Avaliação de Monitorias Realizadas em um Centro de Ciências

Authors

  • Marco Aurélio Alvarenga Monteiro Universidade Estadual Paulista "Julio de Mesquita Filho" - UNESP/Guaratinguetá - SP- Brasil
  • Isabel Cristina de Castro Monteiro Universidade Estadual Paulista "Julio de Mesquita Filho" - UNESP/Guaratinguetá - SP- Brasil
  • Luciene de Fátima da Silva Universidade Estadual Paulista "Julio de Mesquita Filho" - UNESP/Bauru - SP- Brasil
  • Alberto Gaspar Universidade Estadual Paulista "Julio de Mesquita Filho" - UNESP/Guaratinguetá - SP- Brasil

DOI:

https://doi.org/10.5902/2179460X13530

Keywords:

Educação não-formal, Ensino de Física, Museus e Centros de Ciência

Abstract

Neste trabalho buscamos investigar a atuação de monitores em um Centro de Ciências e avaliar a existência ou não de um vínculo entre os processos de formação inicial do professor e as atividades de realizadas em uma instituição de educação não-formal. Nossa pesquisa se estabeleceu numa universidade pública que mantém um Centro de Ciências e registramos em áudio e vídeo os diálogos estabelecidos em torno de um experimento de demonstração: o gerador eletrostático de Van de Graaf. A análise dos dados se estabelece em torno da correção conceitual das explicações realizadas e da metodologia didático-pedagógica adotada pelos monitores para realizarem suas atividades. Realizamos, também, uma entrevista, estruturada a partir de uma única questão: qual a principal dificuldade enfrentada para planejar e conduzir sua apresentação no Centro de Ciências? Os resultados evidenciam que os monitores não conseguem, em suas falas, ultrapassar o processo de descrição do funcionamento do equipamento experimental, não sendo capazes, portanto, de estabelecer uma interação que propicie discussões de conceitos científicos com os visitantes. Nossa pesquisa também identificou que, apesar de a Universidade manter um Centro de Ciências, não há um vínculo entre a formação do professor e as atividades realizadas em espaços não-formais

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Marco Aurélio Alvarenga Monteiro, Universidade Estadual Paulista "Julio de Mesquita Filho" - UNESP/Guaratinguetá - SP- Brasil

Possui graduação em Licenciatura Plena Em Física pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1994), mestrado em Educação para a Ciência (Conceito Capes 6) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2002) e doutorado em Educação para a Ciência (Conceito Capes 6) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2006). Atualmente é professor assistente doutor da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho e do Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência - UNESP/Bauru (Conceito Capes 6). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Métodos e Técnicas de Ensino, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de física, formação de professores, divulgação científica, discurso docente e novas tecnologias.

Isabel Cristina de Castro Monteiro, Universidade Estadual Paulista "Julio de Mesquita Filho" - UNESP/Guaratinguetá - SP- Brasil

Possui graduação em Licenciatura em Física pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1992), mestrado em Educação para a Ciência pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2002), doutorado em Educação para a Ciência pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2006) e Pós-Doutorado pelo IF-USP (2007). Atualmente é professor assistente doutor da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, atuando no Departamento de Física e Química- FEG- UNESP e credenciada no Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência- PGFC- FC- Unesp- Bauru. Orienta também no Mestrado Profissional em Ensino de Ciência, da Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) e no Mestrado Profissional em Projetos Educacionais de Ciências, da USP- Lorena (EEL). Tem experiência na área de Física, com ênfase em Ensino de Física, atuando principalmente nos seguintes temas: Vigotski, pluralismo metodológico, emoção e motivação, atividades experimentais e divulgação científica.

Luciene de Fátima da Silva, Universidade Estadual Paulista "Julio de Mesquita Filho" - UNESP/Bauru - SP- Brasil

Tem experiência na área de Física, com ênfase em Ensino de Física, enfatizando divulgação científica e capacitação de professores de séries iniciais. Também atua em projetos de pesquisa que abrange investigação em processos de aprendizagem não formal. Tem mestrado em Educação para a Ciência na UNESP - Campus de Bauru.

Alberto Gaspar, Universidade Estadual Paulista "Julio de Mesquita Filho" - UNESP/Guaratinguetá - SP- Brasil

Possui graduação em Licenciatura em Física pela Universidade de São Paulo (1966), mestrado em Ensino de Ciências pela Universidade de São Paulo (1983), doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (1993) e Livre-Docência pela UNESP- Guaratinguetá (2007). Atualmente é Professor Adjunto Doutor da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de física, física, alfabetização em ciências, divulgação científica e ensino de ciências.

Published

2014-09-12

How to Cite

Monteiro, M. A. A., Monteiro, I. C. de C., Silva, L. de F. da, & Gaspar, A. (2014). Avaliação de Monitorias Realizadas em um Centro de Ciências. Ciência E Natura, 36(3), 337–348. https://doi.org/10.5902/2179460X13530

Issue

Section

Teaching