Aspectos da Identidade Docente de Professores das Séries Iniciais do Ensino Fundamental e sua Influência no Ensino de Ciências

Autores

  • Marco Aurélio Alvarenga Monteiro Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho - UNESP
  • Isabel Cristina de Castro Monteiro Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho - UNESP

DOI:

https://doi.org/10.5902/2179460X15890

Palavras-chave:

Identidade docente, Autonomia do professor, Ensino de Física

Resumo

Este trabalho foi realizado com objetivo de estudar as variáveis que interferem na autonomia de professoras das séries iniciais em seus esforços por construir um ensino de Ciências mais significativo para seus alunos. Nossa investigação direcionou especial atenção sobre a identidade docente e como ela reage aos processos que visam o estabelecimento de uma prática pedagógica inovadora e autônoma. Analisamos a narração de memórias das experiências com o ensino de Ciências de três professoras das séries iniciais que, no contexto de um curso de formação continuada de professores, planejavam mudanças no ensino de Ciências que ministravam para seus alunos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marco Aurélio Alvarenga Monteiro, Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho - UNESP

Possui graduação em Licenciatura Plena Em Física pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1994), mestrado em Educação para a Ciência (Conceito Capes 6) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2002) e doutorado em Educação para a Ciência (Conceito Capes 6) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2006). Atualmente é professor assistente doutor da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho e do Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência - UNESP/Bauru (Conceito Capes 6). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Métodos e Técnicas de Ensino, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de física, formação de professores, divulgação científica, discurso docente e novas tecnologias.

Isabel Cristina de Castro Monteiro, Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho - UNESP

Possui graduação em Licenciatura em Física pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1992), mestrado em Educação para a Ciência pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2002), doutorado em Educação para a Ciência pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2006) e Pós-Doutorado pelo IF-USP (2007). Atualmente é professor assistente doutor da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, atuando no Departamento de Física e Química- FEG- UNESP e credenciada no Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência- PGFC- FC- Unesp- Bauru. Orienta também no Mestrado Profissional em Ensino de Ciência, da Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) e no Mestrado Profissional em Projetos Educacionais de Ciências, da USP- Lorena (EEL). Tem experiência na área de Física, com ênfase em Ensino de Física, atuando principalmente nos seguintes temas: Vigotski, pluralismo metodológico, emoção e motivação, atividades experimentais e divulgação científica.

 

Downloads

Publicado

2015-05-30

Como Citar

Monteiro, M. A. A., & Monteiro, I. C. de C. (2015). Aspectos da Identidade Docente de Professores das Séries Iniciais do Ensino Fundamental e sua Influência no Ensino de Ciências. Ciência E Natura, 37(2), 290–300. https://doi.org/10.5902/2179460X15890

Edição

Seção

Ensino

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)