Índice de Nebulosidade do Estado do Rio Grande do Sul: Climatologia e Impactos do el niño Oscilação Sul
DOI:
https://doi.org/10.5902/2179460X18175Palavras-chave:
mudanças climáticas, cobertura de nuvens, ENOSResumo
O objetivo deste trabalho foi determinar a climatologia dos impactos fenômenos El Niño Oscilação Sul (ENOS) sobre a nebulosidade diurna do estado do Rio Grande do Sul. Além disso, através de um estudo de caso determinar os tipos de nuvem predominantes nas duas fases do ENOS. Para tanto, foram utilizados dados de insolação (horas de brilho solar) em base decendial e mensal, de 17 estações meteorológicas do Estado do Rio Grande do Sul, no período de 1960-2005. Para a classificação de nuvens foi utilizado um algoritmo de classificação de nuvens desenvolvido pelo CPTEC. Os resultados apontam que de outubro a dezembro, tanto na análise mensal como na decendial, foram observadas as maiores diferenças entre o índice de nebulosidade diurna (IND) nas duas fases do ENOS. O comportamento do El Niño em relação ao neutro foi bem definido, com o índice se mantendo superior ao longo do ano. Para os eventos La Niña a probabilidade foi alta para o IND menor do que nos anos neutros na metade sul do estado. O período de maior impacto, tanto do El Niño como da La Niña, no índice de nebulosidade diurna do Estado, foi no final da primavera início do verão.Downloads
Referências
Ambrizzi T., Hoskins, B.J., Hsu, H.H. (1995) Rossby wave propagation and teleconnection patterns in the austral winter. J. Atmos. Sci., v.52, p. 3661-3672.
Baptista, R.L., Berlato, M.A. (2004) Relações do rendimento de grãos de feijão safra do Estado do Rio Grande do Sul com a precipitação pluvial, a temperatura e o El Niño Oscilação Sul (ENOS). Revista Brasileira de Agrometeorologia, Santa Maria, v. 12, n. 2, p. 307-314.
Bergamashi, H. (1989) Variations on the Brazilian soybean production related to teh drought occourences – Preliminary analysis. In: WORLD SOYBEAN RESEARCH CONFERENCE, 4, 1989, Buenos Aires. Actas proccedings. Buenos Aires: Orientacíon Gráfica Editora, p.2153-2158.
Berlato, M.A. (1992) As condições de precipitação pluvial no estado do Rio Grande do Sul e os impactos da estiagem na produção agrícola. In: BERGAMASHI, H. (coord.). Agrometeorologia aplicada à irrigação. 2.ed. Porto Alegre: Editora da Universidade/UFRGS, p.11-23.
Berlato, M.A., Fontana, D.C. (1999) Variabilidade interanual de precipitação pluvial e rendimento de soja no Estado do Rio Grande do Sul. Revista Brasileira de Agrometeorologia, Santa Maria, v.7, n.1, p.119-125.
Berlato, M.A., Fontana, D.C. (2003) El Niño e La Nina: impactos no clima, na vegetação e na agricultura do Rio Grande do Sul; aplicações de previsões climáticas na agricultura.1ed. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 110p.
Carmona, L.C. (2001) Efeitos associados aos fenômenos El Niño e La Niña no rendimento de arroz irrigado no estado do Rio Grande do Sul. Porto Alegre, 77f. Dissertação (Mestrado em Fitotecnia, Área de concentração em agrometeorologia) – Faculdade de Agronomia, Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
Custodio, M. S., Berlato, M.A., Fontana, D.C. (2009) Nebulosidade diurna no Rio Grande do Sul, Brasil: climatologia e tendência temporal. Pesq. Agrop. Gaúcha, Porto Alegre, v.15, n.1, p.45-52.
Fontana, D.C., Berlato, M.A. (1996) Relação entre El Niño Oscilação Sul (ENOS), precipitação e rendimento de milho no estado do Rio Grande do Sul. Pesquisa Agropecuária Gaúcha, Porto Alegre, v.2, n.1, p.39-46.
Fontana, D.C., Berlato, M.A. (1997) Influência do El Niño Oscilação Sul sobre a precipitação pluvial no estado do Rio Grande do Sul. Revista Brasileira de Agrometeorologia, Santa Maria, v.5, n.1, p.127-132.
