Programação linear: Uma Contextualização a Partir de Sistemas Lineares

Autores

  • Marcelo Simplício de Lyra Universidade Federal de Goiás - Pólo Catalão
  • Thiago Alves de Queiroz Universidade Federal de Goiás – Regional Catalão

DOI:

https://doi.org/10.5902/2179460X14491

Palavras-chave:

Ensino médio. Sistema de equações lineares. Programação linear. Software.

Resumo

Esta pesquisa apresenta uma proposta de introdução da programação linear no ensino médio levando em consideração os métodos de ensino, o perfil profissional do professor, o perfil do estudante e a flexibilização do currículo escolar. O contexto da programação linear envolve problemas de duas ou três variáveis, uma vez que problemas com mais variáveis podem não se adequar ao currículo do ensino médio, em especial pelo fator tempo. Parte-se de um desenvolvimento algébrico, em que as soluções do problema são obtidas por meio da resolução de vários sistemas de equações lineares. A proposta também inclui utilizar um software matemático, denominado Octave, para a resolução dos vários sistemas lineares e, consequentemente, ser usado como uma estratégia para estender a proposta para problemas com várias variáveis de decisão.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcelo Simplício de Lyra, Universidade Federal de Goiás - Pólo Catalão

Marcelo Simplício de Lyra, graduou-se em Matemática pela Universidade Federal de Uberlândia, é pós-graduado lato sensu pela Universidade Federal de Uberlândia, atualmente mestrando do curso PROFMAT – Mestrado Profissional em Matemática pela Universidade Federal de Goiás – Campus Catalão.

 

Downloads

Publicado

2015-08-07

Como Citar

Lyra, M. S. de, & Queiroz, T. A. de. (2015). Programação linear: Uma Contextualização a Partir de Sistemas Lineares. Ciência E Natura, 37, 103–112. https://doi.org/10.5902/2179460X14491