IMPACTOS AMBIENTAIS E AGRICULTURA FAMILIAR: COMO ESTA RELAÇÃO APRESENTA-SE NO ESPAÇO RURAL PARANAENSE

Autores

  • Juliane Stenzinger Bergamim Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

DOI:

https://doi.org/10.5902/2179460X19065

Palavras-chave:

Impactos Ambientais, Agricultura Familiar, Paraná.

Resumo

O presente artigo é resultado de uma abordagem bibliográfica, a qual buscou elencar os impactos ambientais, as características da agricultura familiar e de como esta relação apresenta-se no espaço rural do Estado no Paraná. É sabido que o espaço rural ocupa a maior parte do território brasileiro e que seu processo de ocupação, desde o início, foi agressivo do ponto de vista ambiental. No estado em estudo, este processo foi semelhante, pois com a chegada dos imigrantes e descendentes, grandes espaços florestados foram degradados para abrir caminho à agricultura. Esta agricultura, tipicamente familiar, com uma estrutura peculiar, ocupou e continua ocupando grandes áreas do território, mas, perdeu forças no sentido econômico frente aos grandes latifundiários do estado. Assim, este artigo retrata como foram e como estão sendo apropriadas as terras rurais do Paraná pela agricultura familiar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Juliane Stenzinger Bergamim, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

Arquiteta e Urbanista (FURB). Especialista em Desenvolvimento Regional (UFPR) e Mestre em Geografia (UFSM). Atua como profissional liberal e professora universitária em Curitiba/PR.

Referências

GONÇALVES, J. S.; SOUZA, S. A. M. Agricultura familiar: limites do conceito e evolução do crédito. Artigos: políticas públicas. Instituto de Economia Agrícola. Disponível em: <http://www.iea.sp.gov.br/out/verTexto.php?codTexto=2521>. Acesso em 03 out. 2011.

NASCIMENTO, H. M. A questão ambiental na origem do problema agrário brasileiro e o caso da região Sul. Economia e Sociedade, Campinas, v. 17, n. 2 (33), p. 103-132, ago. 2008.

PÁDUA, J. A. Um sopro de destruição: pensamento político e crítica ambiental no Brasil escravista (1786-1888). Rio de janeiro: Jorge Zahar Ed., 2002.

Downloads

Publicado

2016-01-31

Como Citar

Bergamim, J. S. (2016). IMPACTOS AMBIENTAIS E AGRICULTURA FAMILIAR: COMO ESTA RELAÇÃO APRESENTA-SE NO ESPAÇO RURAL PARANAENSE. Ciência E Natura, 38(1), 206–214. https://doi.org/10.5902/2179460X19065

Edição

Seção

Geografia

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.