Relações entre a Álgebra do ensino superior e da educação básica: o conceito de anel e a resolução de equações
DOI:
https://doi.org/10.5902/2179460X88165Palavras-chave:
Álgebra, Licenciatura, Anel, Resolução de equaçõesResumo
A Álgebra é frequentemente considerada uma disciplina cuja relevância e aplicabilidade é questionada pelos acadêmicos dos cursos de licenciatura em Matemática. Neste sentido, o artigo tem como objetivo apresentar exemplos sobre a estrutura algébrica de anel e a resolução de equações que possam ser abordadas na disciplina de Álgebra, proporcionando subsídios para a compreensão de conceitos tratados na educação básica. Para isso, realizamos uma pesquisa bibliográfica em que exploramos um panorama do ensino de Álgebra no ensino superior e, também apresentamos o conceito de anel por meio da definição e de exemplos clássicos. Após, apresentamos exemplos de anéis com operações não usuais e algumas soluções de equações. Concluímos que é possível estabelecer uma relação entre o ensino superior e a educação básica auxiliando o futuro professor no que tange a sua atuação, e contribuindo para o ensino de Álgebra no nível básico, mais especificamente no que diz respeito ao estudo das propriedades dos conjuntos numéricos e de equações, tornando sua abordagem mais instigante e repleta de novos significados.
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