Função Quadrática: uma análise das Avaliações Externas (SPAECE e SISEDU) do Estado do Ceará, para uma abordagem didática no ensino dessa função

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2179460X87954

Palavras-chave:

Abordagem didática, Função quadrática, GeoGebra, Resolução de problemas

Resumo

O presente trabalho foi desenvolvido com o intuito de apresentar considerações sobre a importância de uma abordagem didática com a utilização do Software GeoGebra e a Resolução de Problemas para o processo de ensino-aprendizagem da função quadrática. A pesquisa foi realizada no segundo semestre de 2022 no Colégio Estadual Liceu de Caucaia, localizado na cidade de Caucaia-CE. A metodologia abordada foi a pesquisa bibliográfica, a partir de dados levantados de avaliações externas, que mostraram que os alunos da 3ª Série do Ensino Médio estavam com um déficit de conhecimento nesse assunto de Matemática e que precisavam de abordagens didáticas que visassem a facilitar e concretizar o processo de ensino-aprendizagem. Além disso, foi utilizada uma análise de exposições e atividades realizadas em sala de aula sobre essa função, utilizando o Software GeoGebra. Os principais resultados encontrados indicaram que abordagens didáticas bem direcionadas ajudaram a melhorar o conhecimento dos alunos no assunto de função quadrática, o que trouxe um aumento dos índices do SPAECE da referida escola.

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Biografia do Autor

Luiz Edson Pinheiro Távora Neto, Secretaria de Educação do Ceará - SEDUC

Possui graduação em Licenciatura em Matemática pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE (2009). Atualmente é Professor Efetivo do Estado do Ceará - Leciona na EEM Liceu de Caucaia. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Matemática, Especialista em Metodologia do Ensino da Matemática pela Faculdade da Grande Fortaleza (FGF) - 2013 e em Qualificação do Ensino de Matemática no Estado do Ceará pela Universidade Federal do Ceará (UFC) - 2020. Mestre em Matemática - Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMAT pela Universidade Federal do Ceará (UFC) - 2023.

Jonatan Floriano da Silva, Universidade Federal do Ceará

Possui graduação em Bacharelado em Matemática pela Universidade Federal do Ceará (2004), mestrado em Matematica - Universidade Federal do Ceará (2007) e doutorado em Matematica - Universidade Federal do Ceará (2011). Atualmente é Professor Adjunto III da Universidade Federal do Ceará. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Geometria e Topologia, atuando principalmente nos seguintes temas: propriedades das curvaturas medias de subvariedades imersas, classificação de hipersuperfícies em variedades riemannianas e geometria diferencial de hipersuperfícies tipo- espaço em espaços de Lorentz.

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Publicado

2024-11-01

Como Citar

Távora Neto, L. E. P., & Silva, J. F. da. (2024). Função Quadrática: uma análise das Avaliações Externas (SPAECE e SISEDU) do Estado do Ceará, para uma abordagem didática no ensino dessa função. Ciência E Natura, 46, e87954. https://doi.org/10.5902/2179460X87954