Função Quadrática: uma análise das Avaliações Externas (SPAECE e SISEDU) do Estado do Ceará, para uma abordagem didática no ensino dessa função
DOI:
https://doi.org/10.5902/2179460X87954Palavras-chave:
Abordagem didática, Função quadrática, GeoGebra, Resolução de problemasResumo
O presente trabalho foi desenvolvido com o intuito de apresentar considerações sobre a importância de uma abordagem didática com a utilização do Software GeoGebra e a Resolução de Problemas para o processo de ensino-aprendizagem da função quadrática. A pesquisa foi realizada no segundo semestre de 2022 no Colégio Estadual Liceu de Caucaia, localizado na cidade de Caucaia-CE. A metodologia abordada foi a pesquisa bibliográfica, a partir de dados levantados de avaliações externas, que mostraram que os alunos da 3ª Série do Ensino Médio estavam com um déficit de conhecimento nesse assunto de Matemática e que precisavam de abordagens didáticas que visassem a facilitar e concretizar o processo de ensino-aprendizagem. Além disso, foi utilizada uma análise de exposições e atividades realizadas em sala de aula sobre essa função, utilizando o Software GeoGebra. Os principais resultados encontrados indicaram que abordagens didáticas bem direcionadas ajudaram a melhorar o conhecimento dos alunos no assunto de função quadrática, o que trouxe um aumento dos índices do SPAECE da referida escola.
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