As Contribuições do Ensino de Ciências para o Desenvolvimento Cognitivo de Alunos nos Primeiros anos de Escolarização – Estudo de Caso Comparativo
DOI:
https://doi.org/10.5902/2179460X17300Palavras-chave:
cognição, ensino de ciências, avaliação, prova operatória, desempenho.Resumo
O objetivo deste estudo é analisar as correlações entre os níveis do desempenho cognitivo obtidos nas provas operatórias piagetianas e o número de acertos nos testes de ciências, matemática e língua portuguesa obtidos na avaliação diagnóstica dos alunos. A amostra foi composta por dois grupos: grupo com intervenções e grupo sem intervenções. Para o grupo sem intervenções não houve correlação significativa entre os resultados das provas piagetianas e os números de acertos nos três testes. Já para o grupo com intervenções houve correlação positiva significativa entre os níveis de desempenho cognitivo na prova de conservação de líquidos e o número de acertos no teste de matemática. Pode-se observar através da amostra estudada que houve relação entre os níveis cognitivos e o desempenho dos alunos nas áreas avaliadas. A análise do estudo aponta que o incentivo ao ensino de ciências nos anos iniciais contribui e repercute de forma importante no desenvolvimento cognitivo do aluno.
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