Relações entre a Álgebra do ensino superior e da educação básica: o conceito de anel e a resolução de equações

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2179460X88165

Palavras-chave:

Álgebra, Licenciatura, Anel, Resolução de equações

Resumo

A Álgebra é frequentemente considerada uma disciplina cuja relevância e aplicabilidade é questionada pelos acadêmicos dos cursos de licenciatura em Matemática. Neste sentido, o artigo tem como objetivo apresentar exemplos sobre a estrutura algébrica de anel e a resolução de equações que possam ser abordadas na disciplina de Álgebra, proporcionando subsídios para a compreensão de conceitos tratados na educação básica. Para isso, realizamos uma pesquisa bibliográfica em que exploramos um panorama do ensino de Álgebra no ensino superior e, também apresentamos o conceito de anel por meio da definição e de exemplos clássicos. Após, apresentamos exemplos de anéis com operações não usuais e algumas soluções de equações. Concluímos que é possível estabelecer uma relação entre o ensino superior e a educação básica auxiliando o futuro professor no que tange a sua atuação, e contribuindo para o ensino de Álgebra no nível básico, mais especificamente no que diz respeito ao estudo das propriedades dos conjuntos numéricos e de equações, tornando sua abordagem mais instigante e repleta de novos significados.

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Biografia do Autor

Luciane Gobbi Tonet, Universidade Federal de Santa Maria

Doutorado em Matemática pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Tauana Dambrós, Universidade Federal de Santa Maria

Mestrado em Educação Matemática e Ensino de Física pela Universidade Federal de Santa Maria.

Janice Rachelli, Universidade Federal de Santa Maria

Doutorado em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Franciscana.

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Publicado

2025-07-01

Como Citar

Tonet, L. G., Dambrós, T., & Rachelli, J. (2025). Relações entre a Álgebra do ensino superior e da educação básica: o conceito de anel e a resolução de equações. Ciência E Natura, 47, e88165. https://doi.org/10.5902/2179460X88165