Estimulando o “Pensamento em Árvore” em Alunos de Ensino Médio: Potencial de Contribuição dos Livros Didáticos de Biologia

Autores

  • Cadidja Coutinho Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e Missões - URI Campus Santiago PPGECQV - UFSM
  • Marlise Ladvocat Bartholomei-Santos Universidade Federal de Santa Maria, Departamento de Biologia; Programa de Pos-graduação Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde, Santa Maria, RS, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.5902/2179460X13609

Palavras-chave:

Livro didático, Pensamento em árvore, Sistemática filogenética

Resumo

Este trabalho avalia se os livros didáticos de Biologia contribuem para a inserção de uma abordagem evolutiva no ensino da biodiversidade, apresentando potencial para auxiliar no desenvolvimento do “pensamento em árvore” pelos alunos, baseado na sistemática filogenética. A pesquisa verificou seis livros aprovados pelo Programa Nacional do Livro Didático, disponíveis na biblioteca de uma escola pública de Santa Maria/RS. Os dados foram coletados por meio da análise do conteúdo dos livros, através do método de Pigel. Todos os livros apresentaram a sistemática filogenética como mecanismo de classificação biológica, de forma a estimular o pensamento não-linear do surgimento das espécies e contribuindo para ensinar a elaboração de árvores filogenéticas de acordo com as pesquisas recentes na área, tornando o livro didático um facilitador do processo de ensino e aprendizagem numa perspectiva evolutiva.

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Biografia do Autor

Cadidja Coutinho, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e Missões - URI Campus Santiago PPGECQV - UFSM

Docente na Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e Missões (URI Campus Santiago). Departamento de Ciências Biológicas. Área de Ensino de Ciências e Biologia e Genética Humana.

Doutoranda do PPG Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde/ UFSM. Graduação em Ciências Biológicas pela UFSM e Mestrado pelo PPG Educação em Ciências: Química da vida e Saúde/UFSM.

Marlise Ladvocat Bartholomei-Santos, Universidade Federal de Santa Maria, Departamento de Biologia; Programa de Pos-graduação Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde, Santa Maria, RS, Brasil

Graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1990), mestrado em Ciências Biológicas (Genética) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1994) e doutorado em Ciências Biológicas (Bioquimica) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2003). Atualmente é professora associada da Universidade Federal de Santa Maria, Departamento de Biologia. Tem experiência na área de Genética, com ênfase em Biologia Molecular, atuando principalmente nos seguintes temas: diversidade genética e evolução.Também atua na área de Ensino de Ciências.

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Publicado

2014-09-12

Como Citar

Coutinho, C., & Bartholomei-Santos, M. L. (2014). Estimulando o “Pensamento em Árvore” em Alunos de Ensino Médio: Potencial de Contribuição dos Livros Didáticos de Biologia. Ciência E Natura, 36(3), 326–336. https://doi.org/10.5902/2179460X13609

Edição

Seção

Ensino