As Contribuições do Ensino de Ciências para o Desenvolvimento Cognitivo de Alunos nos Primeiros anos de Escolarização – Estudo de Caso Comparativo

Autores

  • Janaína Pretto Carlesso Universidade Federal de Santa Maria
  • Luiz Caldeira Brant de Tolentino-Neto Universidade Federal de Santa Maria
  • Anaelena Bragança de Moraes Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.5902/2179460X17300

Palavras-chave:

cognição, ensino de ciências, avaliação, prova operatória, desempenho.

Resumo

O objetivo deste estudo é analisar as correlações entre os níveis do desempenho cognitivo obtidos nas provas operatórias piagetianas e o número de acertos nos testes de ciências, matemática e língua portuguesa obtidos na avaliação diagnóstica dos alunos. A amostra foi composta por dois grupos: grupo com intervenções e grupo sem intervenções. Para o grupo sem intervenções não houve correlação significativa entre os resultados das provas piagetianas e os números de acertos nos três testes. Já para o grupo com intervenções houve correlação positiva significativa entre os níveis de desempenho cognitivo na prova de conservação de líquidos e o número de acertos no teste de matemática. Pode-se observar através da amostra estudada que houve relação entre os níveis cognitivos e o desempenho dos alunos nas áreas avaliadas. A análise do estudo aponta que o incentivo ao ensino de ciências nos anos iniciais contribui e repercute de forma importante no desenvolvimento cognitivo do aluno.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Janaína Pretto Carlesso, Universidade Federal de Santa Maria

Possui graduação em Psicologia pelo Centro Universitário Franciscano (2004) e mestrado em Distúrbios da Comunicação Humana pela Universidade Federal de Santa Maria (2011). Atualmente cursa Doutorado na Universidade Federal de Santa Maria no Programa de Pós-graduação Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde. Integrante do Projeto de Pesquisa em Rede - Desempenho Escolar Inclusivo na Perspectiva Multidisciplinar , Aprovado no Âmbito do Edital 038/2010/Capes/Inep Observatório da Educação. Grupo Interinstitucional de Desempenho Escolar e Inclusão Acadêmica - IDEIA UFSM.

Luiz Caldeira Brant de Tolentino-Neto, Universidade Federal de Santa Maria

Professor do Departamento de Metodologia do Ensino do Centro de Educação da Universidade Federal de Santa Maria, MEN-CE/UFSM. ). Doutor em Educação - modalidade Ensino de Ciências e Matemática - (FEUSP 2008), Mestre em Ensino de Ciências (FEUSP 2003) , bacharel (1997) e licenciado (1998) em Ciências Biológicas (IBUSP) pela Universidade de São Paulo. Coordenador do núcleo UFSM do Observatório da Educação 2011-2014 "Desempenho Escolar Inclusivo na Perspectiva Multidisciplinar" (www.ufsm.br/ideia). Coordena o Programa de Pós-Graduação Educação em Ciências (CAPES 5: www.ufsm.br/ppgecqv), onde orienta trabalhos nas áreas de políticas públicas, currículo e Avaliações Educacionais, entre elas a Avaliação Oficial do Livro Didático (PNLD). Colabora como apresentador e consultor na TV Escola/SEED-MEC, é pesquisador do Grupo de Ensino de Ciências e Tecnologia da Faculdade de Educação da USP. Lecionou na Educação Básica na Rede Estadual e no Colégio Santa Cruz e para os cursos de Pedagogia e Ciências Biológicas do Centro Universitário São Camilo, ambos em São Paulo.

Anaelena Bragança de Moraes, Universidade Federal de Santa Maria

Possui graduação em Química Industrial pela Universidade Federal de Santa Maria (1981), mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Maria (1987) e doutorado em Epidemiologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2007). Atualmente é professor adjunto I da Universidade Federal de Santa Maria. Tem experiência na área de Probabilidade e Estatística, com ênfase em Estatística, atuando principalmente nos seguintes temas: análise de sobrevivência, estatística, análise, pesquisa de opinião e assessoria estatística.

Referências

BIZZO, N. Ciências Fácil ou Difícil? São Paulo: Atica, 1998.

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: Ciências naturais. Brasília: MEC/SEF, 1997.

DIAS, P.K.S; SILVA, F.G. Avalia BH - Revista Pedagógica Ciências da Natureza – 1º Ciclo, Juiz de Fora. v. 3, jan/dez. 2011. Disponível em:

<http://www.avaliabh.caedufjf.net/repositorio/diagnosticabh/pdf/AVALIABH_BOLETIM_VOL_1_2011.pdf> Acesso: 29 de fev.de2015.

DUCATTI-SILVA, K.C. A formação no curso de Pedagogia para o ensino de ciências nas séries iniciais. 2005 Dissertação (Mestrado em Educação, Faculdade de Filosofia e Ciências) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Marília-SP, 2005.

FERRACIOLI, F. Aspectos da Construção do conhecimento e da aprendizagem na obra de Piaget. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 16, n. 2, p. 180-194, ago. 1999. Disponível em: < https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/6808 > Acesso em: 12 de mar. de 2015.

FRACALANZA, H; AMARAL I.A; GOUVEIA, M.S.F. O ensino de ciências no primeiro grau. São Paulo: Atual, 1986.

GIL, A.C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2009.

PIAGET, J. O nascimento da inteligência na criança. 4. ed. Rio de Janeiro: Zahar, 1982.

__________. Le Jugement et le Raisonnement chez L Enfant. Neuchâtel: Delachaux et Nestlé, 1924. [O Raciocínio da Criança. Rio de Janeiro: Record, 1967].

__________. A equilibração das estruturas cognitivas. Rio de Janeiro: Zahar, 1975.

REVISTA AVALIA BH. 2012. Disponível em: <http://gestaocompartilhada.pbh.gov.br/sites/gestaocompartilhada.pbh.gov.br/files/biblioteca/arquivos/revistaavaliabh2012.pdf>. Acesso em: 20 de fev. de 2015.

SILVA, A.F.A. Ensino e aprendizagem de Ciências nas séries iniciais: concepções de um grupo de professoras em formação. 2006. Dissertação (Mestrado em Inter-unidades em Ensino de Ciências) - Universidade de São Paulo, São Paulo, 2006.

ZANON, D.A.V. Ensinar e aprender Ciências no ensino fundamental com atividades investigativas: enfoque no projeto ABC na Educação Científica Mão na Massa. 2005. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos – SP, 2005.

Downloads

Publicado

2015-06-08

Como Citar

Carlesso, J. P., Tolentino-Neto, L. C. B. de, & Moraes, A. B. de. (2015). As Contribuições do Ensino de Ciências para o Desenvolvimento Cognitivo de Alunos nos Primeiros anos de Escolarização – Estudo de Caso Comparativo. Ciência E Natura, 37(3), 777–795. https://doi.org/10.5902/2179460X17300

Edição

Seção

Ensino

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)