Evidências de Circulação de Brisa Vale-Montanha na Serra da Mantiqueira: Cidade de Itajubá – mg

Autores

  • Michelle Simoes Reboita Universidade Federal de Itajubá
  • Arcilan Assireu Universidade Federal de Itajubá
  • Lucas Chilelli da Silva Universidade Federal de Itajubá
  • Nancy Rios Universidade Federal de Itajubá

DOI:

https://doi.org/10.5902/2179460X12876

Palavras-chave:

brisa vale-montanha, intensidade dos ventos, Itajubá

Resumo

http://dx.doi.org/10.5902/2179460X12876

A cidade de Itajubá, MG, localizada na Serra da Mantiqueira, apresenta topografia do tipo ondulada-montanhosa, sendo que grande parte da cidade está inserida num vale, fato que favorece o desenvolvimento de circulação de brisa vale-montanha. Diante disso, o objetivo do presente estudo é caracterizar essa circulação através de dados de direção e intensidade do vento obtidos por uma estação meteorológica automática situada no campus da Universidade Federal de Itajubá. Foi constatado que a brisa de montanha se estabelece entre 15-16 horas local (HL) e tem sua máxima intensidade entre 21-22 HL. Já a brisa de vale se estabelece entre 07-08 HL e tem a sua máxima intensidade entre 11-14 HL. Esses resultados mostram que a brisa de montanha é mais duradoura, o que pode estar associado à influência do efeito de aquecimento urbano nos gradientes horizontais de pressão entre o vale e a região montanhosa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Michelle Simoes Reboita, Universidade Federal de Itajubá

Possui graduação em Geografia (Bacharelado) e mestrado em Engenharia Oceânica pela Fundação Universidade Federal do Rio Grande (2004), doutorado em Meteorologia pela Universidade de São Paulo - USP (2008) e dois pós-doutorados em Meteorologia: um pela Universidade de Vigo (Espanha) e outro pela USP. É docente do Instituto de Recursos Naturais (IRN) da Universidade Federal de Itajubá (Unifei) e pesquisadora do IRN e do Grupo de Estudos Climáticos (GrEC) do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da USP. Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Meteorologia Sinótica, Climatologia e Modelagem Climática.

Arcilan Assireu, Universidade Federal de Itajubá

Graduado em Física e doutor em Oceanografia Física.

Downloads

Publicado

2014-02-15

Como Citar

Reboita, M. S., Assireu, A., Silva, L. C. da, & Rios, N. (2014). Evidências de Circulação de Brisa Vale-Montanha na Serra da Mantiqueira: Cidade de Itajubá – mg. Ciência E Natura, 36(1), 061–071. https://doi.org/10.5902/2179460X12876

Edição

Seção

Meteorologia