampa. Céu claro. Temperatura do ar. Pressão de vapor.Resumo
A radiação de onda longa atmosférica é uma quantidade fundamental no cálculo do balanço de radiação na superfície. Medidas desta grandeza na região do Pampa gaucho são escassas. Uma alternativa para estimar esta variável é o emprego de equações clássicas que utilizam valores de temperatura do ar e da pressão de vapor. O objetivo deste estudo foi avaliar o desempenho de cinco equações na estimativa da radiação de onda longa atmosférica para dias de céu claro em uma área bioma Pampa localizada na cidade de Santa Maria-RS. Medidas de radiação de onda longa atmosférica realizadas durante todo o ano de 2014 no sítio de Santa Maria/Brasil foram utilizadas para validar o desempenho das equações. Após as estimativas de radiação pelas equações clássicas, um ajuste por mínimos quadrados foi empegando para calibrar tais equações ao bioma do Pampa. Com o ajuste observou-se que a equação de Brutsaert (1975) foi a que melhor descreveu a radiação de onda longa obsevada na região do PAMPA.
Downloads
Referências
VON RANDOW, R. C. S.; ALVALÁ, R. C. S. Estimativa da Radiação de Onda Longa Atmosférica no Pantanal Sul Mato-Grossense Durante os Períodos Secos de 1999 e 2000. Revista Brasileira de Meteorologia. v. 21, n. 3b, p. 398-412, 2006.
PRATA, A .J. A new long-wave formula for estimating downward clear-sky radiation at the surface. Quarterly Journal Resource Meteorological Society, v. 122, p. 1127-1151, 1996.
TETENS, O. Uber cinige meterorologische Begriffe. Z. Geophys., n.6, p. 297-309, 1930.
BRUNT, D. Notes on radiation in the atmosphere. Quarterly Journal Resource Meteorological Society, v. 58, p. 389-418, 1932.
BRUTSAERT, W. On a derivable formula for long-wave radiation from clear skies. Water Resources Research, v. 11, n. 5, p. 742-744, Oct. 1975.
GALVÃO, J. A. C.; FISCH, G. Balanço de radiação em área de pastagem na Amazônia. Revista Brasileira de Agrometeorologia. v. 8, n. 1, p. 1-10, 2000.
IDSO, S. B.; JACKSON R. D. Thermal Radiation from the Atmosphere. Journal Geophysics Research, v. 74, n. 23, p. 5397-5403, 1969.
IDSO, S. B. A set of equations for full spectrum and 8 to 14 μm and 10.5 to 12.5 μm thermal radiation from cloudless skies. Water Resources Research, v. 17, n. 2, p. 295-304, 1981.
IQBAL, M., 1983. An Introduction to Solar Radiation. Academic Press, Toronto.
RICIERI, R.P. Modelos de estimativa e avaliação dos métodos de medida da radiação solar difusa, UNESP, Botucatu, 1998. 81 p. Tese (Doutorado) – Programa de Pós Graduação em Energia na Agricultura - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências Agronômicas, Botucatu, 1998.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Para acessar a DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E EXCLUSIVIDADE E CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS clique aqui.
Diretrizes Éticas para Publicação de Revistas
A revista Ciência e Natura está empenhada em garantir a ética na publicação e na qualidade dos artigos.
A conformidade com padrões de comportamento ético é, portanto, esperada de todas as partes envolvidas: Autores, Editores e Revisores.
Em particular,
Autores: Os Autores devem apresentar uma discussão objetiva sobre a importância do trabalho de pesquisa, bem como detalhes e referências suficientes para permitir que outros reproduzam as experiências. Declarações fraudulentas ou intencionalmente incorretas constituem comportamento antiético e são inaceitáveis. Artigos de Revisão também devem ser objetivos, abrangentes e relatos precisos do estado da arte. Os Autores devem assegurar que seu trabalho é uma obra totalmente original, e se o trabalho e / ou palavras de outros têm sido utilizadas, isso tem sido devidamente reconhecido. O plágio em todas as suas formas constitui um comportamento publicitário não ético e é inaceitável. Submeter o mesmo manuscrito a mais de um jornal simultaneamente constitui um comportamento publicitário não ético e é inaceitável. Os Autores não devem submeter artigos que descrevam essencialmente a mesma pesquisa a mais de uma revista. O Autor correspondente deve garantir que haja um consenso total de todos os Co-autores na aprovação da versão final do artigo e sua submissão para publicação.
Editores: Os Editores devem avaliar manuscritos exclusivamente com base no seu mérito acadêmico. Um Editor não deve usar informações não publicadas na própria pesquisa do Editor sem o consentimento expresso por escrito do Autor. Os Editores devem tomar medidas de resposta razoável quando tiverem sido apresentadas queixas éticas relativas a um manuscrito submetido ou publicado.
Revisores: Todos os manuscritos recebidos para revisão devem ser tratados como documentos confidenciais. As informações ou ideias privilegiadas obtidas através da análise por pares devem ser mantidas confidenciais e não utilizadas para vantagens pessoais. As revisões devem ser conduzidas objetivamente e as observações devem ser formuladas claramente com argumentos de apoio, de modo que os Autores possam usá-los para melhorar o artigo. Qualquer Revisor selecionado que se sinta desqualificado para rever a pesquisa relatada em um manuscrito ou sabe que sua rápida revisão será impossível deve notificar o Editor e desculpar-se do processo de revisão. Os Revisores não devem considerar manuscritos nos quais tenham conflitos de interesse resultantes de relacionamentos ou conexões competitivas, colaborativas ou outras conexões com qualquer dos autores, empresas ou instituições conectadas aos documentos.