Genética e suas Aplicações: Identificando o Conhecimento Presente entre Concluintes do Ensino Médio

Authors

  • Daiana Sonego Temp Universidade Federal de Santa Maria
  • Marlise Ladvocat Bartholomei-Santos Universidade Federal de Santa Maria, Programa de Pos-graduação Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde, Santa Maria, RS, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.5902/2179460X13619

Keywords:

genética, alunos, ensino médio, conhecimento, biotecnologia

Abstract

O presente artigo apresenta os resultados obtidos em uma pesquisa com estudantes concluintes do ensino médio matriculados em duas escolas, uma pública e outra privada, localizadas na cidade de Santa Maria, RS, Brasil. O objetivo principal foi identificar os conhecimentos de genética e suas relações apresentados pelos  alunos após um ano do conteúdo ser estudado nas escolas. A pesquisa utilizou abordagens qualitativa e quantitativa sendo realizada através da utilização de um questionário composto por questões que abordavam conteúdos de genética e suas correlações presentes nos principais exames de vestibular. Os resultados mostraram que os alunos apresentam concepções errôneas relacionadas a diferentes conteúdos de genética, como herança do DNA mitocondrial, produção de clones e transgênicos, projeto genoma humano e relação entre genótipo, fenótipo e meio ambiente. A aquisição de conceitos corretos ligados à genética é fundamental para que estes estudantes compreendam as diversas tecnologias relacionadas à manipulação do DNA, tenham condições para opinar e realizar escolhas em situações relacionadas ao tema, como no caso de alimentos transgênicos e aconselhamento genético. Assim, é necessário que o processo de ensino seja revisto para que os alunos tenham acesso a conhecimentos corretos, ou seja, ocorra a alfabetização científica nas escolas.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Daiana Sonego Temp, Universidade Federal de Santa Maria

Doutoranda do PPG Educação em Ciências- Química da Vida e Saúde- UFSM

Marlise Ladvocat Bartholomei-Santos, Universidade Federal de Santa Maria, Programa de Pos-graduação Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde, Santa Maria, RS, Brasil

Professora Doutora Docente do Departamento de Biologia.

Published

2014-09-12

How to Cite

Temp, D. S., & Bartholomei-Santos, M. L. (2014). Genética e suas Aplicações: Identificando o Conhecimento Presente entre Concluintes do Ensino Médio. Ciência E Natura, 36(3), 358–372. https://doi.org/10.5902/2179460X13619

Issue

Section

Teaching

Similar Articles

You may also start an advanced similarity search for this article.