Fontana, D.C., Almeida, T.S. (2002) Climatologia do número de dias com precipitação pluvial no Estado do Rio Grande do Sul. Revista Brasileira de Agrometeorologia, Santa Maria, v.10, n.1,p.135-145.
Grimm A.M., Silva Dias P.L. (1995) Analysis of tropical-extratropical interactions with influence functions of a barotropic model. Journal of Atmospheric Sciences, v.52, p. 3538-3555.
Lopes, F., Berlato, M.A. (2003) Relações entre a temperatura da superfície do mar na região do niño 3.4 e a temperatura média mínima do estado do rio Grande do Sul. In: Congresso Brasileiro de Agrometeorologia, 13, 2003, Santa Maria, RS. Anais: XIII Congresso Brasileiro de Agrometeorologia. Brasília: SBMET, p961 CD-ROM.
Oliveira, G.S. de. (1999) O El Nino e Você: O fenômeno climático. 1.ed. São José dos Campos, SP: TRANSTEC, 116p.
Puchalski, L.A. (2000) Efeitos associados ao El Niño e La Niña na temperatura média, precipitação pluvial e déficit hídrico no Estado do Rio Grande do Sul. Porto Alegre, 83f. Dissertação (Mestrado em Fitotecnia, Área de concentração em agrometeorologia) – Faculdade de Agronomia, Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
Trenberth, K.E. (1997) The definition of El Niño. Bulletin American Meteorological Society. V. 78, p. 2771-2777.
Wilks, D.S. (1995) Statistical Methods in the Atmospheric Sciences. 1. ed. New York, EUA: Academic Press, 467p.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Para acessar a DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E EXCLUSIVIDADE E CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS clique aqui.
Diretrizes Éticas para Publicação de Revistas
A revista Ciência e Natura está empenhada em garantir a ética na publicação e na qualidade dos artigos.
A conformidade com padrões de comportamento ético é, portanto, esperada de todas as partes envolvidas: Autores, Editores e Revisores.
Em particular,
Autores: Os Autores devem apresentar uma discussão objetiva sobre a importância do trabalho de pesquisa, bem como detalhes e referências suficientes para permitir que outros reproduzam as experiências. Declarações fraudulentas ou intencionalmente incorretas constituem comportamento antiético e são inaceitáveis. Artigos de Revisão também devem ser objetivos, abrangentes e relatos precisos do estado da arte. Os Autores devem assegurar que seu trabalho é uma obra totalmente original, e se o trabalho e / ou palavras de outros têm sido utilizadas, isso tem sido devidamente reconhecido. O plágio em todas as suas formas constitui um comportamento publicitário não ético e é inaceitável. Submeter o mesmo manuscrito a mais de um jornal simultaneamente constitui um comportamento publicitário não ético e é inaceitável. Os Autores não devem submeter artigos que descrevam essencialmente a mesma pesquisa a mais de uma revista. O Autor correspondente deve garantir que haja um consenso total de todos os Co-autores na aprovação da versão final do artigo e sua submissão para publicação.
Editores: Os Editores devem avaliar manuscritos exclusivamente com base no seu mérito acadêmico. Um Editor não deve usar informações não publicadas na própria pesquisa do Editor sem o consentimento expresso por escrito do Autor. Os Editores devem tomar medidas de resposta razoável quando tiverem sido apresentadas queixas éticas relativas a um manuscrito submetido ou publicado.
Revisores: Todos os manuscritos recebidos para revisão devem ser tratados como documentos confidenciais. As informações ou ideias privilegiadas obtidas através da análise por pares devem ser mantidas confidenciais e não utilizadas para vantagens pessoais. As revisões devem ser conduzidas objetivamente e as observações devem ser formuladas claramente com argumentos de apoio, de modo que os Autores possam usá-los para melhorar o artigo. Qualquer Revisor selecionado que se sinta desqualificado para rever a pesquisa relatada em um manuscrito ou sabe que sua rápida revisão será impossível deve notificar o Editor e desculpar-se do processo de revisão. Os Revisores não devem considerar manuscritos nos quais tenham conflitos de interesse resultantes de relacionamentos ou conexões competitivas, colaborativas ou outras conexões com qualquer dos autores, empresas ou instituições conectadas aos documentos.