Previsão de Regimes de Vazões Médias Mensais do Rio Doce, Colatina - Espírito Santo

Autores

  • Wanderson de Paula Pinto Universidade Federal do Espírito Santo - UFES, Faculdade da Região Serrana - FARESE e Centro Universitário do Espírito Santo - UNESC.
  • Gemael Barbosa Lima Núcleo Integrado de Pesquisa em Engenharia Ambiental – NUPEA - Departamento de Ciências Ambientais da Faculdade da Região Serrana – FARESE – Santa Maria de Jetibá/ ES - Brasil e Centro Universitário do Espírito Santo - UNESC.
  • Juliano Brás Zanetti Núcleo Integrado de Pesquisa em Engenharia Ambiental – NUPEA - Departamento de Ciências Ambientais da Faculdade da Região Serrana – FARESE – Santa Maria de Jetibá/ ES - Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.5902/2179460X17143

Palavras-chave:

Recursos hídricos, ARIMA, sazonalidade.

Resumo

O estudo e a previsão de vazão são de capital importância para um gerenciamento dos recursos hídricos adequado. Por isso, objetiva-se com o presente artigo analisar, comparativamente, modelos de séries temporais, assim como realizar previsão das vazões médias mensais para o rio Doce/ES. A série histórica para o município de Colatina/ES foi obtida junto ao sistema HIDROWEB cujo código da estação de monitoramento é 56994500. A metodologia aplicada nesse trabalho foi a proposta por Box e Jenkins. Primeiramente foi realizada a identificação do modelo, em seguida foi feito a estimação e, por fim a previsão. Os resultados apontam que o modelo que melhor se ajustou foi o SARIMA (1,1,1)(1,1,2)12. Além disso, a previsão das maiores vazões para 2014 será 649,78 m3/s e para 2015 de 664,23 m3/s e as menores vazões para os anos de 2014 e 2015 serão de 192,5 m3/s e 188,7 m3/s, respectivamente. Logo, a adoção de modelos que forneçam previsões mais confiáveis e precisas auxiliam na tomada de decisão com vistas a melhor gestão dos recursos hídricos e ao desenvolvimento sustentável.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Wanderson de Paula Pinto, Universidade Federal do Espírito Santo - UFES, Faculdade da Região Serrana - FARESE e Centro Universitário do Espírito Santo - UNESC.

Graduado em Matemática, Mestre em Engenharia Ambiental, Doutorando em Engenharia Ambiental, PPGEA - UFES. Professor da FARESE e do UNESC.

Gemael Barbosa Lima, Núcleo Integrado de Pesquisa em Engenharia Ambiental – NUPEA - Departamento de Ciências Ambientais da Faculdade da Região Serrana – FARESE – Santa Maria de Jetibá/ ES - Brasil e Centro Universitário do Espírito Santo - UNESC.

Engenheiro Ambiental, Mestre em Engenharia Ambiental, Professor do NUPEA/FARESE e do UNESC.

Juliano Brás Zanetti, Núcleo Integrado de Pesquisa em Engenharia Ambiental – NUPEA - Departamento de Ciências Ambientais da Faculdade da Região Serrana – FARESE – Santa Maria de Jetibá/ ES - Brasil.

Licenciado em Ciências Agrícolas, Mestre em Fitotecnia, Professor do NUPEA/FARESE.

Downloads

Publicado

2015-09-26

Como Citar

Pinto, W. de P., Lima, G. B., & Zanetti, J. B. (2015). Previsão de Regimes de Vazões Médias Mensais do Rio Doce, Colatina - Espírito Santo. Ciência E Natura, 37(3), 1–11. https://doi.org/10.5902/2179460X17143

Edição

Seção

Estatística