Fractais no Ensino Médio: Explorando a Árvore de Pitágoras

Autores

  • Jakson Ney da Costa Reis

DOI:

https://doi.org/10.5902/2179460X14636

Palavras-chave:

Ensino da Matemática, Fractais, Padrões.

Resumo

A Matemática tem sua beleza estética como um dos principais atrativos. Há tempos padrões geométricos despertam a curiosidade de muitos matemáticos. É nesse universo da Geometria que um tema vem ganhando cada vez mais espaço, trata-se dos Fractais. Trabalhar essas estruturas fantásticas no Ensino Médio resgata a importância de mostrar a beleza presente na Matemática, além disso, o conteúdo é praticamente esquecido pelas escolas e quase sempre deixado de lado na elaboração dos currículos. Neste trabalho, propomos uma breve análise do fractal conhecido como Árvore de Pitágoras, mostrando como é possível trabalhar temas como Progressões Geométricas e Aritméticas de forma a despertar a curiosidade do aluno.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jakson Ney da Costa Reis

Possui graduação em Matemática pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (2007). Graduação em Ciência e Tecnologia na Universidade Federal Rural do Semiárido - UFERSA (2011). Mestrado em Matemática pelo IMPA e UFERSA (2014). Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em ensino da Matemática.

Downloads

Publicado

2015-08-07

Como Citar

Reis, J. N. da C. (2015). Fractais no Ensino Médio: Explorando a Árvore de Pitágoras. Ciência E Natura, 37, 411–418. https://doi.org/10.5902/2179460X14636