Uma Solução para o Problema de Flávio Josefo

Autores

  • Márcia Erondina Souza da Silva Universidade Federal de Santa Maria
  • Luciane Gobbi Tonet Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.5902/2179460X14613

Palavras-chave:

Problema de Flávio Josefo, Relações de Recorrência, Princípio da Indução Matemática

Resumo

Neste trabalho, apresentamos uma sequência didática de atividades elaboradas para um grupo de alunos do ensino médio, na faixaetária de 15 a 18 anos, tendo como principal objetivo estudar um problema proposto pelo matemático Flávio Josefo, nos meadosdo ano 64. Inicialmente, revisamos alguns conteúdos como sequências numéricas, incluindo os casos especiais das ProgressõesAritmética e Geométrica. Em seguida, introduzimos algumas noções a respeito de Relações de Recorrência e do Princípio daIndução Matemática, permitindo generalizar alguns conceitos e resultados já conhecidos intuitivamente pelo grupo de alunos.Este artigo é parte integrante da dissertação de mestrado intitulada Uma Proposta de Abordagem ao Problema de Flávio JosefoAplicada ao Ensino Médio elaborada pela aluna Márcia Erondina D. de S. da Silva sob orientação da Prof.a Dr.a Luciane GobbiTonet.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Márcia Erondina Souza da Silva, Universidade Federal de Santa Maria

Mestre em Matemática

Luciane Gobbi Tonet, Universidade Federal de Santa Maria

Universidade Federal de Santa Maria

Downloads

Publicado

2015-08-07

Como Citar

Silva, M. E. S. da, & Tonet, L. G. (2015). Uma Solução para o Problema de Flávio Josefo. Ciência E Natura, 37, 525–531. https://doi.org/10.5902/2179460X14613