This is an outdated version published on 2021-11-08. Read the most recent version.

Utilização de estatística multivariada para análise de fatores físico-químicos do lodo de uma estação de tratamento de água do Rio Grande do Sul

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5902/2179460X66990

Keywords:

Tratamento de água, lodo, análise estatística multivariada.

Abstract

O grande avanço populacional nos centros urbanos, demandam uma crescente nos serviços essenciais para a vida humana, sendo um deles o saneamento básico. O presente artigo investiga as variações de qualidade de resíduos sólidos gerados em uma estação de tratamento de água (ETA) pertencente a Companhia Riograndense de Saneamento. Utilizando-se dados oriundos de análises diárias realizadas nos períodos compreendidos entre janeiro de 2015 e dezembro de 2019, foram aplicadas técnicas de estatística multivariada não paramétrica no intuito de determinar quais os principais fatores físico-químicos caracterizam a qualidade do lodo residual. As variáveis pesquisadas foram: turbidez, pH, oxigênio dissolvido, demanda bioquímica de oxigênio, chumbo, ferro, manganês, alumínio e dureza. Os resultados evidenciaram a existência de altas correlações entre: ferro e pH, oxigênio e pH, demanda bioquímica de oxigênio e ferro e oxigênio dissolvido e demanda bioquímica de oxigênio. Também verificaram que o manganês não interfere consideravelmente no lodo gerado. A avaliação da qualidade do lodo oriundo do tratamento da água através de parâmetros físico-químicos pré-determinados possibilita inferir, por exemplo, como a quantidade do coagulante sulfato de alumínio aplicada para o tratamento pode influenciar substancialmente no nível de alumínio presente na água potável como também no lodo produzido.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Bruna Jann Leite, Universidade Federal do Pampa

Licenciada em Matemática pela Universidade Federal do Pampa e Especialista em Modelagem computacional em ensino, experimentação e simulação pela Universidade Federal do Pampa. Atualmente trabalha como agente de Tratamento de água e esgoto na empresa CORSAN.

Nilo Eduardo Kehrwald Zimmermann, Universidade Federal do Pampa

PROFESSOR ADJUNTO NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA. ATUA NA AREA DE QUIMICA, COM ENFASE EM ESTRUTURA, CONFORMACAO E ESTEREOQUIMICA. EM SUAS ATIVIDADES PROFISSIONAIS COLABOROU EM TRABALHOS CIENTÍFICOS COMO AUTOR E CO-AUTOR. 

Vera Lucia Duarte Ferreira, Universidade Federal do Pampa

PROFESSORA ADJUNTA NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA. TEM EXPERIÊNCIA NA ÁREA DE ANÁLISE DE DADOS. ATUALMENTE É PROFESSORA PERMANENTE NOS CURSOS DE ESPECIALIZAÇÃO EM MODELAGEM COMPUTACIONAL EM ENINO, EXPERIMENTAÇÃO E SIMULAÇÃO E MESTRADO EM ENSINO DA UNIPAMPA.

References

ALMEIDA, T. Análise de componentes principais aplicada a avaliação de atributos de agregados na separação sólido líquido. 2020. 106 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil e Ambiental) – Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Rio Claro/SP. 2020.

BRASIL. Lei n. 12.305, de 02 de agosto de 2010. Institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos. Ministério do Meio Ambiente Brasília, DF, p. 1-8.2010.

BRASIL. Resolução CONAMA nº 430 de 13 de maio de 2011. Dispõe sobre as condições e padrões de lançamento de efluentes, complementa e altera a Resolução nº 357, de 17 de março de 2005, do Conselho Nacional do Meio Ambiente-

CONAMA. Diário Oficial da União. República Federativa do Brasil, Poder Executivo, Brasília, DF, 16 mai. 2011.

BRASIL. Resolução CONSEMA nº 355 de 17 de março de 2005.Diário Oficial da União. República Federativa do Brasil, Poder Executivo, Brasília, 2005.

CORSAN. Companhia rio-grandense de saneamento, c2020. Regionais, PAMPA. Disponível em: <https://www.corsan.com.br/surpa>. Acesso em: 03 de nov. de 2020.

CORUPÁ. Processo de tratamento de água. 2019.Online. Disponível em: <http://aguasdecorupa.com.br/institucional/processo-de-tratamento-de-agua>. Acesso em: 14 de agost. de 2019.

GUIMARÃES, P. R. B. Métodos quantitativos estatísticos. 1ª ed. Curitiba: IESDE Brasil S.A., 2008.

MIOT, H. A. Avaliação da normalidade dos dados em estudos clínicos e experimentais. Jornal vascular brasileiro, v. 16, n. 2, p. 88-91, 2017.

MONTGOMERY, D. C.; RUNGER, G. C. Estatística aplicada e probabilidade para engenheiros, 2ª. Ed. Rio de Janeiro: Editora LTC, 2003.

REIS, E. L. T., et.al. Identificação da influência do descarte de lodo de estações de tratamento de água. Quimica Nova, 30, 4, 865-872, 2007.

RSTUDIO TEAM. RStudio: Integrated Development for R.. RStudio, PBC, Boston, MA, 2020. Disponível em: < http://www.rstudio.com/>.

R CORE TEAM: A language and environment for statistical computing. R Foundation for Statistical Computing, Vienna, Austria. 2020. Disponível em: < https://www.R-project.R/>.

SANTOS, S. S. A. Caracterização e utilização de resíduo sólido: lodo de eta, como matéria prima para confecção de elementos da construção civil. 2011. 87 f. Dissertação (Mestrado em Química Analítica) – Universidade Federal da Bahia, Salvador/BA. 2011.

SANTOS, F. P. Caracterização e estudo da incorporação do lodo de ETA em argamassa. 2016. 60 f. Monografia (Bacharelado em Engenharia Ambiental e Sanitária) – Universidade Federal do Pampa, Caçapava do Sul/ RS. 2016.

Published

2021-11-08

Versions

How to Cite

Leite, B. J., Zimmermann, N. E. K., & Ferreira, V. L. D. (2021). Utilização de estatística multivariada para análise de fatores físico-químicos do lodo de uma estação de tratamento de água do Rio Grande do Sul. Ciência E Natura, 43, e7. https://doi.org/10.5902/2179460X66990

Issue

Section

Special Edition

Similar Articles

You may also start an advanced similarity search for this article.