Na Busca da Interdisciplinaridade: Percepções Sobre a Formação Inicial de Professores de Ciências da Natureza
DOI:
https://doi.org/10.5902/2179460X13445Palavras-chave:
Interdisciplinaridade, Ciências da Natureza, Formação de professores.Resumo
O presente trabalho objetiva trazer discussões sobre a interdisciplinaridade em um curso de formação de professores de Ciências da Natureza. Este faz parte da Universidade Federal do Pampa no Campus Dom Pedrito, onde iniciou seu funcionamento em 2012. Durante o tempo que foi executado notam-se os desafios, dificuldades e perspectivas do grupo envolvido neste curso. Nesse sentido, a partir do Projeto de Pesquisa “Ensino de Ciências da Natureza: Diálogos Interdisciplinares em rodas de formação”, o qual apresenta por finalidade estudar e discutir a interdisciplinaridade dentro do curso de formação, realizou-se uma pesquisa com docentes e discentes do mesmo a fim de entender a percepção desses sobre a prática interdisciplinar. Com esse intuito, através da Análise Textual Discursiva podemos detectar que para ambos a interdisciplinaridade é vista como uma integração de áreas, onde o diálogo entre essas é parte essencial para a prática. No entanto, um questionamento permanece: Como fazer com que o discurso e a prática se tornem pontos convergentes?
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